Último ensaio aberto do espetáculo "Ensaio do Agora" que apresenta tempo e memória a partir da perspectiva de mulhres com mais de 60 anos.
O dia 26 de março marca um encontro importante na ETE Professor Alfredo Freyre, localizada na Rua Zeferino Agra, 193, em Água Fria. A instituição recebe o último ensaio aberto do espetáculo documental “Ensaio do agora” que aborda tempo e memória a partir da perspectiva de mulheres com mais de 60 anos. O trabalho integram o projeto “Contornos do tempo”, da artista e comunicadora Natali Assunção que, a partir de conversas com nove mulheres da terceira idade sobre o tema indicado, vem realizando quatro obras: um ensaio fotográfico (Ensaio do efêmero), um filme (Ensaio da memória), um livro (em construção),e o espetáculo em questão.
No espetáculo, três atores se encontram com as narrativas dessas mulheres e vivem uma experiência com direção e dramaturgia compartilhadas e construídas pelo próprio elenco que é composto por Analice Croccia, Domingos Jr e Natali Assunção. A apresentação na ETE marca mais uma etapa da abertura do processo, que tem estreia prevista para o segundo semestre de 2024, possibilitando uma troca entre plateia e artistas a fim de fomentar a formação de público, o debate sobre criação e temáticas abordadas e a partilha de uma pesquisa em diferentes linguagens que vem sendo desenvolvida na cidade.
O trio já vem trabalhando junto na cidade há alguns anos desenvolvendo parcerias em diferentes linguagens como, por exemplo, o espetáculo “Espera o outono, Alice”, do AMARÉ Grupo de Teatro, o monólogo “Ainda escrevo para elas” e o curta-metragem “À mesa”. Além destes muitos outros processos vêm sendo desenvolvidos e lançados.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), pessoa idosa é toda aquela com mais de 60 anos nos países em desenvolvimento e com mais de 65 nos países desenvolvidos e o Brasil é o sexto país do mundo no que se refere à quantidade de pessoas com mais de 60 anos, sendo o envelhecimento da população a principal característica demográfica do planeta. Ainda assim, é comum que essa parcela da população seja vista como descartável no ocidente, especialmente por estar no limite do que se considera uma pessoa economicamente produtiva em uma sociedade capitalista. Já o documentário se apresenta como uma possibilidade de revisitar memórias e propagar histórias valorizando nossas vivências e bagagens pessoais, além de servir como lupa para a sociedade da qual fazemos parte com suas belezas e feridas expostas. Este trabalho pretende possibilitar, portanto, a propagação de narrativas de mulheres cujas narrativas, muitas vezes, são ignoradas.
ENSAIO DO AGORA
Texto, direção, elenco: Analice Croccia, Domingos Jr, Natali Assunção
Data: 26.03.24 (terça-feira)
Local: ETE Professor Alfredo Freyre
Endereço: Rua Zeferino Agra, 193, Água Fria
Hora: 19h30
Comentários
Postar um comentário