Hora do Frevo, Roda de Choro e Arrastão do Frevo abrem alas para o mês de abril no Paço do Frevo este fim de semana

No Mês do Choro, museu celebra o ritmo com shows sexta e sábado. Domingo, o Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul puxa o Arrastão do Frevo pelas ruas do bairro. Programação tem ainda visita guiada em Libras no sábado, acessibilizando o equipamento cultural para o público surdo. Foto Roda de Choro-Naara Santos-Paço do Frevo

Abril se inicia com programação fértil e festiva no Paço do Frevo. Só neste primeiro final de semana do mês, o museu oferece três momentos para se banhar de cultura pernambucana: na sexta (5) aconteceu a Hora do Frevo, e hoje, sábado (6), Roda de Choro e domingo (7) é a vez do Arrastão do Frevo. O Arrastão do Frevo convida para desfilar pelas ruas do Bairro do Recife sob o Frevo rasgado do Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul, de Paudalho. Uma visita guiada em Libras, voltada às pessoas surdas, no sábado, completa a frevística agenda.

Dia do Choro

O choro merece - e terá - mais que apenas um dia na programação do museu. A Roda de Choro, novo projeto do Paço que acontecerá a cada 15 dias até o mês de junho, estará em cartaz neste sábado (6), das 11h às 12h, no terceiro andar do Paço do Frevo. Professores e alunos da Escola Pernambucana de Choro põem em prática o domínio de instrumentos com apresentação de músicas clássicas do ritmo. “Rodas de choro em Pernambuco normalmente se encerram com Frevo”, diz o percussionista, compositor e professor da Escola Pernambucana de Choro Júnior Teles, que participa da apresentação deste sábado. Sendo assim, mais choro e Frevo para o público! 

Visita mediada no Paço do Frevo - Hugo  Muniz-Paço do Frevo.

Sábado também é dia de Visita com Libras. Comandada pela equipe de Educação do Paço do Frevo, a tour pelas exposições do museu será acessível para pessoas surdas. Não é necessário realizar agendamento. Basta chegar às 14h e se juntar ao grupo. Apesar de seu foco ser a comunidade surda, qualquer interessado pode participar da atividade, visto que o educador também estará apresentando o espaço museológico pela oralidade. 

Arrastão do Frevo -Hugo Muniz-Paço do Frevo

Já no domingo (7), o Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul promove a exultação do Frevo pelas ruas do Bairro do Recife com o projeto do Paço queridíssimo pelo público: o Arrastão do Frevo. A partir das 15h30, a folia, que tem concentração em frente ao Paço do Frevo, se ergue para arrastar amantes do ritmo em um percurso que chega ao Marco Zero e depois retorna ao museu, onde a festa continua. 

O Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul iniciou suas atividades em 1952, como trocinha, em Paudalho, na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Seus desfiles aconteciam nas segundas-feiras de Momo, na Usina Mussurepe, área rural do município. Com 72 anos de Frevo, tendo passado por Troça Carnavalesca, Bloco Carnavalesco e, enfim, Clube, o Cruzeiro do Sul é uma das agremiações tradicionais mais marcantes no município.


PAÇO DO FREVO - Reconhecido pelo Iphan como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo é patrimônio imaterial pela Unesco e pelo Iphan e um um convite à celebração da vida. Por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, Paço do Frevo é seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.

O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, em 2024 o museu tem o patrocínio master do Nubank, o papel de mantenedor do Instituto Cultural Vale e o copatrocínio do Grupo  SulAmérica. Conta com o apoio do Grupo Globo e da White Martins.

SERVIÇO

Roda de Choro com a Escola Pernambucana de Choro

Sábado (6), às 11h 

No terceiro andar do Paço do Frevo

Acesso com ingresso do museu

Visita em Libras

Sábado (6), às 14h 

Acesso com ingresso do museu

Arrastão do Frevo com o Clube Carnavalesco Cruzeiro do Sul

Domingo (7), às 15h30 

Concentração em frente ao Paço do Frevo e desfile pelas ruas do bairro

Acesso gratuito

 


Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | sábado e domingo, 11h às 18h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras

Site: https://pacodofrevo.org.br/
Instagram: @pacodofrevo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paço do Frevo, Cais do Sertão, Recife Latino e muito mais no Olha! Recife

Hey Jude & Orquestra volta ao Recife para tributo aos Beatles com a turnê Now and Then

Aniversário do Jardim Espaço Plural conatrá com música, cinema e literatura