Já imaginou um universo de Cultura Pop como Star Wars, Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Marvel e DC, produzido inteiramente por artistas brasileiros? Que tal então um universo ficcional com conteúdo tão grande e detalhado que abrange mais de 3500 anos de história? E mais, um mundo tão vivo e dinâmico que poderá até mesmo ser acompanhado ao vivo? Pois saiba que este universo de cultura pop já existe.. e é brasileiro!
Trata-se de Cid World, um projeto criado pelo brasileiro Flavio Cimonari, que foi oficialmente iniciado no segundo semestre de 2021, com a fundação da OBC Produção Cinematográfica Ltda e a disponibilização do curta-metragem de lançamento em 15 de janeiro de 2022. Entretanto, o projeto começou antes, com a publicação do livro Cid: A Revelação em 2007. E muito antes desde meados dos anos 1980, quando Flavio criava os muitos detalhes, ao longo de vários anos, de um planeta mais completo já pensado na cultura pop – Moa, onde se passam as muitas histórias de CID World. Dividido em 25 países (alguns deles com sociedades patriarcais e outros matriarcais), com 13 idiomas (cada um deles com seu alfabeto, dicionários e literatura), 6 religiões principais, lendas, contos, história e tradições, Moa é um dos mais completos mundos ficcionais já criados na Cultura Pop.
“Cid World não está limitado por um formato específico de produção. A depender da obra, ela pode pedir animações foto-realistas, caricaturais, estilizadas, em 2D, 3D e até mesmo em live-action. Além disso, permite também que os fãs escrevam múltiplas histórias em variados países e épocas que serão oficialmente integradas ao universo, podendo até mesmo virarem canônicas. Desta forma, pode-se dizer que a essência do Cid World é a diversidade de formatos e o tratamento aos fãs não só como consumidores, mas também como criadores”. É o que nos conta Flavio Cimonari.
Outra característica se destaca perante outros grandes universos da cultura pop é que Cid World não orbita uma saga familiar, um colégio interno, uma joia mágica ou um grupo seleto de figuras sobre-humanas, mas o planeta Moa como um todo. Ou seja, se o leitor/espectador não gosta de um país, uma época ou um personagem, ele ou ela pode simplesmente se apegar a outro. Se guerras e revoluções não são do gosto da pessoa, há campeonatos de esportes de lá, séries musicais, mistérios, romances, lendas folclóricas ou viagens interplanetárias à disposição para se tornar um fã de carteirinha. Nada é mais relevante em CID World do que o mundo ficcional de Moa em si.
Tudo em CID World está interligado, ao mesmo tempo em que funciona de maneira autônoma. Não há limites para as possibilidades. E o mais interessante é que se trata de um universo ficcional de Cultura Pop criado por artistas brasileiros. Vale a pena dar uma conferida!
Comentários
Postar um comentário