Mostra inédita em Recife reúne 101 releituras da consagrada pintura de Leonardo Da Vinci pela ótica de diversos artistas
Vlamir de Sousa - Trilogia do Homem Nordestino: Arte, Ciência e Cangaço, 2018. Pintura em óleo sobre tela
Com curadoria de Andréa Dall'Olio Hiluy, a exposição é uma oportunidade de visitar o acervo da colecionadora Veridiana Brasileiro, que já foi exibido no Ceará e visto por mais de 50 mil pessoas. Pernambuco é o primeiro estado em que o agrupamento de obras faz itinerância, que conta com 10 obras inéditas selecionadas especialmente para a edição na CAIXA Cultural Recife.
São pinturas, desenhos, gravuras, fotografias e esculturas que retratam a Mona Lisa em situações diversas, distante do cenário clássico da obra original que todos têm em mente. Das 101 obras, 18 são assinadas por pernambucanos. Entre eles J. Borges, Pablo Borges, Perron Ramos, Ana Martins e Laureen Houllou.
O público poderá apreciar as diversas releituras da icônica obra, que vão além da mera repetição ou imitação da original. "Cada interpretação oferece uma visão única da mente do artista, representando um diálogo entre passado e presente, tradição e inovação. Essas releituras ultrapassam as fronteiras das homenagens à obra-prima renascentista; são expressões profundamente pessoais e reflexivas que refletem a diversidade de perspectivas e experiências na comunidade artística", explica Andréa Dall'Olio Hiluy.
A mostra também abre espaço para que o público faça a sua própria releitura do quadro. Será disponibilizada uma pintura que reproduz o fundo da obra original para que as pessoas possam posar e dar seu toque de originalidade à pose icônica.
SERVIÇO:
[Exposição] Novos Olhares para Monalisa, Coleção Veridiana Brasileiro
Local: CAIXA Cultural Recife –Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife
Abertura: Quinta-feira, 11 de abril, às 18h
Visitação:12 de abril a 09 de junho de 2024
Horário: de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos das 10h às 18h
Informações: Site CAIXA Cultural / Instagram @caixaculturalrecife /
(81) 3425-1915
Classificação indicativa: Livre
Acesso gratuito
Acesso para pessoas com deficiência
08/04/2024
Comentários
Postar um comentário