Vídeo da música “Lavadeira do Rio” de Lenine é 100% desenhado em estilo de cordel

 

Artista plástica Mari Salmonson e o Coral da USP

lançam clipe em formato de Arte hoje às 17hs

A artista plástica e comunicadora da cultura popular brasileira Mari Salmonson foi convidada pelo Coral da USP para ilustrar a história contada na famosa música “Lavadeira do Rio”. A composição de Lenine faz parte do repertório do CORALUSP 12 Em Ponto, que possui um programa de compositores nordestinos de várias épocas e estilos.

Como alterativa para as apresentações, os corais vêm enfrentando grandes desafios e uma das formas encontradas foram as plataformas digitais. Desde o início da pandemia, o Coral da USP, comandado pelo regente Eduardo Fernandes, vem oferecendo programas digitais e conteúdos em seus canais nas redes. O mais novo projeto, será lançado hoje, dia 24 de abril às 17h nos canais do CORALUSP (Youtube, Facebook e Instagram), conta a história da “Lavadeira do Rio” por meio de ilustrações criadas por Mari.

O clipe é o primeiro, lançado pelo Coral, que mesclará a arte visual com a poesia da música. O estilo de cordel nasceu da literatura de cordel, que é um gênero literário sobre temas da cultura popular brasileira impresso em folhetos.

Lançamento: 24 de abril às 17h

Onde: Youtube, Facebook e Instagram do Coralusp

Do hobby a grandes projetos | Sobre Mari Salmonson

A multipotencialidade de Mari Salmonson

Mari pode ser considerada uma pessoa multipotencial, assim como uma de suas grandes referências artísticas – o Renascentista Leonardo da Vinci. Mari é artista plástica, comunicadora da cultura popular brasileira, empreendedora, mentora e também voluntária.

Sempre conectada com seu círculo familiar, Mari lembra-se da época que ouvia as lendas brasileiras contadas na fazenda de seus avós, em Araras. Essas experiências adicionadas à estética de xilogravura de cordel e à influência de trabalhos de artistas como Tarsila do Amaral e Adriana Varejão trouxeram o que hoje caracteriza as suas obras. O preto e branco são predominantes e a paixão pela cultura popular brasileira dão vida às ilustrações.

Atualmente, Mari possui sua base em Chicago, para onde se mudou em 2019, e logo ingressou no Art Institute of Chicago School para aprimorar seu talento.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife