Romance de Paulo Santos de Oliveira, O General das Massas, disponibilizado online

 

O escritor Paulo Santos de Oliveira acaba de lançar a sua mais nova obra: O General das massas, com ilustrações de José Cláudio da Silva, numa narração  das grandes aventuras amorosas, militares e políticas de Abreu e Lima e Simón Bolívar, e o processo de criação da América Latina contemporânea.

Disponibilizado gratuitamente, os leitores podem acessar o site ogeneraldasmassas.art.br. O romance, premiado pela Academia Pernambucana de Letras, em 2015, está publicado em versão condensada, neste site acima. O texto foi reduzido pelo autor à metade do original, aproximadamente, para leitura online. 

Bolivar

Ao comentar o seu novo livro, Paulo Santos revela que, “Quando principiei este romance, era minha intenção fazê-lo bem colado à realidade. Mas logo vi que se tratava de uma meta inalcançável porque, apesar de bem municiado sobre o pensamento político do protagonista e narrador Abreu e Lima, encontrei pouquíssimos subsídios sobre a sua vida pessoal, os seus amores e os seus humores, a matéria-prima do romancista.

Quanto a Bolívar, deu-se o oposto: as biografias, ensaios, estudos, documentos e textos de sua autoria existem em tal quantidade que eu precisaria de duas encarnações, no mínimo, para esmiuçar tudo. E muitas informações são contraditórias, outras fantasiosas, o que vem confundindo muita gente, há muito tempo.

Abastecido por inimigos daquela grande e controversa figura, Karl Marx, por exemplo, escreveu um texto grosseiro e afrontoso a seu respeito. Já Gabriel García Márquez, no magnífico O General em seu Labirinto, narra um episódio qualificado de lenda por Alfredo Mijares, um dos mais respeitados biógrafos bolivarianos. E não se trata, no caso, de realismo mágico, já que Marquez, no prefácio, agradece a vários importantes historiadores por revisarem exaustivamente aquela obra.

Então, já que a fidedignidade seria mesmo inatingível, senti-me à vontade para liberar a fantasia. Mesmo assim, sem extrapolar.

Todos os eventos históricos aqui citados são verdadeiros, assim como seus respectivos locais, datas, e, também, os personagens de relevo. ”

Retrato idealizado do general quando jovem, por Reinaldo Fonseca. 
José Inácio de Abreu e Lima nasceu no Recife, em 1795

O General das massas

Site para leituras online: ogeneraldasmassas.art.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril