Formação cultural no agreste: projeto gratuito impulsiona artistas e produtores por meio da gamificação

Emprender na Cultura | Foto Léo Ramos 

Realizado em Belo Jardim, o projeto abordará três eixos centrais voltados a quem deseja captar recursos por meio de editais, como a PNAB e a Lei Rouanet Nordeste


Fazedores de cultura de Belo Jardim e cidades vizinhas do Agreste pernambucano podem participar de uma formação gratuita, a partir do projeto “Empreender na Cultura é um Negócio Viável”. A ação, que será realizada no Instituto Conceição Moura, está com inscrições abertas por meio do Instagram @ligacriativa, e as aulas acontecerão nos dias 22 de maio, 5 e 6 de junho.

Voltada para artistas, técnicos da cultura, produtores culturais, estudantes de arte e demais interessados no tema, a formação prioriza a participação de mulheres (cis ou trans), pessoas negras e pardas, pessoas com deficiência auditiva, motora, baixa visão ou mobilidade reduzida, além de artistas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O projeto utiliza a metodologia do “Empreender na Cultura: O Jogo” para incentivar o empreendedorismo cultural, com foco em três eixos principais: desenvolvimento pessoal, estruturação do negócio/carreira e financiamento à cultura. A iniciativa é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet e da Liga Criativa, com patrocínio do Grupo Moura e apoio do Instituto Conceição Moura.

As aulas, conduzidas por Eliz Galvão, da Liga Criativa, serão desenvolvidas com uma proposta de gamificação que estimula uma participação mais ativa, interativa e colaborativa. A metodologia envolve explanações teóricas, dinâmicas em grupo, exercícios práticos individuais e análise coletiva de casos. Durante o curso, a facilitadora adapta os conteúdos conforme o perfil e o nível de conhecimento dos participantes.

“Nossa formação já passou por várias regiões do estado e agora chega a Belo Jardim para fortalecer a produção local do Agreste. Nesse encontro, também vamos abordar pontos importantes para quem deseja aprovar projetos nos novos editais da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e da Lei Rouanet Nordeste, com previsão de abertura em junho”, destaca Eliz Galvão, facilitadora e idealizadora do projeto.

SOBRE O EMPREENDER NA CULTURA:

A formação foi criada com base na trajetória de Eliz Galvão e da Liga Criativa, que precisou se reinventar durante a pandemia. O curso reúne aprendizados, erros e acertos acumulados ao longo de 14 anos de atuação no mercado cultural. A metodologia “Empreender na Cultura: O Jogo!” já foi aplicada em diversas cidades pernambucanas, como Petrolina, Nazaré da Mata, Caruaru, Goiana, Arcoverde, Glória do Goitá, Serra Talhada, Vicência, Limoeiro e Recife.

SERVIÇO

Curso presencial "Empreender na Cultura é um Negócio Viável"
Inscrições: Instagram @ligacriativa
Período: Até o preenchimento das vagas
Aulas: 22 de maio, 5 e 6 de junho
Informações: @ligacriativa / WhatsApp (81) 99813-0124
Valor: Gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco