“Descamisados”: pernambucano Guilherme Patriota lança expo virtual com reflexões sobre o belo e o bom nas artes visuais

Expo com obras inéditas do artista distorcem com forte teor sarcástico, famosas e clássicas imagens da representação humana e já pode ser visitada através do site: www.guilhermepatriota.com 

O artista visual pernambucano Guilherme Patriota acaba de inaugurar  uma exposição virtual inédita que reúne dezenas de obras que ilustram os mais de vinte anos de sua carreira. Paulatinamente, a mostra exibirá desenhos, colagens, fotografias, videoarte, documentários, roteiros, contos, crônicas e projetos musicais do pernambucano. “Os descamisados ou releituras indecentes de uma história da arte mal contada”, abre a exposição com 31 desenhos inéditos. A mostra pode ser visitada virtualmente, através do site: www.guilhermepatriota.com

As obras de “Os Descamisados” aborda a  fluidez deste novo enredo de Patriota, sentido principalmente, pelo contraste provocado entre o fundo, de formas geométricas extremamente coloridas, e as figuras humanas ou de objetos em preto e branco, no primeiro plano, como que saltando do papel.

Distorcendo com forte teor sarcástico famosas e clássicas imagens da representação humana – desde as esculturas da antiguidade clássica, ideais femininos do renascimento, passando pela corporalidade das vanguardas modernas, até vertentes da publicidade – a série nos faz perguntar, o que há de bizarro e irônico nas concepções do “Belo ou do Bom” e por quê ainda exercem tanta atração sobre nós.

Tendo uma exposição individual prevista para ocorrer na Torre Malakoff (Recife/PE), Guilherme entende que o site cumpre, na atual fase de seu desenvolvimento artístico, o papel de iniciar diálogos mais contundentes, com o variado público visitante, que terão continuidades em futuras experiências.

A primeira parte da mostra on-line, também ganhou texto curatorial de Laura Sousa e um vídeo documentário sobre a formação artística de Guilherme e o seu processo de criação da série exposta e a experiência de trabalho ao longo da pandemia. O projeto é uma realização da Theia Produtores Associados com recursos da Lei Aldir Blanc por meio do Edital da Secult e Fundarpe - Governo do Estado de Pernambuco.”

Ainda como conteúdo da exposição virtual, a mostra disponibiliza um curta metragem  quando o artista fala um pouco sobre sua trajetória e sobre a produção da série. O vídeo traz de forma crua o contexto de produção na casa/ateliê em tempos de pandemia e isolamento social, colocando o fazer artístico como algo indispensável em nossa resistência pelo bem coletivo e na construção de pontes entre as fruições de um passado recente e as maneiras de sentir que são possíveis em um estranho presente.

Guilherme Patriota é artista, jornalista, pós-graduado em Literatura e Estudos Culturais, estudou Cinema Político Latino Americano, é documentarista e produtor cultural com mais de 20 anos de experiência. É de Itapetim, Sertão do Pajeú, vive e trabalha no Recife e foi diretor de Produção da Mais Propaganda, Coordenador audiovisual do Museu de Arte Assis Chateaubriand, Coordenador de produção e logística da Secult-Fundarpe. Nas artes visuais, desenvolve um trabalho continuo e ininterrupto desde 1999, entre desenhos, pinturas, colagens, doc art, vídeo arte e textos (contos, poesias e roteiros), participou de quatro exposições coletivas, ilustrou os livros “A Síndrome Ocidental” (Frederico de Navarro) e “De pueri et viri” (Antônio de Pádua Dias da Silva) e já tem sua primeira exposição individual aprovada pelo Funcultura, intitulada “Fluxo Fantasia”, prevista para o início de 2022 ocupando as salas expositivas da Torre Malakoff.

SERVIÇO:

“OS DESCAMISADOS”: PERNAMBUCANO GUILHERME PATRIOTA LANÇA EXPO VIRTUAL QUE TRAZ REFLEXÕES SOBRE O BELO E O BOM NAS ARTES VISUAIS

Abertura terça (29)/ dispobilizado no: www.guilhermepatriota.com

Realização: Theia Produtores Associados

Curadoria: Laura Sousa

Incentivo: Lei Aldir Blanc por meio do Edital da Secult e Fundarpe - Governo do Estado de Pernambuco

Assessoria de Imprensa:

Mexe Mexe Comunicação

Luma Araujo (81) 9 8532.6635 / lumali.araujo@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Em Olinda, Banda Paranozes retorna aos palcos com tributo aos Engenheiros do Hawaii

Aniversário do Jardim Espaço Plural conatrá com música, cinema e literatura