Inscrições abertas para oficina que une arte e moda no Recife



Nos dias 20 a 24 de maio, a capital pernambucana recebe na Casa AMP Criativa, localizada na área central do Recife, a “Oficina De Figurino: Por Que Criar?”, idealizada pelo produtor e designer de moda William Mendes, para dialogar sobre arte e moda. A oficina é um projeto que valoriza a cultura pernambucana, através das produções de figurino conceitual que enaltecem a imagética do que se entende como roupa e figurino regional. Ao longo dos dias, os alunos serão introduzidos a história da indumentária e da moda e o papel que o figurino representa no estado de Pernambuco.


Tratando-se de representatividade cultural, o estado de Pernambuco é palco de diversas expressões artísticas. As manifestações folclóricas mais conhecidas são os ritmos e danças como frevo, maracatu e caboclinhos, além das lendas e contos relatadas pela população da capital ao interior. O estado abarca pontos turísticos com requintes da arquitetura portuguesa e holandesa.


Nesse sentido, as relações exploradas no desenvolvimento de um figurino abrem caminho para tantas outras questões que envolvem o design, o corpo e a moda, resultando em reflexões dentro do complexo sistema da moda e sociocultural.


A oficina acontece no formato presencial das 18h às 22h e será ministrada por William Mendes e terá a participação de profissionais que atuam na área, abordando as seguintes temáticas: Introdução a história da indumentária e da moda; Habilidades e competências para a criação de figurino; Figurino contemporâneo; Introdução a cultura Pernambucana; Planejamento gráfico (linguagem visual); Estudo a teoria da cor; Estudo ao conceito das formas geométricas; Desenho à mão livre; Criação de briefing e compreensão da persona; Entrega do produto final.


Como critério de escolha de vagas, teremos pelo menos 70% de vagas para mulheres CIS, pessoas pretas e pardas, população indígena, quilombola, pessoa com deficiência, mulheres e homens trans.


O projeto “Oficina De Figurino: Por Que Criar?” é uma realização do PEMAPE - Projeto Escola De Moda E Arte De Pernambuco em parceria com a AMP - Articulação Musical Pernambucana. O projeto foi contemplado com o incentivo da lei Paulo Gustavo – 2023 Edital Multilinguagens - Recife Criativo, realizado pela Fundação De Cultura Cidade Do Recife, Secretaria De Cultura Do Recife E Governo Federal.


As inscrições já estão abertas, através do formulário de inscrição disponibilizado na rede social da @oficial_amp. Vagas limitadas!


Sobre William Mendes


A oficina será ministrada pelo designer e figurinista William Mendes que é oriundo de Goiana (zona da mata norte do estado de Pernambuco), graduado em design de moda pelo SEANC-PE, apreciador da cultura pernambucana e da arte presente na construção das roupas artesanais e autorias do Estado, atua na área de produção de moda e style desde 2017 e como diretor criativo desde 2019. Com as seguintes vivências: Orientador de Estilo no projeto “Jornada Criativa” (SEBRAE-PE) - Recife, 2019; Assistente do Designer Ronaldo Fraga para a “Passarela Fenearte” – Recife, 2019; Style e Figurinista do clipe “Não Pode Parar” da artista Platônica FEAT. Barro – Recife, 2021, Diretor de Arte para o show “Só Quero Love” no Teatro do Parque da Artista Platônicca – Recife, 2022,

entre outros projetos.

Serviço:

Oficina De Figurino: Por Que Criar?
Local: Casa AMP Criativa - Rua do Príncipe, n° 225, Soledade.

Horário: 18h às 22h

Inscrições: @oficial_amp


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

História de Preta é exibido no São Luiz no Mês da Consciência Negra

Intercâmbio entre Brasil e Senegal leva arte como resistência em Festival de teatro na África

Ciranda da Resistência: projeto celebra o Dia da Consciência Negra com ensaio aberto do show inédito de Lia de Itamaracá e Daúde