Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

Está em cartaz desde o último dia 05/04 e vai até 16 de junho, na Galeria Massangana, no Museu do Homem do Nordeste, em Casa Forte, a exposição “Memórias: enfrentamento ao racismo”, uma produção do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) em parceria com o Laboratório de Expografia do Curso de Museologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), apoiada pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). O acesso é gratuito.

Além de viajar na história brasileira recente da luta contra o racismo, pela evolução das leis, e de conhecer a atuação do Grupo de Trabalho de Combate à Discriminação Racial (GT Racismo) do MPPE ao longo dos últimos 22 anos - o mais antigo em atuação no Brasil -, o público se depara com pinturas e audiovisuais de jovens artistas, que abordam a racialidade. Amanda de Souza, Andressa Demski Rocha, Mavinus, Kênia Lua, Ronni FX e Ziel Karapotó assinam os trabalhos.

O visitante é convidado também a interagir em três espaços, podendo registrar sua história pessoal, refazer narrativas e manifestar opinião sobre toda forma de violência racista.

Frases como “Eu quero saber quem foi a pessoa que deixou essa macaca entrar” e “Foi espancado, ameaçado, discriminado de negro safado”, extraídas de processos do MPPE, estão exibidas em flâmulas de voile. Também é mostrado o pensamento de quem combate o racismo, a exemplo do escritor indígena e mais novo membro da Academia Brasileira de Letras, Aílton Krenak.

A mostra tem a curadoria dos professores Alexandre de Jesus e Elaine Müller, do Departamento de Antropologia e Museologia da UFPE, e do doutorando em antropologia Cássio Raniere. É uma iniciativa das divisões que cuidam da memória e dos arquivos do MPPE. 

Serviço:

Período da exposição: até 16 de junho

Visitação: Terça à sexta-feira, das 9h às 16h30. Sábados, domingos e feriados das 13h às 16h30.

Local: Galeria Massangana, Museu do Homem do Nordeste/Fundaj, Av. 17 de Agosto, 2187, Casa Forte, Recife.

Acesso à galeria: gratuito

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Hey Jude & Orquestra volta ao Recife para tributo aos Beatles com a turnê Now and Then

Paço do Frevo, Cais do Sertão, Recife Latino e muito mais no Olha! Recife

Maestro Duda faz show no Sesc Casa Amarela