Álgebra Trio traz influências da música meso-oriental em novo EP

Composto por quatro faixas instrumentais, o EP traz o conceito de esculturas sonoras inspiradas nas relações matemáticas e intuitivas contidas nas músicas. O lançamento será no próximo dia 19, via selo Solto no Tempo.

Restaurar a força de uma sonoridade ancestral através de experimentos musicais contemporâneos onde timbres e ritmos orientais dialogam com a música regional brasileira.  É com esse conceito que o grupo instrumental pernambucano Álgebra Trio, lança o EP homônimo, via selo Solto no Tempo, próximo dia 19 de novembro.

Formado por Maísa Nascimento, Rodrigo Felix e Rodrigo Gondão, o trio vem se debruçando em pesquisas das sonoridades meso-orientais e trazendo uma experimentação de fusão com ritmos africanos e nordestinos. O resultado são composições com instrumentos e timbres pouco usuais, que se destacam pelos tempos e andamentos inusitados, trazendo uma pegada experimental e jazzística.

O EP carrega o conceito de "esculturas sonoras", representações visuais inspiradas nas relações matemáticas observadas nas composições. Uma característica marcante do trabalho diz respeito às variações de tempos, ciclos e fórmulas de compasso.

"Em parceria com os artistas gráficos do RUNA, buscamos construir imagens que pudessem representar uma síntese entre lógica, emoções e inspirações contidas em cada música. Através do som, somos capazes de perceber todos os tipos de propriedades espaciais: forma, movimento, peso e até força gravitacional, mas não existe de fato um espaço físico que o contenha. Esse espaço é criado dentro da nossa mente, ativando o seu poder adormecido de criar esculturas transcendentais", explicaram os integrantes do projeto. 

Com esse trabalho, o trio carrega a mensagem do algebrista, onde a palavra Álgebra significa a reunião de partes quebradas, sendo o algebrista originalmente um restaurador. "Buscando reconexão com uma parte olvidada de nossa ancestralidade, esculpimos nossos primeiros sons, experimentando ritmos, texturas, cores e variações sonoras".

Ficha Técnica:

Composições e arranjos: Algebra trio 

Gravado no Fractal Home Studio por Rodrigo Gondão 

Edição: Rodrigo Gondão, Rodrigo Félix e Forllan 

Mixagem e Masterização: Philippi Oliveira 

Concepção Visual: RUNA ideias 

Ouça aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bEJaJuka6f

 

Sobre o Álgebra Trio

O Algebra iniciou sua jornada pelas noites de Recife e Olinda em 2018, destacando-se na cena instrumental. Em 2019, começou a expandir esse território para o interior do estado e rodou o Rio de Janeiro em sua primeira turnê. O ano de 2020 consolida a produção autoral do grupo, que se prepara para lançar seu primeiro EP. O trio já passou pela Mostra Leão do Norte, em setembro de 2019, em Goiana PE.  Trance in Dance, Julho de 2019, Recife PE. Vivenciando Algebra Trio, em Setembro de 2020, Recife PE.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SÃO JOÃO SINFÔNICO

Exposição "Renascimento: A Arte de Reutilizar" destaca sustentabilidade através da arte

Banda Malakoff canta Rock Pernambucanizado no Taca Mais Música