Sesc abre edital para ocupação artística em Pernambuco
SESC CASA AMARELA - Abertura da Exposição UNICO | Foto Guilherme Lostt |
16ª edição do UNICO - Salão de Arte Contemporânea do Sesc vai escolher nove propostas. Exposições vão acontecer na Galeria de Arte Ana das Carrancas, em Petrolina, na Galeria de Arte do Sesc Casa Amarela e Galeria Lama, ambas no Recife
Uma das principais iniciativas de fomento às artes visuais, o UNICO - Salão de Arte Contemporânea do Sesc abre edital para ocupação artística. O projeto, idealizado e realizado pelo Sesc, chega à 16ª edição e receberá inscrições, que são gratuitas, até 26 de setembro, pelo unico.sescpe.com.br.
“Queremos democratizar a linguagem não apenas por meio das exposições. Nosso diferencial com o UNICO é o fato de olharmos para o artista. Buscamos incentivar seu processo de criação, que passa por estudo, sua própria história, territorialidade, contexto e identidade, e proporcionar conexão com o público”, explica Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac.
Podem se inscrever artistas ou coletivos residentes em Pernambuco, com idade superior a 18 anos, e que tenham trabalhos inéditos em formato bi ou tridimensionais, videoarte, instalação sonora, visual e/ou sensorial, performance e de site specific – gênero cujas obras criadas estão relacionadas ao local de exposição. Cada participante pode inscrever até três trabalhos, com possibilidade de aprovação de apenas um, e não pode ter realizado exposições individuais anteriormente e nem mais de quatro coletivamente.
Ao todo, serão selecionados nove projetos artísticos, que vão ocupar a Galeria de Arte Ana das Carrancas, no Sesc Petrolina, Galeria de Arte do Sesc Casa Amarela e Galeria Lama, ambas no Recife. Cada espaço receberá exposição de três aprovados para visitações gratuitas, previstas para começar em novembro. Os artistas participantes do 16º UNICO receberão premiação de R$ 2,5 mil, cada, e também vão participar de encontros de mediação.
Curadoria – A análise das proposições vai acontecer coletivamente pela Comissão de Seleção Curatorial. Ela é formada por corpo técnico das unidades do Sesc de Casa Amarela, Santo Amaro, Petrolina e do Departamento Regional. Juntos, vão avaliar os trabalhos inscritos pelos critérios de: coerência conceitual com os eixos do Edital; consistência estética, poética e discursiva; singularidade e ineditismo da proposta; adequação e exequibilidade do projeto no espaço físico; apresentação de proposta de recurso de acessibilidade; representatividade étnico-racial; diversidade de gênero; abrangência na representação territorial do estado; representatividade PCD (pessoas com deficiência). O resultado das avaliações será divulgado no dia 9 de outubro no site www.sescpe.org.br.
Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns, além do Espaço Sesc no Shopping Boa Vista. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/
Serviço – Edital 16º UNICO - Salão de Arte Contemporânea
Data: até 18h do dia 26/09
Inscrição: exclusivamente pelo unico.sescpe.com.br
Informações: unico@educacional.sescpe.br
Comentários
Postar um comentário