Projeto cultural leva mestres de maracatu de baque solto para sala de aula

Snapinsta, Mestre João Paulo, Mestre Hú - Foto divulgação 

 Evento dedicado à educação patrimonial e à cultura popular, acontece nesta quarta-feira, dia 24, na Escola Estadual Dom Ricardo Vilela, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado. A expectativa é que 150 alunos participem da atividade, que é gratuita


Na volta às aulas do segundo semestre letivo, mestres e contramestres, guardiões da tradição da cultura popular do maracatu rural de baque solto, vão ministrar, nesta quarta-feira, dia 24, uma aula espetáculo especial para os alunos da Escola Estadual Dom Ricardo Vilela, em Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do Estado. O encontro, marcado para às 8h, vai levar, para dentro da sala de aula, figuras centrais desta tradição, que são testemunhas vivas da resistência e continuidade cultural desta brincadeira, de origem da zona canavieira, que mescla heranças culturais indígenas, africana e europeia. A atividade,  que tem como foco dialogar sobre o maracatu rural - Patrimônio Cultural do Brasil,  deve reunir mais de 150 alunos da unidade de ensino. 


No lugar dos professores, com livros e canetas e quadro para ensinar o público, estarão os mestres trajando seus chapéus panamás, camisas estampadas, calças, sapatos fechados, bengala e o inseparável apito. Além de falarem sobre suas vivências e carreira artística, os mestres vão apresentar poesias populares com temas do cotidiano. A ideia é que os alunos também possam contribuir com sugestões de temas que poderão tornar-se poesia oral. Para deixar o momento ainda mais descontraído, o terno do maracatu, composto por vários musicistas com seus instrumentos, como tarol, caixa, bumbo gonguê, ganzá e surdo, promete colocar todo mundo para se mexer, proporcionando, assim, uma integração.  


A aula será ministrada pelo Mestre Bi, do Maracatu de Baque Solto Estrela Brilhante; Mestre João Paulo, conhecido como o Papa do Maracatu, e integrante do Maracatu de Baque Solto Leão Formoso; Mestre Gabriel do Maracatu de Baque Solto Leão Faceiro; e Mestre Hú do Maracatu de Baque Solto Águia de Ouro. Todos os maracatus que eles participam são da cidade de Nazaré da Mata, conhecida como  a Capital Estadual do Maracatu Rural. 


A iniciativa, que tem  proposta enriquecer o currículo escolar e fortalecer os laços comunitários e promover a valorização e a diversidade cultural, busca colocar, na pauta estudantil, os mestres e contramestres, para um momento de troca de aprendizado e partilha de saberes sobre as histórias que envolve o maracatu rural. Na ocasião, os estudantes terão a oportunidade de aprender diretamente com aqueles que vivem e respiram essa tradição, entendendo o contexto histórico, cultural e social. 


Para o coordenador do projeto e um dos responsáveis por ministrar a aula, o Mestre Bi, reconhece que esta atividade é uma oportunidade de envolver a comunidade escolar, professores e todo o alunado, sobre a importância da apropriação cultural e contribuir para uma maior educação patrimonial em volta do maracatu.


“O projeto é uma celebração da tradição oral é uma homenagem a todos nós, mestres de maracatus, cujas vidas e trabalhos, são fundamentais para preservação desta rica herança cultural. Queremos que cada estudante possa sair deste encontro mais orgulhoso das nossas tradições raiz” finalizou. 


A aula espetáculo faz parte da programação do projeto Festa da Alvorada, que acontece neste sábado (27), em Nazaré da Mata. Além disso, a ação conta com o incentivo da Secretaria de Cultura, Governo de Pernambuco, Ministério da Cultura e Governo Federal, por meio dos recursos da Lei Paulo Gustavo. 


Ficha Técnica 


 coordenação geral - Mestre Bi

Produção executiva - AMATA Produções 

Coordenação artística - Grão Comunicação - 

Designer - Tarcísio Justino

Assistente de produção - Edilson Silva 

Assessor de comunicação  - Salatiel Cícero 

Vídeomaker - Nilton Pereira 

Fotografia - Lucas Emanuel



Serviço

O quê: Projeto cultural leva mestres de maracatu de baque solto para sala de aula

Quando: Dia 24, quarta-feira

Onde: Escola Estadual Dom Ricardo Vilela,  rua Odilon Estevão da Paz, bairro do Sertãozinho, Nazaré da Mata. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Totem Relicário, grupo mais longevo das artes cênicas de Pernambuco, lança acervo virtual

Projeto “Frevo, Capoeira e Passos” promove três meses de oficinas gratuitas de dança popular em Olinda

Semana Hermilo oferece espetáculos de teatro e dança, debates e oficinas gratuitas