[ADIADO] Grupo Casoando apresenta o novo show “Pisada Forte” na Várzea

Grupo CaSoando. Crédito: Diego Leon


A apresentação que aconteceria na tarde de ontem (29), precisou ser adiada para o próximo domingo, dia 5 de junho. 

Com um repertório recheado de sucessos de grandes intérpretes da música nordestina como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Assisão, Trio Nordestino e Jorge de Altinho, o CaSoando, grupo da nova cena do forró pé-de-serra pernambucano sobe ao palco no próximo domingo  (5), à partir das 15hs, para mostrar o seu novo show “Pisada Forte” que traz músicas autorais do novo EP do grupo lançadas em live no ano passado e já disponível em todas as plataformas digitais. Nos intervalos, o arrasta-pé será animado com a discotecagem dançante do DJ Jhow Smeril, tocando clássicos e obscuridades do forró pé-de-serra direto do vinil. O evento acontece na Rua da Feira, na Várzea, e o acesso é gratuito. A produção é assinada pela LB Ferraz e conta com o incentivo da Prefeitura do Recife e Secretaria de Cultura do Recife, através do edital Recife Virado. 

No show, o grupo irá apresentar as 4 faixas do novo EP “Pisada Forte” que dá titulo ao evento. São elas: Pisada forte, O que faltava em mim, Casa de sanfoneiro e Forró de primeira. Em suas composições, o CaSoando segue uma linha voltada para a essência do forró do Interior com influência dos grandes mestres forrozeiros, porém desenvolvem arranjos próprios com nuances bem elaboradas e uma pegada mais contemporânea que se traduz em um som mais urbano pela vivência que cada um do grupo tem com a cena mais alternativa da cidade. Um fato que chama a atenção no grupo e reflete um pouco a identidade é a participação dos quatro integrantes na voz, o que fortalece o coro e dá um peso maior a música entoada.  

O “Pisada Forte” é um projeto que surgiu da necessidade de expressar a alegria que ficou “quarentenada” na residência de cada um dos quatro músicos da família CaSoando, em tempos de pandemia. Da tristeza dos cancelamentos dos shows, a saudade do calor do público e a necessidade arrebatadora de tocar, transbordou uma vontade enorme de se reinventar. Foi a partir daí, com a mistura de todos esses sentimentos que o quarteto formado por Lu Miliano (Voz e Acordeon), Pablo Ferraz (Voz e Zabumba), Nino Silva (Voz, triângulo e Pandeiro), e Daniel Coimbra (Voz e cavaco) teve a idéia de lançar o novo álbum. 

“Vivemos tempos difíceis durante a pandemia e ficar conectado foi a única maneira que encontramos de manter contato com as pessoas. O leque se abriu e vivenciamos um mundo de descobertas de pessoas, culturas, artistas e movimentos que não esperávamos. Nesse sentido nos aproximamos muito do movimento das bandas de forró do Sudeste e foi um mundo de trocas, descobertas de novos grupos, profissionais, compositores, professores e até mesmo de estilos diferentes de dançar. A gente costuma dizer que o Sudeste conheceu o CaSoando e o CaSoando conheceu o Sudeste brasileiro”, comenta Pablo Ferraz, porta voz do grupo. 


Pisada Forte – Foi através do contato com a compositora e blogueira de forró, a carioca Tyna Batista, que os meninos do CaSoando conheceram a música “Pisada Forte”, uma união de poesias de Tyna com o já reconhecido compositor, pesquisador e DJ carioca, Leo Braga, que atualmente reside no Espírito Santo. A música traz como tema um estilo de dança que ganhou a cena nos últimos anos, conhecido como “Forró estilo Roots”, uma forma composta pelo tradicional forró, numa mistura de samba, salsa, tango e muita criatividade. Entre as características, o roots possui sacadas de perna, chutes, giro paulista (giro curto no mesmo lugar), uma leitura musical com paradas e marcações que tornam a dança complexa e extremamente interessante.

A ideia era falar com bom humor, mostrando alguém de fora que se surpreendesse ao chegar num forró onde as pessoas dançassem daquela maneira, e através da internet, conhecendo os meninos através do instagram @omelhordopedeserra, Tyna chegou ao CaSoando, que não só incorporou no álbum a ideia com um arranjo extremamente dançante na voz de Daniel Coimbra, como usou o título da música para dar nome ao álbum que tem 4 composições com uma pisada muito forte, com letras bem trabalhadas e atuais.

SERVIÇO:

Show Pisada Forte com o Grupo CaSoando 

QUANDO: 5 de junho (domingo)

ONDE: Rua Azeredo Coutinho (rua da Feira), na Várzea

HORÁRIO: a partir das 15h

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Recife Coffee realiza nona edição com 40 cafeterias de Região Metropolitana e interior; confira as sugestões dos baristas

Confira o abre e fecha dos serviços municipais do Recife no Dia do Trabalhador (1º)

Musical "O Admirável Sertão de Zé Ramalho" celebra vida e obra do artista paraibano com apresentações no Recife dias 4 e 5 de maio