Projetro intinerante Atos de Habitar realiza apresentações no centro do Recife

Foto: Gabriela Oliveira

Atos de Habitar é o nome de um projeto realizado e idealizado pelos artistas Guilherme Allain e Isabela Severi, desde outubro de 2023. A provocação para pensar esses Atos de Habitar vem de uma reflexão sobre o “ato de habitar colonial” desenvolvida pelo pensador martinicano Malcom Ferdinand. Na busca de repensar, ou de apenas escutar e experimentar outras possibilidades de viver e criar o nosso mundo hoje, e confrontando as formas coloniais de habitar e se relacionar com a terra, os artistas inauguram o projeto, inicialmente como um grupo de pesquisas aberto, independente e itinerante por praças e espaços urbanos da cidade do Recife.

O projeto Atos de Habitar - Onde a Vida Insiste é uma criação itinerante em dança e intervenção urbana, que tem coreografia e performance dos artistas Guilherme Allain e Isabela Severi, e provocações da artista Gabi Holanda. A performance se desenvolve sob forma de dois trajetos sensíveis e performáticos que serão percorridos coletivamente - junto ao público nos bairros de Santo Antônio e São José. Através de ativações performáticas e intervenções no espaço urbano, os artistas convidam o público a uma outra experiência de cidade, tendo como fio condutor da dramaturgia o reconhecimento da presença das "ervas daninhas", "fungos" e "liquens" e ao longo dos percursos percorridos.

Nessas rotas se propõe ao público uma experiência de cidade que é costurada pela experiência de encontro com essas existências não-humanas, suas corporeidades e poéticas de habitar o espaço urbano. Em tempos de crise climática agravada e modelos de vida e sociabilização tão nocivos ao planeta e a todas as espécies que nele vivem, os artistas buscam alinhar a arte a uma noção ecológica, convocando no público interações sensíveis e extra cotidianas com o espaço urbano, bem como um olhar crítico e sensível sobre o espaço urbano e a maneira como ele é construído e habitado politicamente e subjetivamente. A partir da partilha da performance, buscam ainda fomentar a discussão sobre: crise climática, direito à cidade, especismo; formas possíveis de se pensar e habitar a cidade/mundo.

SERVIÇO:
*As performances itinerantes acontecerão nos dias 13/12/2024 – Bairro de Santo Antônio, ponto de encontro / partida em frente ao antigo Liceu de Artes e Ofícios (Praça da República) - e 14/12/2024 – Bairro de São José, ponto de encontro / partida na Praça Sérgio Loreto - sempre às 15h30.

*O público poderá ter acesso aos ingressos de forma gratuita via plataforma digital Sympla. Os ingressos serão disponibilizados no perfil do Instagram da @acasadaninha.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sarau das Artes acontece neste final de semana

Clássico do teatro pernambucano, Um Sábado em 30, retorna ao Teatro do Parque em duas únicas apresentações

Recife sedia 1ª Copa Nordeste de MC’s entre todos os nove estados da região, com destaques nacionais e batalhas mistas