Sítio Trindade recebe Festival Água Doce

Foto Bia Chaves

 Evento reúne artesanato, música e gastronomia no feriado de Nossa Senhora do Carmo, no Recife

Nesta terça-feira, 16 de Julho, o Sítio Trindade, na Zona Norte do Recife, recebe a quinta edição do Festival Água Doce, a partir das 13h. O evento foi criado para celebrar a mãe das águas doces, Oxum, Orixá da fertilidade, do amor e da prosperidade, cultuada nos terreiros de Candomblé e da Umbanda, sincretizada com Nossa Senhora do Carmo, Padroeira do Recife. O festival reúne música, arte, gastronomia e religiosidade, firmando-se no calendário turístico-religioso do Recife e do Estado de Pernambuco. O evento conta com acessibilidade e área exclusiva para PcD , além de intérprete de Libras.

Desde 2013, o Festival é germinado no Ilê Santa Bárbara através do encontro Mulucum da Oxum, estritamente com um viés religioso de louvação e oferendas à divindade. O momento de celebração com o público foi iniciado em 2020 de maneira virtual com várias artistas do país, filhas de Oxum.

Em 2021, o Festival foi gravado no Ateliê do Artista plástico Ferreira, em Campo Grande, e exibido no Instagram @festivalaguadoce, já durante o período da pandemia.  Em 2022, a festa subiu o Morro da Conceição e recebeu o público que festejou a divindade.

Esse ano, pela segunda vez, o Festival acontece no Sítio Trindade e receberá artistas locais e nacionais como Renata Jambeiro (SP), Afroito, Karynna Spinelli, Afoxé Oxum Pandá, Coco dos Pretos, Gabriela Sampaio, Kemla Baptista, Adelaide e Helena Cristina, que fará o pré-lançamento do seu EP Ancestral.

Os artistas que se apresentarão são filhas e filhos do axé ancestral que cantarão em português e em Yorubá, canções autorais e de terreiro, trazendo ao público o encontro entre arte e fé. Com direção musical de Leila Chaves, Nego Henrique e Rubem França aliados a talentosa banda formada por Giovanna Coely, Maestro Parrô Melo, Rafa Peixoto , Gilberto Bala e Mestre Pinha Brasil, o evento conta com a produção de Paloma Lima, coordenação de Rita Chaves e assessoria de imprensa de Angélica Souza.

A voz de Gabriela Sampaio abre o palco sagrado com zuelas em Yorubá anunciando o encontro Sagrado dos Ogãs, liderado por Nego Henrique, do Cordel do Fogo Encantado, ao lado dos Ogãs Rafael Peixoto, Gilberto Bala e  Pinha Brasil numa costura entre os batuques das tradições Nagô, Jejê e Ketu.

Além da música e do batuque, o Festival receberá Feira de Empreendedorismo com mais de vinte expositores, entre eles: O artesão Laymistone, Aflorar Modas de Ninha Meneses , Tenda da Mãe Preta e Buffet Angola,  cuidando da alimentação do público.

Fé, música, artesanato e culinária serão ofertados com cheiro de ancestralidade e resistência. Contação de estórias e poesia serão conduzidos pelas artistas Kemla Baptista e Adelaide.

Entre as parcerias para que o mesmo aconteça, destacam-se a Lei Paulo Gustavo através da Prefeitura do Recife, Sítio Trindade, Mulucum Produções e Nosso Ilê Produções.

O acesso ao Festival é gratuito.

 

SERVIÇO

FESTIVAL ÁGUA DOCE – ANO V

QUANDO: TERÇA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2024

HORÁRIO: 13 ÀS 17H

LOCAL: SÍTIO TRINDADE (ESTRADA DO ARRAIAL, CASA AMARELA)

ACESSO GRATUITO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zeca Baleiro e Wado lançam ‘Coração Sangrento’ com show dia 13 de dezembro no Teatro do Parque

Paço do Frevo tem programação especial de fim de ano com fusão de ritmos, inclusão e encontro das tradições natalinas com o Frevo

Ingressos para monólogo “Três Luzes” já estão à venda na CAIXA Cultural Recife