Nesta terça, 23, tem LAB PE - Cultura que resiste e cria memórias

A
Lei Aldir Blanc, de emergência cultural, é literalmente uma
conquista dos artistas brasileiros e, claro, dos parlamentares
progressistas que lutaram na Câmara Federal para concretizar essa
lei e, portanto, trata-se de uma conquista do nosso povo. Daí a
importância de divulgarmos amplamente para que todos e todas tenham
acesso aos nossos bens culturais, seja através dos projetos
veiculados nas plataformas digitais, seja através de rodas de
diálogos, encontros e lives lançadas diariamente nas mídias
sociais.
Como dizem os poetas, a arte tem que chegar aonde o povo está. Agora estamos em casa, em isolamento social porque a vida vale a pena. A Lab PE é a nossa dica.
Nesta terça-feira, 23 de março, a partir das 19hs, no canal youtube/secultpe, acontece o programa LAB PE - Cultura que resiste e cria memórias, com convidados representativos do teatro, cinema, música e animação.
O objetivo desse encontro é mais do que apenas divulgar os projetos da LAB que estão em execução no estado. É também mais do que dar retorno, em números e informes, sobre uma das maiores políticas públicas brasileiras, estadualizadas, dos últimos anos, em meio a uma pandemia. Os recursos históricos que as secretarias estaduais de cultura receberam estão dinamizando o cenário da produção cultural no estado e promovendo mudanças nos saberes e fazeres, pelas adaptações, releituras, rearranjos que a situação de distanciamento social impõe.
Os convidados do programa representam um recorte da diversidade que os editais da LAB conseguiram atingir: teatro, cinema, música e animação. Além de falar um pouco dos seus projetos, os produtores vão nos ajudar a pensar o cenário atual da produção artística e cultural, refletindo sobre caminhos, saídas e desafios que parecem ser irreversíveis no campo do fazer cultural.
A jornalista Michelle de Assumpção irá conversar com Antônio Gutierrez (Animage), DJ Big (Jornada de MCs), Paula de Renor (Projeto Reside PE) e Silvana Marpoara (Programa CineCoisas).
Será na próxima terça (23), às 19h, no Cultura PE Digital, o canal da Secretaria de Cultura no YouTube.
Minibios
Antonio Gutierrez (Gutie) é jornalista e produtor cultural. Criador do Festival Rec-Beat é responsável pela direção e curadoria do evento, que acontece nos dias de carnaval na cidade do Recife. O Rec-Beat está entre os mais importantes festivais independentes do Brasil e em 2021 completou 26 anos de existência. É também criador e diretor dos festivais ANIMAGE (Festival Internacional de Animação de Pernambuco) e CONTINUUM (Festival de Arte e Tecnologia do Recife). É membro fundador da ADIMI – Associación para el Desarollo de la Industria de la Musica Iberoamericana. É manager de Getúlio Abelha. Foi manager das bandas Cordel do Fogo Encantado (1999 a 2010) e Mundo Livre S/A (1994 a 2000).
DJ, criador, editor e curador, Anderson Oliveira deu vida ao DJ BIG, artista da cena pernambucana que atua desde a década de 90 realizando ações de interesse social e artístico para o segmento hip-hop. Dentre as suas realizações estão a Jornada de MCs - Festival que une dança, poesia, música e grafite, levando a juventude a um encontro entre a cultura urbana e a cultura popular e ele também assina como curador e coordenador no REC DJ, palco onde os DJs de Pernambuco ocupam a grade no Carnaval Oficial do Recife com um palco de musica eletrônica. Em 2021, em caráter especial, Big realizará com o incentivo da Lei Aldir Blanc, a 15ª Jornada de MCs em formato especial, com a presença de convidados ilustres, em formato audiovisual, mostrando que é possível fazer o hip-hop alcançar todas as regiões de Pernambuco, respeitando os limites impostos pela pandemia, mas conectando a inovação ao espírito de resistência dos artistas, levando arte e cultura do cais ao sertão com a força do rap e do repente.
Silvana Marpoara é jornalista, produtora cultural e professora de comunicação. Já participou da produção e curadoria do Festival Cine PE, do projeto de cinema e educação Cine Cabeça e há mais de dez anos é comentarista de cinema na Rádio Jornal. Agora juntou sua espertise no mercado audiovisual e produziu, através da Lei Aldir Blanc, o podcast @programacinecoisas. Em 8 episódios, com a participação de convidados muito especiais como prof Alexandre Figueiroa, a repórter Bianka Carvalho e o ator Germano Haiut ela bate um papo numa espécie de aula sobre cinema e os filmes pernambucanos com o objetivo de incentivar o olhar crítico dos ouvintes diante da produção audiovisual.
Paula de Renor – Atriz, produtora e diretora da Remo Produções Artísticas desde 1983. Produziu diversos espetáculos de teatro, incluindo duas coproduções internacionais. Também atua na produção de programas para Televisão do projeto Som na Rural. Esteve a frente como curadora e produtora do Janeiro de Grandes Espetáculos por17 anos e hoje produz o RESIDE-Festival Internacional de Teatro de PE, que está na sua 3ª edição.Idealizadora, produtora e gestora do Teatro Armazém 14 por 11 anos. Participou como curadora do Festival Internacional de São José do Rio Preto em 2014, Festival do Teatro Brasileiro 20ª Edição/2019, Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga/2020. Representante de teatro e ópera no Conselho Estadual de Política Cultural de Pernambuco .
Terça, 23/03/21, 19h youtube/secultpe
CONTATOS:
Convidados:
Antonio Gutierrez (Gutie): 999269266
DJ BIG: 993297120
Silvana Marpoara: 991987378
Paula de Renor: 992525911
Coordenação núcleo Cultura PE Digital
Andréa Mota: 999960142
Michelle de Assumpção: 995445859
Romero Araújo: 985986432
Comentários
Postar um comentário