CAIXA Cultural Recife apresenta mulheres de repente

Mulheres de Repente| Foto Maria Ruana

Iniciativa da multiartista Luna Vitrolira, evento traz o repente feminino do Sertão do Pajeú (PE) para a cidade do Recife

 

A CAIXA Cultural Recife recebe, nos dias 12 e 13 de abril (sexta-feira e sábado), o projeto Mulheres de Repente do Sertão do Pajeú, que põe em evidência a voz feminina em rimas, versos, métrica e estrofes. Mediada e idealizada pela multiartista Luna Vitrolira, a programação contempla uma Mesa de Glosas, oficina para novas glosadoras, bate-papo e uma palestra sobre sustentabilidade e estratégias para eventos culturais. O evento tem programação gratuita, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal

 O grupo Mulheres de Repente é composto pelas glosadoras Erivoneide Amaral (Afogados da Ingazeira), Elenilda Amaral (Afogados da Ingazeira), Dayane Rocha (Tabira), Milene Augusto (Solidão), Francisca Araújo (Iguaracy), Thaynnara QueirOz (Carnaíba) e por Luna Vitrolira, que faz a mediação. As sete são as únicas mulheres do estado de Pernambuco – e do Brasil – a atuarem hoje em mesas de glosas, que é o conceito da apresentação de poemas de improviso.

Durante as apresentações no evento, elas recebem um mote para criarem as rimas, mas que elas só ficam sabendo na hora. Também não há papel nem caneta. As rimas são elaboradas na hora e devem ser decoradas para serem recitadas, o que torna cada apresentação única para o público.  

"Os poemas são improvisados em décimas, a partir de motes elaborados por mim, enquanto mediadora, e revelados apenas na hora da glosa para as poetas. Essa estrutura de dois versos determina os assuntos, a forma métrica e as rimas a serem usadas no improviso, além de obrigatoriamente encerrar as estrofes”, explica Luna Vitrolira. 

Programação:

Com o objetivo de disseminar a arte da poesia do improviso, o projeto realiza, na sexta-feira (12), a partir das 10h, uma Oficina de Glosas direcionada para mulheres, com carga horária de 8 horas-aulas. Serão abordados dados históricos dessa arte, além de técnicas de métrica, rima e composição dos versos. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site da CAIXA Cultural, vagas limitadas a 40 vagas. 

No sábado (13), a partir das 13h, ocorre a palestra “Sustentabilidade e Estratégias para eventos culturais responsáveis”, ministrada pelo produtor cultural Fred Caiçara. O objetivo é abordar a importância de implementar práticas sustentáveis nos eventos culturais, tais como reciclagem e compensação de CO2, alinhadas à legislação ambiental brasileira. 

A Mesa de Glosas ocorrerá no sábado (dia 13), a partir das 15h, e terá tradução simultânea em libras. Em seguida, ocorre bate-papo com o grupo Mulheres de Repente. Classificação indicativa de 14 anos. 

As entradas para a palestra e para a Mesa de Glosas serão distribuídas gratuitamente na bilheteria da CAIXA Cultural Recife, a partir das 12h30. 

Saiba mais sobre as Mulheres de Repente:

O projeto Mulheres de Repente começou em 2016 da vontade de Luna Vitrolina e das companheiras do grupo, Elenilda Amaral e Dayane Rocha, de fazerem mulheres ocuparem esse espaço da Glosa, que era majoritariamente de homens. Na época eram realizadas mesas mistas e o grupo viu também a necessidade de capacitar e incentivar a formação de mulheres para essa arte. Daí surgiram as oficinas de Glosas e desde então cerca de 120 pessoas participaram dos cursos. 

“Quando pensamos no universo da literatura popular e mais especificamente o repente, durante muito tempo, foi reproduzido o discurso de que não existiam mulheres improvisadoras, cantadoras, glosadoras; na verdade, as poucas eram consideradas exceções, visto que essas eram atividades julgadas como masculinas, por serem realizadas majoritariamente por homens em ambientes noturnos de boemia”, destaca Luna Vitrolira ao falar da idealização do projeto. 

Serviço:

[Vivências] Mulheres de Repente do Sertão do Pajeú – Oficina e Mesa de Glosas

Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife

Datas e horários: 

Sexta-feira (12): das 10h às 20h - Oficina de Glosas para Mulheres

Sábado (13): 

Às 13h - Palestra sobre Sustentabilidade e Estratégia para Eventos Culturais

E às 15h – Mesa de Glosas + bate-papo com o grupo Mulheres de Repente, às 17h

Informações: (81) 3425-1915 | CAIXA Cultural 

Classificação indicativa:  14 anos.

Acesso para pessoas com deficiência 

Tradução em Libras da Mesa de Glosas

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paço do Frevo, Cais do Sertão, Recife Latino e muito mais no Olha! Recife

Hey Jude & Orquestra volta ao Recife para tributo aos Beatles com a turnê Now and Then

Maestro Duda faz show no Sesc Casa Amarela