Projeto PEBA inicia expedição entre Pernambuco e Bahia promovendo uma conexão entre artistas

Foto @carlinhosluz

 
Mostra fotográfica de lançamento será no dia 3 de novembro com debate sobre “A influência negra nas sociedades dos dois Estados”

 

No mês da consciência negra, o casal de artistas pernambucanos, o fotógrafo Sérgio Figueirêdo, e a arte educadora e pedagoga Williany Amaral, irá percorrer 5 mil quilômetros entre os estados de Pernambuco e Bahia, executando o Projeto PEBA, que leva esse nome em referência a sigla dos dois Estados e faz uma conexão entre artistas dessas localidades. O projeto será produzido pela Grão Fotos através de recursos próprios e conta com apoio de doações realizadas por amigos e pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco e Sindicato dos Professores do Recife (Simpere).


O lançamento oficial do PEBA acontece no próximo dia 3, às 19hs, na sede do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, no Recife, e será marcado por uma exposição fotográfica com trabalhos de mais de 20 profissionais que retratam a beleza da herança africana presente nos dois Estados, além de debate sobre “A influência negra nas sociedades pernambucana e baiana”. As falas serão proferidas pela advogada e vice-presidente da Comissão de Advocacia Popular da OAB/PE, a criminalista Anna Beatriz Silva que vai discorrer sobre como o sistema penal é produtor e reprodutor de escravização, reverberando uma lógica colonial que exclui as pessoas negras do seio da sociedade; a Iyábassé do Terreiro Ilê Obá Aganjú Okoloyá de mãe Amara, a advogada sanitarista, Vera Baroni; e pelo ex-presidente do Sindicato dos Bancários de Pernambuco, Marcos Pereira, um dos fundadores do movimento negro unificado no Estado, com mediação da doutora em Comunicação Social e correspondente da Revista Carta Capital, Fabíola Mendonça.  


Foto @raquel_bacelar


O Projeto PEBA consiste em levar uma exposição fotográfica coletiva com o objetivo de fomentar o debate sobre a influência cultural afrodescendente em Pernambuco e na Bahia, bem como a importância da luta no combate ao racismo. “Nessa primeira etapa os trabalhos estão ligados apenas as vertentes da fotografia e literatura, mas nossa ideia é ampliarmos esse alcance para outras linguagens como audiovisual, música, teatro e dança”, enumera Sérgio Figueirêdo, um dos idealizadores da iniciativa.


A expedição do Projeto tem início no dia 7 de novembro e irá percorrer comunidades remanescentes de quilombos, assentamentos, feiras livres e praças de pequenos municípios, finalizando em Salvador. No trajeto já estão definidas as comunidades do Caruá, em Gravatá; passando pela quilombola de Águas Claras, em Triunfo; Conceição das Crioulas em Salgueiro; seguindo até a Bahia, pela área rural de Canudos, Vale do Capão, Chapada Diamantina, Santo Amaro, no recôncavo baiano, e finalizando em Salvador. Será praticamente um mês na estrada e o roteiro poderá sofrer alterações no meio do caminho.


Nas localidades visitadas, além da exposição, a produção irá promover oficinas de contação de histórias e de confecção de bonecas Abayomi, ministradas pela arte-educadora Williany Amaral, também idealizadora do PEBA.

 

SERVIÇO:

Lançamento do Projeto PEBA

Dia: 3 de novembro

Horário: 19h

Local: Sindicato dos Bancários de Pernambuco, na Av. Manoel Borba, 564, Boa Vista.

Entrada franca

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECIFE RECEBE ‘’ENCONTRO COM ELAS”, PARA CELEBRAR AS VOZES MARCANTES DO FORRÓ

Trem do Forró 2024: contagem regressiva para a primeira saída da temporada

Musical Pra Não Dormir é cartaz neste final de semana no Teatro Marco Camarotti