Plano Conjunto realiza sessões de cinema acessível e atividades formativas

Foto  Juliana Souto

 

A iniciativa atende às necessidades de estudantes e de educadores de escolas do Recife.


O projeto Plano Conjunto promove uma interação entre o Cinema, a Educação, e a Acessibilidade, a partir da realização de sessões de cinema acessível e de atividades formativas como oficinas e mesas de debate. O principal público do projeto são os estudantes com deficiência de Escolas Municipais do Recife e os profissionais do cinema, da acessibilidade, professores, técnicos e gestores escolares. A programação é dividida em ciclos e se estende até junho, propiciando diálogos sobre o audiovisual e a educação inclusiva. As atividades são realizadas gratuitamente. O projeto é realizado pelo produtor Túlio Rodrigues com incentivo pelo Sistema de Incentivo à Cultura/Prefeitura do Recife, e conta com parceria com a Secretaria de Educação do Recife.


Segundo o Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2022, mais de 17 milhões de brasileiros declararam ter algum tipo de deficiência. Segundo dados da Gerência de Educação Especial do Recife, no ano de 2023, cerca de 4.500 alunos com deficiência estão matriculados na Rede de Ensino do Recife. Dentre eles, 1.031 estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), 306 com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), 196 com surdez ou algum grau de deficiência auditiva, 111 com cegueira ou baixa visão, e 112 com síndrome de Down.


“O Plano Conjunto oferece encontros com temáticas diferentes, oportunizando o debate da pluralidade do estudante com deficiência e mobilizando discussões específicas sobre cada individualidade”, explica Túlio Rodrigues, coordenador do projeto.


Nesta quinta-feira (23/05), a programação conta com a mesa “Cinema é a maior inclusão” com integrantes do Cine Materna (SP), Cineclube Alumia (PE) e Urbano Cine (RN), com mediação de Túlio Rodrigues (Fundaj/PE).  O bate-papo sobre as experiências de difusão audiovisual acontece com transmissão online através do YouTube do Plano Conjunto: https://www.youtube.com/channel/UCU0uUSXu59JPEeWs78J56Xg


Na sexta (24/05) e no dia 31/05, é realizada a oficina “VerOuvindo: filmes com audiodescrição na escola” com Liliana Tavares, coordenadora do Festival VerOuvindo (PE). Para esta atividade, as inscrições estão encerradas. Mas ainda é possível se inscrever para a oficina “Experimentar sensibilidades diversas: cinema como instrumento de cuidado e inclusão”, com Mariana Porto (PE), que será realizada em formato online, nos dias 07 e 14 de junho, das 14h30 às 17h30. Os interessados devem se inscrever por meio de formulário disponibilizado no perfil no Instagram: https://www.instagram.com/plano.conjunto.lab/


No dia 06 de junho, às 19h30, o Plano Conjunto realiza a masterclass, em formato online “O audiovisual como facilitador nos processos de educação e inclusão”, com Carla Mauch, do projeto Mais Diferenças (SP), com transmissão pelo Youtube.


EXIBIÇÕES - Para as crianças e adolescentes, o Plano Conjunto realiza sessões acessíveis no Cinema da Fundação (Derby, Recife) com recursos de Audiodescrição (AD) para pessoas cegas e com baixa visão, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Legenda para Surdos e Ensurdecidos (LSE). Nas exibições, a sala de cinema funciona em modo adaptado, com o ambiente mais iluminado e o som reduzido, para melhor receber pessoas neurodiversas, o que inclui pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), síndrome de Down, entre outras. O público é acolhido por uma equipe que conta com audiodescritores e intérpretes de Libras e, ao final da sessão, participa de uma mediação acessível.


No dia 28/05, o projeto exibe a animação “Perlimps” (Classificação Livre, 80m), de Alê Abreu, às 14h30, no Cinema da Fundação (Derby, Recife). O filme traz a jornada de aventura de Claé e Bruô, agente-secretos de reinos rivais, que precisam superar suas diferenças e unir forças para encontrar os Perlimps, criaturas misteriosas. No dia 04 de junho, o projeto promove mais uma sessão acessível, desta vez com o filme de animação “Tarsilinha”, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo, inspirado na obra de Tarsila do Amaral.

SERVIÇO

Plano Conjunto - Laboratório de Cinema, Educação e Acessibilidade

CICLO 2: De 23 a 31 de maio

Atividade on-line: 23/05, 19h30 - Mesa: Cinema é a maior inclusão com Cine Materna (SP), Cineclube Alumia (PE) e Urbano Cine (RN). Mediação de Túlio Rodrigues (Fundaj/PE). Com transmissão no YouTube do Plano Conjunto: https://www.youtube.com/channel/UCU0uUSXu59JPEeWs78J56Xg


28/05, 14h30 - Sessão acessível no Cinema da Fundação - Sala Derby
Filme: Perlimps, Alê Abreu (Animação, Livre, 80 min)
Entrada gratuita: Distribuição de ingressos com 1 hora de antecedência

CICLO 3: De 04 a 14 de junho

04/06, 14h30 - Sessão acessível no Cinema da Fundação - Sala Derby

Filme: Tarsilinha, de Celia Catunda e Kiko Mistrorigo (Animação, Livre, 80 min)
Entrada gratuita: Distribuição de ingressos com 1 hora de antecedência


Atividades on-line:

06/06, às 19h30 -  Masterclass - O audiovisual como facilitador nos processos de educação e inclusão com Carla Mauch - Mais Diferenças (SP). Com transmissão no YouTube do Plano Conjunto: https://www.youtube.com/channel/UCU0uUSXu59JPEeWs78J56Xg


07/06 e 14/06, das 14h30 às 17h30 - Oficina - Experimentar sensibilidades diversas: cinema como instrumento de cuidado e inclusão com Mariana Porto (PE).
Inscrições na página do instagram: @plano.conjunto.lab

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Orquestra Sinfônica do Recife anima véspera do feriado

CAIXA Cultural Recife recebe o Baile do Mestre Cupijó em celebração aos ritmos amazônicos

Feira Made PE, no RioMar, recebe novos artesãos até quarta (16)