Cinema para todos: Programação do Festival VerOuvindo promove acessibilidade e Inclusão

Foto Divulgação

 O evento acontece até o dia 16 e é dedicado à exibição de filmes com recursos da audiodescrição, legenda para surdos e ensurdecidos e da Tradução Audiovisual em Língua de Sinais 

O 10º VerOuvindo – Festival de Filmes com Acessibilidade Comunicacional do Recife intensifica sua programação esta semana, celebrando uma década de compromisso com a inclusão. Até o 16 de novembro, o festival traz uma agenda diversa e acessível, reforçando seu papel como uma iniciativa transformadora que promove o acesso à cultura.

 

A programação do 10° VerOuvindo começou no dia 8 com um painel de comunicação às 19h (de forma remota) e a liberação da Mostra Competitiva no site oficial. A votação dos curtas pelo público será online e elegerá o melhor do voto popular.

 

Nos dias 12 e 13 de novembro, a Fundação Joaquim Nabuco, no Museu, recebe a programação, com destaque para as sessões do filme "Eu Quero Ir", de Pablo Polo, na manhã e na tarde do dia 12, e a Sessão de Curtas Pernambucanos no dia 13, às 14h30. A noite do mesmo dia contará com uma masterclass dos homenageados, seguido da Sessão Memória e do lançamento do livro Pulou o eixo de Adelina Pontual, às 20h.

 

Na quinta-feira, 14 de novembro, haverá um passeio para um banho de argila onde o cantor e compositor Chico Science gravou o clipe Da lama ao caos, seguido de um mergulho em Maracaípe.  À noite, o público poderá conferir o filme "Assexybilidade" na Fundação Joaquim Nabuco (Museu) a partir das 19h30.

 

No dia seguinte, haverá um painel presencial às 10h na unidade do Derby, seguido de uma grande celebração à tarde, às 16h, na Casa Estação da Luz. No local, será realizada a festa de 10 anos do festival com a presença da cantora Irah Caldeira.

 

Sábado, dia 16 de novembro, às 10h, haverá  o segundo painel de comunicação presencial na Fundaj - Derby, quando os participantes, especialistas ou iniciantes, dialogam sobre seus trabalhos e experiências. Às 14h haverá a premiação dos curtas vencedores seguida do lançamento A letra da imagem de Liliana Tavares, em dois formatos impresso e digital.

 

 

O VerOuvindo é um festival dedicado à exibição de filmes com recursos da audiodescrição, da legenda descritiva ou LSE (legenda para surdos e ensurdecidos) e da Tradução Audiovisual em Língua de Sinais (TALS). Esta edição é realizada com o incentivo  do Funcultura, da Fundarpe,  da Secretaria de Cultura de Pernambuco e do Governo de Pernambuco, o evento é reconhecido como um dos principais projetos culturais dedicados à inclusão no audiovisual. A partir de 2025, o VerOuvindo expandirá suas atividades, levando o cinema acessível para escolas públicas e promovendo debates sobre inclusão e acessibilidade no audiovisual.

 

Programação da semana do 10º VerOuvindo:

 

11/11 (segunda-feira)

 

Caruaru

10h- Auditório do NCV/UFPE -CAA

Assexybilidade, de Daniel Gonçalves (18 anos)

 

12/11 (terça-feira)

 

Fundação Joaquim Nabuco (Museu)
09h30 - Eu Quero Ir, de Pablo Polo (12 anos)
14h30 - Eu Quero Ir, de Pablo Polo (12 anos)

 

13/11 (quarta-feira)

 

Fundação Joaquim Nabuco (Museu)
14h30 - Sessão de curtas pernambucanos
18h30 - Masterclass dos homenageados
20h- Sessão Memória Samydarsh de de Adelina Pontual, Cláudio Assis e Marcelo Gomes + Lançamento do livro Pulou o Eixo de Adelina Pontual.

 

14/11 (quinta-feira)

 

Fundação Joaquim Nabuco (Museu)

08h - Passeio
19h30 - Assexybilidade, de Daniel Gonçalves (18 anos)

 

15/11 (sexta-feira)

 

Fundação Joaquim Nabuco (Derby)

10h - Painel Presencial

 

Casa Estação da Luz
16h- Casa Estação da Luz, Olinda

- Festa de 10 anos do VerOuvindo, com Irah Caldeira

 

 

16/11 (sábado)

 

Fundação Joaquim Nabuco (Derby)

10h - Painel Presencial 

Fundação Joaquim Nabuco (Museu)

14h - Premiação + Exibição dos Curtas Premiados

17h - Lançamento do livro- A Letra da Imagem de Liliana Tavares

18h - Encerramento

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa