Artista têxtil, Laura Melo usa linhas e pedras para falar do peso e do voo de ser mãe

Laula Melo performance crédito foto Laís Vareda

A artista Laura Melo performa a dor e a delícia de ser mãe neste sábado (17), a partir das 14h, na Galeria Maumau, no Espinheiro. O Peso e o Voo, título da performance e da exposição, em cartaz até 24 de maio, conjuga materiais como pedra, cerâmica e linhas têxteis para expressar a silenciosa e poderosa aliança entre arte e maternidade. Reflexão que desenvolveu em residências artísticas realizadas com um grupo de mulheres, também mães e artistas. Na performance, Laura Melo irá vestir uma das obras em exposição, o manto vermelho confeccionado em crochê, em cujas tramas serão inseridas as pedras.

O Grupo Risco!, que pesquisa novas formas de abordar o tradicional estudo do modelo vivo, fará um intervenção durante a performance, registrando as poses propostas pela artista. Em seguida, haverá um bate-papo conduzido pela arte educadora Maíra Bruce com a presença de Laura Melo e o grupo de mulheres que participou das residências artísticas. O bate-papo terá a mediação da curadora Bruna Pedrosa, que assina o texto crítico sobre a exposição, onde articula questões sobre a Arte Têxtil e a maternidade. Toda a atividade terá acessibilidade em Libras.

“O manto tecido em vermelho e a performance que dele nasce deslocam o peso simbólico e literal para o próprio corpo da artista, incorporando a dualidade de dor e potência que atravessa quem materna”, destaca Bruna Pedrosa. Em seu texto, disponível no espaço expositivo, ela articula a possibilidade, por meio da arte, de transformar o peso em poesia. “Pedras carregadas (...) pela própria história de ser mulher e mãe num mundo que cobra entrega, silencia o desejo e invisibiliza o cansaço. Laura, como quem cerze o tempo, dá novo destino a essas pedras: penduradas, bordadas, adornadas, assumem outras narrativas”, afirma.

A exposição O Peso e o Voo é um projeto incentivado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura - PNAB Recife com apoio da Casa Morim, Galeria Maumau e Grupo Risco!. O Intercâmbio foi um projeto incentivado pelo Fundo de Incentivo à Cultura do Governo de Pernambuco – Funcultura com apoio da Dupla Comunicação, Casa Morim, Ateliê de Águas Belas e Sítio Ágatha. A produção executiva é de Olívia Morim (Intercâmbio) e Rodrigo Cavalcanti (Exposição).

PROGRAMAÇÃO:
Performance O Peso e o Voo com Laura Melo
Sábado, 17 de maio, a partir das 14h

- Performance

- Modelo vivo com o Grupo Risco!

- Bate-papo com artistas (acessibilidade em Libras)

SERVIÇO

Exposição: O PESO E O VOO, DE LAURA MELO

Local: Galeria Maumau (R. Nicarágua, 173 - Espinheiro, Recife)

ENTRADA GRATUITA

Mais informações: @opesoeovoo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shopping Patteo Olinda recebe programação especial e inclusiva com dança e cantata de Natal no dia 12 de dezembro

Cortejo Gonzaguiano ganha as ruas do Bairro do Recife neste sábado para celebrar os 113 anos de nascimento do Rei do Baião

Caixa Cultural Recife apresenta IV Salão Internacional de Humor Gráfico de Pernambuco