Paço do Frevo recebe segunda edição da Cantata Natalina nos dias 16 e 17
Fotos José Afonso |
Espetáculo gratuito tem direção musical de Marco César e canções entoadas pelo coral Edgard Moraes com participação do Bloco Lírico O Bonde
As luzes, o som e a magia do Natal tomarão conta das janelas do Paço do Frevo, no Bairro do Recife, nesta sexta (16) e neste sábado (17), às 19h. População e turistas que circularem pela Praça do Arsenal, endereço do museu de salvaguarda do mais pernambucano dos ritmos, poderão conferir a segunda edição do evento Cantata no Paço.
O espetáculo, que será uma homenagem ao Recife, terá direção musical do renomado bandolinista, professor e arranjador Marco César e trará o Coral Edgard Moraes interpretando grandes clássicos nordestinos com roupagem natalina. O repertório contará com clássicos de compositores como Capiba, Edgard Moraes, Nelson Ferreira, Getúlio Cavalcanti e Luiz Gonzaga. Para abrilhantar ainda mais o momento, o Bloco Carnavalesco Lírico O Bonde se une às coralistas do Edgard Moraes em um verdadeiro show de cores, luzes, som e Frevo.
A Cantata do Paço é uma realização do Paço do Frevo, do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) e da Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife. O espetáculo tem direção de Valéria Moraes e produção de Johnny Dheni, com apoio da Globo e da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe).
“Neste ano, o nosso ciclo natalino será celebrado por toda a cidade, sob o brilho de uma decoração que já ilumina o Recife. Os folguedos de Natal voltarão a ocupar as ruas, no centro e nos bairros, além de concertos nos teatros e, neste ano, com mais uma belíssima novidade. Ter a volta da Cantata do Paço é uma grande alegria. Um momento imperdível, fazendo este museu vivo, que é o Paço do Frevo, interagir com a cidade de uma forma tão especial. Nossa arte vai comemorar o Natal de um jeito bem recifense, abrindo as janelas para a nossa cultura cantar a esperança, acendendo luzes sobre o tempo que chega”, diz Ricardo Mello, secretário de Cultura do Recife.
Durante 1h30, o público acompanhará um roteiro que mostrará o Ciclo Natalino como um prenúncio do Carnaval, evidenciando as similaridades entre outras manifestações típicas desta época do ano, como o pastoril, e o Frevo de Bloco. O espetáculo contará com a participação de 14 músicos e oito coralistas do Coral Edgard Moraes, além dos integrantes do O Bonde.
"Estamos muito alegres em poder voltar a ocupar a Praça do Arsenal com um espetáculo tão majestoso como é a Cantata do Paço. Esse é um período para celebrarmos os sentimentos de renascimento, gratidão e amor. Da mesma forma, é um momento em que reafirmamos que o Frevo, como símbolo de cultura popular, deve sempre dialogar com os outros ciclos festivos de nossa cidade. Vamos celebrar as grandes festas de fim de ano com o Frevo de Bloco, que tem tudo a ver com as nossas tradições", celebra a diretora do Paço do Frevo, Luciana Félix.
A primeira edição da Cantata no Paço aconteceu em 2014 e teve um público de aproximadamente 15 mil pessoas em três dias de evento.
PAÇO FECHADO PARA VISITAÇÃO - Dezembro vem com mais notícias boas no Paço do Frevo. No dia 20, o museu irá inaugurar a atualização de parte da sua exposição de longa duração, entregando para o público um térreo reformulado e com experiências inéditas. Para ajustar os últimos detalhes da exposição e também para montar o palco da Cantata do Paço, o espaço cultural ficará fechado para visitação entre os dias 13 e 20 de dezembro, retornando em 21 de deste mês. O acesso ao Aurora Café segue pela entrada principal do museu.
PAÇO DO FREVO - O Paço do Frevo é reconhecido pelo IPHAN como centro de referência em ações, projetos, transmissão, salvaguarda e valorização de uma das principais tradições culturais do Brasil, o Frevo. Patrimônio imaterial pela UNESCO e pelo IPHAN, o Frevo é um convite à celebração da vida, por meio da ativação de memórias, personalidades e linguagens artísticas, que no Paço do Frevo encontram seu lugar máximo de expressão, na manutenção de ações de difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das agremiações do Frevo.
O Paço do Frevo é uma iniciativa da Fundação Roberto Marinho, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura da Cidade do Recife e da Secretaria Municipal de Cultura, e gestão do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG). Por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o patrocínio master do Instituto Cultural Vale, o papel de mantenedor do Grupo Ultra, patrocínio da Rede e da White Martins. Conta com o apoio do Grupo Globo, Pernambucanas e Chevrolet Serviços Financeiros, e o apoio cultural do Itaú Cultural e do Porto de Suape.
SERVIÇO
Cantata no Paço
Dias 16 e 17 de dezembro (sexta e sábado)
Às 19h
Em frente ao Paço do Frevo | Praça do Arsenal
Acesso gratuito
Paço do Frevo - Praça do Arsenal da Marinha, s/n, Bairro do Recife, Recife
Horários: Terça a sexta, 10h às 17h | Sábado e domingo, 11h às 18h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) - entrada gratuita às terças-feiras
*Confira aqui a política de gratuidade e meia-entrada
Comentários
Postar um comentário