O universo de cultura pop mais completo já feito é brasileiro

O autor e showrunner Flavio Cimonari desenvolve há anos um mundo ficcional completo, com um nível de detalhes nunca visto antes – CID World.

Já imaginou um universo de Cultura Pop como Star Wars, Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Marvel e DC, produzido inteiramente por artistas brasileiros? Que tal então um universo ficcional com conteúdo tão grande e detalhado que abrange mais de 3500 anos de história? E mais, um mundo tão vivo e dinâmico que poderá até mesmo ser acompanhado ao vivo? Pois saiba que este universo de cultura pop já existe.. e é brasileiro!


Trata-se de Cid World, um projeto criado pelo brasileiro Flavio Cimonari, que foi oficialmente iniciado no segundo semestre de 2021, com a fundação da OBC Produção Cinematográfica Ltda e a disponibilização do curta-metragem de lançamento em 15 de janeiro de 2022. Entretanto, o projeto começou antes, com a publicação do livro Cid: A Revelação em 2007. E muito antes desde meados dos anos 1980, quando Flavio criava os muitos detalhes, ao longo de vários anos, de um planeta mais completo já pensado na cultura pop – Moa, onde se passam as muitas histórias de CID World. Dividido em 25 países (alguns deles com sociedades patriarcais e outros matriarcais), com 13 idiomas (cada um deles com seu alfabeto, dicionários e literatura), 6 religiões principais, lendas, contos, história e tradições, Moa é um dos mais completos mundos ficcionais já criados na Cultura Pop.


“Cid World não está limitado por um formato específico de produção. A depender da obra, ela pode pedir animações foto-realistas, caricaturais, estilizadas, em 2D, 3D e até mesmo em live-action. Além disso, permite também que os fãs escrevam múltiplas histórias em variados países e épocas que serão oficialmente integradas ao universo, podendo até mesmo virarem canônicas. Desta forma, pode-se dizer que a essência do Cid World é a diversidade de formatos e o tratamento aos fãs não só como consumidores, mas também como criadores”. É o que nos conta Flavio Cimonari.


Outra característica se destaca perante outros grandes universos da cultura pop é que Cid World não orbita uma saga familiar, um colégio interno, uma joia mágica ou um grupo seleto de figuras sobre-humanas, mas o planeta Moa como um todo. Ou seja, se o leitor/espectador não gosta de um país, uma época ou um personagem, ele ou ela pode simplesmente se apegar a outro. Se guerras e revoluções não são do gosto da pessoa, há campeonatos de esportes de lá, séries musicais, mistérios, romances, lendas folclóricas ou viagens interplanetárias à disposição para se tornar um fã de carteirinha. Nada é mais relevante em CID World do que o mundo ficcional de Moa em si.


Tudo em CID World está interligado, ao mesmo tempo em que funciona de maneira autônoma. Não há limites para as possibilidades. E o mais interessante é que se trata de um universo ficcional de Cultura Pop criado por artistas brasileiros. Vale a pena dar uma conferida!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim