Artista Aline Feitosa cria réplica da casa de Alceu Valença, em São Bento do Una, para exposição sobre o artista realizada na Casa Estação da Luz
A artista Aline Feitosa, do Pequeno Ateliê, criou, em cerâmica, uma réplica da casa onde Alceu Valença nasceu e cresceu, em São Bento do Una, interior de Pernambuco. A obra estará exposta na mostra Alceu Valença, uma geografia visceral nordestina. Com mais de 200 objetos, entre peças do acervo pessoal, fotografias e vídeos históricos, exposição sobre a trajetória e obra de Alceu Valença tem abertura para o público nesta quinta-feira, dia 18 de abril, na Casa Estação da Luz, em Olinda.
A exposição irá apresentar parte do acervo fotográfico pessoal do artista, assim como fotografias de Cafi, Carlos Horcades, Léo Aversa, Mário Luiz Thompson, Tânia Quaresma e Toinho Melcop. Serão expostas também obras de Aline Feitosa, Bajado, Getulio Maurício, J. Borges, Marcos Cordeiro, Marisa Lacerda, Sérgio Lemos, Sérgio Ricardo, Véio e Wellington Virgolino. Além disso, haverá a exibição de diversos vídeos: a entrevista que Alceu deu informalmente para Mario Luiz Thompson no primeiro dia da primavera de 1981, que é intercalado por diversas apresentações ao vivo dele do mesmo período; o precioso filme “Nordeste: Cordel, Repente e Canção” (1975), de Tânia Quaresma; trechos de “A Noite do Espantalho” (1974), de Sérgio Ricardo e “A Luneta do Tempo” (2014), do próprio Alceu; registros em super 8 feitos também por Mario Luiz Thompson durante apresentações do show “Vou Danado pra Catende”, que deram origem ao disco “Vivo!”; a apresentação que Alceu e Paulinho Rafael fizeram no canal Antena 2 na França, em 1979, durante o período em que moraram lá; uma coletânea de videoclipes de diferentes épocas da carreira de Alceu e outras participações emblemáticas de Alceu nos canais de TV brasileiros. A exposição Alceu Valença – Uma Geografia Visceral Nordestina, que tem curadoria de Rafael Todeschini fica em cartaz até 18 de agosto.
Comentários
Postar um comentário