23º Festival Recife do Teatro Nacional é a grande atração deste fim de semana

Espetaculo-quatro-luas (PE). Foto-Morgana-Narjara

“Até o dia 1º de dezembro, serão mais de 30 espetáculos espalhados por teatros e espaços públicos do Recife em uma celebração única da arte que conecta gerações e inspira. E ter um festival de Teatro, que celebra a produção local, mas que dialoga e também abraça o Brasil é uma marca da nossa cidade”, disse o prefeito João Campos na estreia do Festival. 

A grandeza da 23º edição do festival também foi motivo de grande emoção para a secretária de Cultura do Recife, Milu Megale, que celebrou mais um ano de evento e suas novidades. “Além de estar mais pomposa, com mais coisas acontecendo, a gente tem pela primeira vez o offREC, um projeto que junta os grupos de Recife que estão treinando suas peças para trocar experiências com as pessoas mais vividas do teatro”, explicou ela. 

Aproveitando o fio, a gestora também frisou a importância do Festival Recife do Teatro Nacional ser um evento não só para a plateia e público consumidor, mas para quem faz teatro e tem essa arte como base da sua vida profissional. “Essas pessoas têm a chance de se reciclar, trocar experiências com gente que vem de fora, em momentos como reuniões, confraternizações. Isso é muito rico”, acrescentou. 

Além das novidades, o festival ressurge de maneira ainda mais grandiosa quando comparado a sua última edição, realizada em 2023. “Esse ano está muito maior, com mais peças: trinta e uma no total, sendo 18 delas da cena local e 13 nacionais, o que faz com que a produção de Recife converse com o Brasil todo”, afirmou Marcelo Canuto, presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, ao reforçar a importância do projeto não só para a capital pernambucana, mas para o cenário teatral de todo país. 

Assim como na edição passada, os ingressos são solidários, trocados por 1kg de alimento nas bilheterias dos teatros, antes das sessões.

Cada pessoa poderá retirar até dois ingressos. A ação é uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas do Recife. A programação completa do Festival Recife do Teatro Nacional pode ser conferida no Conecta Recife.

QUINTA-FEIRA (28)

Teatro Apolo

20h - Kalash - Ensaio sobre a Extinção do Outro, do Coletivo Opte (PE)

  

SEXTA-FEIRA (29)

Teatro Luiz Mendonça

20h - Inacabado, do Grupo Bagaceira (CE)

 

SÁBADO (30)

Teatro Apolo

17h - Paraíso, do Grupo Teatro Máquina (CE)

Teatro do Parque

19h - Pequeno Monstro, da Quintal Produções Artísticas, com Silvero Pereira (RJ)

Teatro Luiz Mendonça

20h - Inacabado, do Grupo Bagaceira (CE)

Teatro de Santa Isabel

20h30 - Brás Cubas, da Armazém Cia. de Teatro (RJ)

 

DOMINGO (1)

Teatro Apolo

17h - Quatro Luas, dO Bando Coletivo de Teatro (PE)

Teatro Hermilo Borba Filho

18h - Esquecidos por Deus, com Murilo Freire (PE)

Teatro do Parque

19h - Pequeno Monstro, da Quintal Produções Artísticas, com Silvero Pereira (RJ)

Teatro de Santa Isabel

20h30 - Brás Cubas, da Armazém Cia. de Teatro (RJ)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas