MOSTRA NA CAIXA CULTURAL RECIFE HOMENAGEIA ADÉLIA SAMPAIO, PRIMEIRA CINEASTA NEGRA DO BRASIL

Adélia Sampaio - Crédito Fernando Torquatto

Programação gratuita integra a Mostra Sétima Arte Feminina, do Museu das Mulheres, com exibição de filmes, oficina, curso e bate-papos

A CAIXA Cultural Recife recebe a Mostra Sétima Arte Feminina: o cinema de Adélia Sampaio, de 24 de outubro a 5 de novembro, com entrada gratuita. A programação inclui ações presenciais e virtuais e celebra a contribuição da cineasta, que foi a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. O projeto tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal.

Falar de cinema autoral de mulheres no Brasil é falar de Adélia Sampaio. Seu filme de estreia, “Amor Maldito” (1984), tornou-se um marco para o cinema nacional, abrindo espaço para outras mulheres negras e ampliando as possibilidades narrativas da nossa cinematografia.

A programação da mostra, idealizada pelo Museu das Mulheres e com curadoria de Sissa Aneleh, traz entre os filmes em destaque os curtas “Adulto Não Brinca”, “Denúncia Vazia”, “O Mundo de Dentro” e “Scliar”, e o longa “Amor Maldito”, com exibições de quarta a sábado. Além das sessões de cinema, serão realizadas atividades formativas, como oficinas, cursos e bate-papos, e encontros com a diretora, que tem mais de 50 anos de carreira e que participou do movimento do Cinema Novo, na década de 1960.

No dia 27 de outubro (sexta-feira), a sessão especial do longa “Amor Maldito” será seguida de bate-papo com Adélia Sampaio, a partir das 18h. A cineasta ainda participa de uma conversa com o público, no dia 28 (sábado), durante a oficina presencial de colagem ministrada por Ana Brito, a partir das 16h30. A programação completa está disponível no site da CAIXA Cultural.

No âmbito da formação, o público poderá participar de duas atividades virtuais: a oficina “Protagonismo Feminino no Cinema Brasileiro - a obra de Adélia Sampaio”, ministrada por Yasmine Evaristo, no dia 30 de outubro (segunda), às 18h30, e o curso “Construção de personagens afirmativas numa perspectiva decolonial”, ministrado por Lorenna Montenegro, de 3 a 5 de novembro (sexta a domingo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da CAIXA Cultural.

Sobre Adélia Sampaio:

Mineira radicada no Rio de Janeiro, Adélia Sampaio nasceu em 1944 e conheceu o cinema aos 13 anos de idade. Conduzida ao cinema pela irmã, a partir desse dia teve certeza que trabalharia na área. Ao longo da carreira, atuou nas áreas de produção, continuidade, câmera, direção de arte, roteiro e montagem, em uma trajetória que conta com mais de 70 produções com sua participação profissional.

Conhecedora do cinema, tornou-se diretora de seus próprios filmes, afirmando-se no cinema ficcional contemporâneo, com passagens pelo cinema documental. Sua filmografia inclui a direção e o roteiro dos curtas-metragens de ficção “Denúncia Vazia” (1979) e “Adulto Não Brinca” (1981); o documental “Scliar” (1991) e o também ficcional, “O Mundo de Dentro” (2012).

Sobre a Mostra Sétima Arte Feminina:

A Mostra Sétima Arte Feminina é um projeto elaborado pela área de cinema do Museu das Mulheres que consiste numa série de mostras individuais em homenagem às mulheres pioneiras e protagonistas do cinema brasileiro. A primeira mostra “Sétima Arte Feminina: o cinema de Adélia Sampaio” traz o pioneirismo feminino negro para homenagear a primeira cineasta negra brasileira.

Primeiro museu dedicado às mulheres no Brasil, o Museu das Mulheres, com codinome ((das)), é um espaço de modelo híbrido com programação artística, educativa e cultural, com projeto imersivo e interativo no metaverso. Possui as áreas de exposições, cinema, pesquisa e acervo, com programa educativo e editora. Mais informações podem ser acessadas no site www.museudasmulheres.com.br e no perfil do Instagram @museudasmulheres_oficial.

Sobre a curadora Sissa Aneleh:

É fundadora, diretora e curadora geral do Museu das Mulheres, além de doutora e mestra em Artes, historiadora da Arte, professora universitária, diretora artística, documentarista e curadora de artes visuais e de cinema. Sua pesquisa aborda a história da arte, mulheres artistas, arte brasileira, arte decolonial, cinema feminino e poéticas curatoriais.

Serviço:

Mostra Sétima Arte Feminina: o cinema de Adélia Sampaio
Local: CAIXA Cultural Recife - Av. Alfredo Lisboa, nº 505, Bairro do Recife

Datas: de 24 de outubro a 5 de novembro de 2023

Horários: Consultar programação no Site da CAIXA Cultural

Classificação indicativa: 18 anos

Ingressos gratuitos, com distribuição 1h antes de cada sessão

Inscrições para as atividades formativas: Site da CAIXA Cultural

Acesso para pessoas com deficiência

Informações: (81) 3425-1915| CAIXA Cultural

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo Agora que São Elas chega ao Teatro Rio Mar

Recife celebra aniversário de 489 anos com ampla programação gratuita

MARÇO DAS MULHERES