Sidney Rocha Homenageado em Seminário na UFRPE

Sidney Rocha |Foto: Anny Stone


O Grupo de Pesquisa Teorias em Diálogo da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) prestará homenagem ao renomado autor Sidney Rocha durante o seu V Seminário, que acontecerá nesta Terça, dia 03 de setembro de 2024, na universidade. O evento, intitulado "O sublime e a linguagem na poética de Sidney Rocha", terá como foco o romance Fernanflor (2015), uma das obras mais emblemáticas do autor cearense. O evento ocorrerá das 18h às 21h30, no Centro de Ensino de Graduação – CEGOE, na UFRPE – Campus Recife.


Homenagem à Carreira Literária

A escolha de Sidney Rocha como tema central do seminário reflete a importância do autor no cenário literário brasileiro contemporâneo, especialmente por sua ousadia estilística, rigor no registro linguístico e engenho narrativo presente em obras como O inferno das repetições, A estética da indiferença, Flashes, Matriuska, As aventuras de Ícaro, Guerra de ninguém, entre outras. Vale ressaltar também a importância de O destino das metáforas, vencedor do Prêmio Jabuti em 2012, e Sofia, uma ventania para dentro, vencedor do Prêmio Osman Lins em 1985.


O evento marca também a tradição do Grupo de Pesquisa Teorias em Diálogo em eleger obras de autores pernambucanos vivos como objeto de estudo em sala de aula. O romance Fernanflor será analisado em profundidade durante o seminário pelos alunos do Curso de Letras. A obra evidencia a construção narrativa elaborada, a manipulação não linear do tempo e o uso da linguagem como elemento central da narrativa. Os participantes terão a oportunidade de mergulhar na obra e discutir temas como identidade, memória e temporalidade. As palestras irão abordar as relações entre a realidade e o texto ficcional, os vínculos entre ética e estética, além dos limites da linguagem para expressar as contradições de um difuso tempo na contemporaneidade.


De acordo com os organizadores, o V Seminário do Grupo de Pesquisa Teorias em Diálogo celebra o impacto duradouro de Sidney Rocha na literatura brasileira, reconhecendo sua ousadia, rigor e engenhosidade narrativa. O evento reforça a importância do diálogo contínuo entre a produção literária e a crítica acadêmica para garantir que obras importantes como as de Rocha continuem a ser estudadas e apreciadas pelas futuras gerações. 


Inscrições, informações e a programação do evento se encontram nos sites abaixo:

https://www.even3.com.br/v-seminario-teorias-em-dialogo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olinda sedia o 8° Encontro Nacional de Artesãos em Pernambuco

SÃO JOÃO SINFÔNICO

Orquestra do Avesso e oficina com Flaira Ferro agitam a segunda semana de julho no Paço do Frevo