Sítio Trindade recebe Festival Água Doce

Foto Bia Chaves

 Evento reúne artesanato, música e gastronomia no feriado de Nossa Senhora do Carmo, no Recife

Nesta terça-feira, 16 de Julho, o Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, recebe a quinta edição do Festival Água Doce, a partir das 13h. O evento foi criado para celebrar a mãe das águas doces, Oxum, Orixá da fertilidade, do amor e da prosperidade, cultuada nos terreiros de Candomblé e da Umbanda, sincretizada com Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife. O festival reúne música, arte, gastronomia e religiosidade, firmando-se no calendário turístico-religioso do Recife e do Estado de Pernambuco. O evento conta com acessibilidade e área exclusiva para PcD , além de intérprete de Libras.

Desde 2013, o Festival é germinado no Ilê Santa Bárbara através do encontro Mulucum da Oxum, estritamente com um viés religioso de louvação e oferendas à divindade. O momento de celebração com o público foi iniciado em 2020 de maneira virtual com várias artistas do país, filhas de Oxum.

Em 2021, o Festival foi gravado no Ateliê do Artista plástico Ferreira, em Campo Grande, e exibido no Instagram @festivalaguadoce, já durante o período da pandemia.  Em 2022, a festa subiu o Morro da Conceição e recebeu o público que festejou a divindade.

Esse ano, pela segunda vez, o Festival acontece no Sítio Trindade e receberá artistas locais e nacionais como Renata Jambeiro (SP), Afroito, Karynna Spinelli, Afoxé Oxum Pandá, Coco dos Pretos, Gabriela Sampaio, Kemla Baptista, Adelaide e Helena Cristina, que fará o pré-lançamento do seu EP Ancestral.

Os artistas que se apresentarão são filhas e filhos do axé ancestral que cantarão em português e em Yorubá, canções autorais e de terreiro, trazendo ao público o encontro entre arte e fé. Com direção musical de Leila Chaves, Nego Henrique e Rubem França aliados a talentosa banda formada por Giovanna Coely, Maestro Parrô Melo, Rafa Peixoto , Gilberto Bala e Mestre Pinha Brasil, o evento conta com a produção de Paloma Lima, coordenação de Rita Chaves e assessoria de imprensa de Angélica Souza.

A voz de Gabriela Sampaio abre o palco sagrado com zuelas em Yorubá anunciando o encontro Sagrado dos Ogãs, liderado por Nego Henrique, do Cordel do Fogo Encantado, ao lado dos Ogãs Rafael Peixoto, Gilberto Bala e  Pinha Brasil numa costura entre os batuques das tradições Nagô, Jejê e Ketu.

Além da música e do batuque, o Festival receberá Feira de Empreendedorismo com mais de vinte expositores, entre eles: O artesão Laymistone, Aflorar Modas de Ninha Meneses , Tenda da Mãe Preta e Buffet Angola,  cuidando da alimentação do público.

Fé, música, artesanato e culinária serão ofertados com cheiro de ancestralidade e resistência. Contação de estórias e poesia serão conduzidos pelas artistas Kemla Baptista e Adelaide.

Entre as parcerias para que o mesmo aconteça, destacam-se a Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura do Recife, Sítio Trindade, Mulucum Produções e Nosso Ilê Produções.

O acesso ao Festival é gratuito.

 

SERVIÇO

FESTIVAL ÁGUA DOCE – ANO V

QUANDO: TERÇA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2024

HORÁRIO: 13 ÀS 17H

LOCAL: SÍTIO TRINDADE (ESTRADA DO ARRAIAL, CASA AMARELA)

ACESSO GRATUITO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas