Sesc abre edital para ocupação artística em Pernambuco

SESC CASA AMARELA - Abertura da Exposição UNICO | Foto Guilherme Lostt

 16ª edição do UNICO - Salão de Arte Contemporânea do Sesc vai escolher nove propostas. Exposições vão acontecer na Galeria de Arte Ana das Carrancas, em Petrolina, na Galeria de Arte do Sesc Casa Amarela e Galeria Lama, ambas no Recife

 

Uma das principais iniciativas de fomento às artes visuais, o UNICO - Salão de Arte Contemporânea do Sesc abre edital para ocupação artística. O projeto, idealizado e realizado pelo Sesc, chega à 16ª edição e receberá inscrições, que são gratuitas, até 26 de setembro, pelo unico.sescpe.com.br.

 

“Queremos democratizar a linguagem não apenas por meio das exposições. Nosso diferencial com o UNICO é o fato de olharmos para o artista. Buscamos incentivar seu processo de criação, que passa por estudo, sua própria história, territorialidade, contexto e identidade, e proporcionar conexão com o público”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.

 

Podem se inscrever artistas ou coletivos residentes em Pernambuco, com idade superior a 18 anos, e que tenham trabalhos inéditos em formato bi ou tridimensionais, videoarte, instalação sonora, visual e/ou sensorial, performance e de site specific – gênero cujas obras criadas estão relacionadas ao local de exposição. Cada participante pode inscrever até três trabalhos, com possibilidade de aprovação de apenas um, e não pode ter realizado exposições individuais anteriormente e nem mais de quatro coletivamente.

 

Ao todo, serão selecionados nove projetos artísticos, que vão ocupar a Galeria de Arte Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina, Galeria de Arte do Sesc Casa Amarela e Galeria Lama, ambas no Recife. Cada espaço receberá exposição de três aprovados para visitações gratuitas, previstas para começar em novembro. Os artistas participantes do 16º UNICO receberão premiação de R$ 2,5 mil, cada, e também vão participar de encontros de mediação.

 

Curadoria – A análise das proposições vai acontecer coletivamente pela Comissão de Seleção Curatorial. Ela é formada por corpo técnico das unidades do Sesc de Casa Amarela, Santo Amaro, Petrolina e do Departamento Regional. Juntos, vão avaliar os trabalhos inscritos pelos critérios de: coerência conceitual com os eixos do Edital; consistência estética, poética e discursiva; singularidade e ineditismo da proposta; adequação e exequibilidade do projeto no espaço físico; apresentação de proposta de recurso de acessibilidade; representatividade étnico-racial; diversidade de gênero; abrangência na representação territorial do estado; representatividade PCD (pessoas com deficiência). O resultado das avaliações será divulgado no dia 9 de outubro no site www.sescpe.org.br.

 

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Serviço – Edital 16º UNICO - Salão de Arte Contemporânea

Data: até 18h do dia 26/09

Inscrição: exclusivamente pelo unico.sescpe.com.br

Informações:  unico@educacional.sescpe.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Ana de Ferro, inspirado no poema de Vital Correia Araújo, terá unica apresentação nesta terça-feira (26)

Contos dos Orixás, de autoria do baiano Hugo Canuto, será lançado nesta terça (26) na Caixa Cultural

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa