Espetáculo A BOBA faz apresentação única no Teatro Apolo neste domingo

Vencedor do Prêmio Sesc Nacional de Artes Cênicas, o espetáculo A Boba - Uma Jornada tem única apresentação neste domingo, dia 21, às 17h, no Teatro Apolo (Bairro do Recife). Com atuação e dramaturgia de Luíza Fontes, a peça aborda a busca pelo autoconhecimento, alguém que sai do seu lugar de origem em busca de algo que lhe falta e nesse caminho, de muitas linhas tortas, se depara com as mais diversas situações. A história, com inspiração na jornada do herói, tem como protagonista a palhaça Gardênia, que usa todas as suas habilidades circenses para cumprir seu propósito.

Foto divulgação Camila Silva

Luíza Fontes é Arte Educadora, Bacharela em Teatro pela UFMG e atua profissionalmente desde 2008. Como no espetáculo A Boba, há alguns anos ela saiu do Recife em busca de novos desafios e conhecimentos, e nesse caminho mergulhou no estudo da palhaçaria, tendo participado de vários grupos e coletivos, entre os quais o Instituto HAHAHA, que atua em hospitais, o Coletivo Calcinha de Palhaça e o Cabaré Divinas Tetas, todos em Minas Gerais. De volta ao Recife, produz e atua no Cabaré dos Sonhos e há três anos integra o elenco da ONG Palhaços sem Fronteiras.

“A ideia para montar A Boba – uma jornada veio quando eu estava estudando teoria da dramaturgia, mais especificamente a jornada do herói. É uma história antiga, que aparece de várias formas na literatura e está presente em várias culturas e épocas. A saga do herói que abandona o lar, vence desafios e volta transformado”, conta. Além de explorar esse tema clássico, a atriz conta que também buscou inspiração na itinerância circense e nos seus próprios processos de mudança de cidades e de casas. “Eu costurei todas essas inspirações com as linhas do Tarot, usando inúmeras referências trazidas da carta d’O Louco, o Bobo”, destaca.

Foto Camila Silva 

Além de Luíza Fontes, na atuação como a palhaça Gardênia e na dramaturgia, A Boba – uma Jornada tem direção de Odília Nunes, que também assina a dramaturgia, direção de arte de Fabiana Pirro, trilha sonora do rabequeiro Claudio da Rabeca e assessorias técnicas do mágico Rapha Santacruz e do palhaço e ator Marcelo de Oliveira.

Sinopse - Se A Boba apareceu no seu caminho, chegou a hora de você viver uma nova e grande aventura. Não importa se você vai escalar os andes, caminhar na caatinga ou ficar em casa mesmo. Nessa aventura você vai aprender a ver de outras formas, com o olho da intuição e da criatividade. Em A Boba: Uma Jornada, a palhaça Gardênia sai em busca de algo que lhe falta, passa por várias vidas, desvia da morte e conquista vários aprendizados.

Com inspiração na jornada do Louco - o Bobo - do Tarot e da tradição popular, o espetáculo traz importantes reflexões através da linguagem do circo e da palhaçaria.

Ficha técnica:

Atuação: Luíza Fontes como Palhaça Gardênia

Dramaturgia: Luíza Fontes e Odília Nunes

Direção: Odília Nunes

Direção de comicidade: Marcelo Oliveira

Assistência em magia cômica: Rapha Santacruz

Direção de Arte: Fabiana Pirro

Trilha Sonora: Cláudio Rabeca

Produção: Luíza Fontes e Marina Duarte

Imprensa: Ana Nogueira

Serviço: A Boba - Uma Jornada

Local: Teatro Apolo (Rua do Apolo, 121 Bairro do Recife)

Domingo, 21 de julho, às 17h

Ingressos: R$ 20 (meia), 30 (social) e R$ 40 (inteira)

Ingressos antecipados disponíveis no Sympla:

https://www.sympla.com.br/evento/a-boba-uma-jornada-teatro-apolo/2544955

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Centro de Convenções traz programação cultural em novembro

Circo Americano chega ao Recife para curta temporada com espetáculo repleto de magia e adrenalina

FLIPORTO RECEBE A LEITURA DRAMATIZADA “A ÚLTIMA NOITE DE KAFKA”