CAIXA CULTURAL RECIFE APRESENTA A EXPOSIÇÃO HIPER-REALISMO NO BRASIL DE GIOVANI CARAMELLO

Segunda Chance | Foto Divulgação

 Mostra reúne 11 peças de figuras humanas expressivas de um dos mais importantes artistas hiper-realistas do Brasil



A CAIXA Cultural Recife apresenta, entre os dias 11 de abril e 9 de junho, a exposição “Hiper-realismo no Brasil” de Giovani Caramelo. A mostra já passou pela CAIXA Cultural Curitiba e São Paulo, reunindo grande público de visitantes e chega à CAIXA Cultural Recife com entrada franca. O projeto conta com patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.

Expressões humanas hiper-realistas em esculturas de resina, silicone e terracota são o ponto de partida deste trabalho produzido pelo jovem artista paulista Giovani Caramello. O curador Icaro Ferraz Vidal fará uma visita guiada pelas 11 obras que reproduzem figuras humanas altamente expressivas e com riqueza de detalhes. Entre as peças, destacam-se a obra Nikutai, obra central da mostra, com impressionantes 2,5 metros de altura, e Segunda Chance, que parece viva e traz o busto de um idoso com marcas da idade esculpidas em silicone.

O curador acredita que esta exposição fortalece o movimento hiper-realista da arte
contemporânea brasileira. Para ele, a obra de Caramello desloca o hiper-realismo do lugar de espetáculo, cujo fim está na questão de como foi feito, e agrega a ideia de que nós próprios somos construções. “Ele nos apresenta, com uma linguagem fascinante e sedutora do hiper-realismo, uma série de imagens e personagens que nos fazem pensar nessa fragilidade do humano e da impermanência da vida. É um paradoxo que essas figuras frágeis sejam criadas e produzidas por uma mão humana”, afirma o curador.
À deriva 



O artista Giovani Caramello:
Autodidata, iniciou sua carreira com modelagem 3D e buscou a escultura como forma de aperfeiçoar a técnica, despertando, então o interesse pelo realismo. Fez aulas de modelagem com o escultor Cícero D’Ávila, trabalhou como escultor comercial, e pouco tempo depois, começou sua obra autoral com o hiper-realismo.
É reconhecido internacionalmente pela expressividade em seus trabalhos e escolheu
para a mostra peças que foram executadas em diferentes momentos de sua carreira.

"São várias técnicas utilizadas: cerâmica, resina, as de silicone, que são as mais hiper-realistas, e de bronze, que é a minha nova fase, com uma escultura mais sóbria e monocromática”, explica o artista.

Serviço:
Exposição Hiper-realismo no Brasil – Giovani Caramello
Local: CAIXA Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505, Bairro do Recife, Recife/PE
Período: Entre 11 de abril e 9 de junho de 2024
Coquetel de abertura: 10 de abril de 2024, 19h.
Visitação: terça-feira a sábado, das 10h às 20h; domingos e feriados, das 10h às 18h
Classificação indicativa: 14 anos
Acesso gratuito
Acesso a pessoas com deficiência
Mais informações: (81) 3425-1925 / caixacultura.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Especiais de fim de ano nas ondas da rádio pública do Recife

Festival Panela do Jazz retorna a Triunfo (PE) com três dias de música instrumental, formação e feira literária

Ulisses Dornelas