II Festival de Ópera de Pernambuco finaliza nesta terça

 

Così fan Tutte /Foto Diego Martins

Depois de quatro lançamentos semanais desde o dia 1º de junho, o II Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE) virtual encerra nesta terça 29, com o lançamento de Così fan Tutte, uma das óperas mais famosas de Mozart, o grande homenageado de 2021. Em dezembro serão celebrados os 230 anos de sua morte e, por isso, o compositor austríaco está sendo lembrado em todo o mundo este ano.

 

O II FOPE entrou no ar com As bodas de Fígaro em formato de gala lírica. Esta segunda edição online trouxe para o público amante da música clássica e do canto lírico cinco das mais famosas óperas do emblemático compositor. Todas elas com produção detalhada e performance de artistas pernambucanos. Todos os vídeos ficarão disponíveis ao público no canal do projeto (https://linktr.ee/festivaldeoperadepernambuco).

 


Durante a apresentação haverá sorteio de livros e de aulas de canto, (popular/erudito). Tudo a partir de parcerias firmadas com as Livrarias “Musimed” e “Imperatriz”, e com os professores-cantores integrantes da Academia de Ópera de Pernambuco da UFPE.

 

Para o encerramento, com Così fan Tutte, teremos uma apresentação memorável, com a participação da orquestra (Sinfonieta da UFPE), figurinos, cenário e tudo que uma ópera reúne e oferece a seu público. O canal do festival (https://linktr.ee/festivaldeoperadepernambuco)

 

Viabilizado graças ao incentivo da Lei Aldir Blanc e por meio da Secretaria de Cultura do Estado de Pernambuco, o II Festival de Ópera de Pernambuco é uma realização da Gárgula Produções, juntamente com a Academia de Ópera e Repertório da UFPE (AOR) e Sinfonieta UFPE, grupos de extensão da UFPE criados em 2016 pelo maestro Wendell Kettle, também professor do Departamento de Música da UFPE e Diretor Artístico do festival.

 

O regente Wendell Kettle afirma que o festival superou todas as expectativas. “Foi nossa primeira vez no formato virtual e não esperávamos tanto sucesso, com um alcance impressionante. Estamos muito felizes, com o senso do dever cumprido e mesmo emocionados”.

 

Para Jéssica Soares, produtora cultural, diretora executiva do evento, o retorno do público e os números são muito positivos, uma vez que neste mês de lançamentos a procura e o engajamento foram crescendo a cada semana. “Foi uma produção muito intensa e bastante trabalhosa, já que os decretos do Governo por causa da pandemia interromperam algumas vezes a produção”, conta a também cantora lírica. “Mas estamos muito contentes, porque apesar destas dificuldades impostas pelo momento que passamos, pudemos constatar o grande interesse das pessoas”.

 

Fizeram parte ainda da equipe de direção o cenógrafo e figurinista Marcondes Lima, que assinou a Direção de Artes Visuais, e a Jéssica Soares,

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil