Feira de afroempreendedorismo, moda, música e arte na Christal Galeria

 

Lassan Conscnegra | Foto divulgação

O espaço recebe, neste sábado (26), evento em torno do mês da Consciência Negra

 

Dentro do Mês de Consciência Negra, a Christal Galeria de Artes, no Pina, em parceria com a Futuro Black, realiza neste sábado dia 26 algo inédito: aposta na pauta antirracista e abre as portas de seu espaço para o protagonismo do afroempreendedorismo que trará desfile de moda africana, contação de história para as crianças e música com programação para toda a família. A proposta é ressignificar o papel e a importância dos ancestrais negros na formação da sociedade brasileira. No espaço também será possível visitar a exposição Reflorestar, em cartaz no salão principal da galeria com os trabalhos de 11 artistas mulheres de Pernambuco e de mais quatro estados.

Na feira multicultural, que acontece das 10h às 19h, o público vai encontrar acessórios, roupas, bolsas e outros itens com a temática afrodescendente. O espaço ainda vai ter das 14h às 15h, contação de histórias com Gláucio Ramos, que é doutor na área de linguagem e cultura e autor de literatura infantil, com vários prêmios em educação. A partir das 15h30, teremos no espaço da Christal, o desfile da Lassana Moda Africana.

Estilista e costureiro de origem senegalesa, Lassana costura desde os 15 anos de idade e seu primeiro ateliê surgiu ainda na sua cidade de origem, em Dakar. Em 2015, ele veio para o Brasil e acabou fixando moradia no Recife. Na pandemia se reinventou, a partir da produção de máscaras, jalecos e toucas.  "Procuro sempre apresentar a história dos tecidos e a modelagem original da África, assim, consigo dá valor ao meu produto. E ainda tem os momentos de interação e de troca com os clientes”.

Ainda dentro da programação, às 17h, a cantora recifense Isadora Melo, que coleciona shows por vários lugares do Brasil e exterior, e integra o projeto A Diva Curva, juntamente com outras nove mulheres de Pernambuco, apresenta o seu novo show Anagrama, segundo disco da carreira lançado este ano com temas autorais e músicas de Juliana Holanda e Martins. Entre 2018 e 2020, Isadora fez parte do show de volta do Cordel do Fogo Encantado, "Viagem ao Coração do Sol". Já como atriz, em 2015, participou da série “Amorteamo", dirigida por Flávia Lacerda, na Rede Globo. Em 2016, integrou o elenco de "Gabriela, um musical", adaptado e dirigido por João Falcão, com quem também realizou o espetáculo musical "Dorinha, Meu Amor", em 2017. Neste ano, lançou o seu segundo discturo Black - o, Anagrama com temas autoriais e músicas de Juliano Holanda e Martins.

Futuro Black – O evento que marca o mês da Consciência Negra na Christal Galeria de Artes, foi construído em parceria com a Futuro Black, empresa social que impulsiona vidas negras. A FB é um banco de talentos e de fontes profissionais formado por pessoas pretas e que promove eventos, cursos e consultorias como ferramentas de nao não reprodução de preconceitos e estereótipos com relação à população negra dentro e fora do mercado de trabalho. 

Reflorestar – Para fechar o calendário de exposições da Christal Galeria de Artes, pode ser conferida até o dia 23 de janeiro, a exposição Reflorestar, composta por obras como desenho, pintura, arte têxtil, fotografia, vídeo, gravura e lambe-lambe, a partir do recorte proposto em torno das vulnerabilidades dos processos de desertificação que a população está vivendo, em todas as esferas da vida contemporânea. Reflorestar traz 38 trabalhos de onze artistas, todas mulheres, de Pernambuco e mais quatro estados brasileiros. 

Serviço:

Quando: Dia 26 de novembro de 2022

Onde: Christal Galeria de Artes, Rua Estudante Jeremias Bastos, 266, Pina.

Horário: Das 10h às 19h.

Entrada gratuita

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fenômeno no Recife, Mônica Martelli volta ao Teatro Guararapes com "Minha Vida em Marte" dia 30 de novembro, um mês após lotar a casa

SHOPPING CAMARÁ REALIZA CANTATA NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA 05 DE DEZEMBRO

Gênero, Raça e Poder: Floriterárias debate “A Cor Púrpura” na Livraria do Jardim