Revista Continente vence prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte

Continente, a revista de jornalismo cultural publicada pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe),  foi escolhida pela Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) para receber o Prêmio Antônio Bento por sua contribuição para a cultura nacional em 2023. A solenidade de entrega da premiação será no próximo dia 14 de agosto, às 18h30, no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, com a presença do presidente da Cepe, João Baltar Freire, e do jornalista e editor da revista, Mário Hélio Gomes de Lima.

Lançada em dezembro de 2000, a Continente é uma das revistas mais antigas em atividade no Brasil, no gênero a que se dedica há quase 24 anos. "É uma perenidade impressionante", diz Mário Hélio, idealizador da revista e atual superintendente de Periódicos e Projetos Especiais da Cepe. “A indicação e a escolha da revista para receber o prêmio da ABCA, numa votação espontânea, evidencia o compromisso da Continente com o jornalismo cultural de boa qualidade, que colocamos em prática há mais de 20 anos”, declara o presidente da Cepe, João Baltar.”

Escritor Mário Hélio-Foto-Leopoldo Conrado Nunes/Cepe

O prêmio da ABCA, ressalta Mário Hélio, é um reconhecimento à trajetória da Continente, que abriu espaço para a divulgação das artes visuais desde a edição de número 0, com o artista plástico João Câmara na matéria de capa. "Estreamos com ênfase nas artes plásticas, a matéria de capa ocupou 32 páginas", recorda Mário Hélio. Em 2023, ano referente à premiação, a Continente divulgou, nas edições impressa e on-line, a produção artística do pernambucano Abiniel João Nascimento (março), do libanês naturalizado brasileiro Camille Kachani (abril), da paulista Fernanda Feher (junho), da capixaba radicada no Rio de Janeiro Kika Carvalho (agosto) e do paulista Alex Femming (setembro).

Ao longo do tempo, observa Mário Hélio, não houve nenhuma fase da revista sem ter artes plásticas em destaque, seja em seção, coluna ou reportagens. A edição de nº 276, a mais recente, traz de brinde para os leitores uma gravura criada exclusivamente para a Continente pelo xilógrafo e cordelista J. Borges, que faleceu no dia 26 de julho último, e texto sobre a pintora pernambucana Lúcia de Barros Carvalho (Suanê), falecida em 2020, que deixou uma obra repleta de referências sertanejas, indígenas e contemporâneas.

Esta é a segunda indicação da Continente ao prêmio da ABCA. A primeira foi em 2018. Desta vez, a revista teve a indicação e conquistou a premiação, numa votação espontânea dos associados da entidade. O Prêmio Antônio Bento é uma distinção oferecida à mídia pelos bons serviços na divulgação das artes visuais. A Continente implementou nova linha editorial desde 2023 e continua privilegiando as artes plásticas.

"O carro-chefe do aplicativo da revista, que será lançado em outubro, são as artes plásticas, estava decidido antes da divulgação do prêmio", diz Mário Hélio. Em São Paulo, a Continente ganhará um troféu feito pelo artista plástico carioca Sanagê Cardoso. O prêmio anual da ABCA foi instituído em 1978 e é destinado a artistas visuais, críticos, pesquisadores, curadores e instituições culturais que contribuem para a cultura. Participaram da votação 169 associados, em escala nacional, e foram concedidos 18 prêmios, sendo 13 por categoria (onde a Continente se insere) e três destaques regionais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

Sétima edição do Encontro Nacional e Internacional de Mulheres na Roda de Samba é confirmada no Recife

Show gratuito de Carol Levy, exposição e mais lazer no final de semana do RioMar Recife