De Passagem ou Que Ano Louco 2020 une artistas de diferentes estados em experiência online nesta quinta-feira, 1º de abril

 

Experiência cênica online realizada pelo Pandêmica Coletivo Temporário de Criação surgiu do desejo de contracenar com o momento presente e fomentar a criação e produção artística neste período atípico. 

À distância, artistas em diferentes estados do Brasil se unem para a temporada online do espetáculo De Passagem ou Que Ano Louco 2020, a partir do texto dramatúrgico En Passant, de Rafael MartinsA direção é de Juracy de Oliveira e no elenco estão Marisa BezerraRaquel Parras e Walmick de Holanda. Completam a ficha técnica Josyara, que assina a direção musical, e Fernanda Garcia, responsável pela direção de arte e figurinos. 

O último dia de apresentação da temporada será nesta quinta-feira, 1º de abril e será transmitida gratuitamente pelo Zoom. Haverá intérprete de libras e legendas. Para ampliar o alcance de público, o coletivo disponibiliza uma gravação prévia da experiência, para acesso online, com audiodescrição.

Como eu vou ficar depois de ter vivido isso?

Esta é a primeira frase dita no espetáculo, que traz a dimensão do ano de 2020: suas mudanças, instabilidades, incertezas, novas rotinas, pavores e traumas. As reflexões da existência do ser sob a perspectiva da sociedade digitalizada e sua plataformização, bem como a recorrência de desastres naturais no ano de 2020, foram pontos que se relacionaram com a dramaturgia. 

A experiência investiga a reorganização de práticas e imaginários culturais em torno das plataformas virtuais. O desenrolar cênico reflete questionamentos bastante explorados no Existencialismo, do século XX – mas que invadem o século XXI pela ausência de respostas efetivas (e que talvez nunca venham a existir). 

O texto de Rafael Martins está diretamente ligado a “Esperando Godot”, de Samuel Beckett, que em síntese é uma longa espera por alguém salvador, que não se sabe quem é nem quando vem. Nada mais é do que a metáfora de nossa atual condição social no Planeta - esperamos a chegada de algo que nos libertará do confinamento por isolamento social, para que seja possível retornar ao que compreendemos como “normalidade” – ritmos e práticas sociais às quais estávamos habituados antes da pandemia.

Todavia, De Passagem ou Que Ano Louco 2020 fricciona tanto o que vem a ser essa “normalidade”, para quais grupos sociais ela aponta operar, como também: se a ideia de salvação é possível – o quê, quem e de quem precisamos ser salvos?

Sinopse 

"De Passagem ou Que Ano Louco 2020" é uma realização do Pandêmica Coletivo Temporário de Criação. A transmissão acontece a partir do texto "En Passant" de Rafael Martins. Ela e Ele, corpos que falam, trocam sensações e confidências em uma sala virtual e tentam achar o sentido da própria existência. A transmissão foi completamente criada durante a quarentena e aposta em uma dramaturgia atual e música ao vivo.

Ficha técnica 

Texto: Rafael Martins

Direção: Juracy de Oliveira

Elenco: Marisa Bezerra, Raquel Parras e Walmick de Holanda

Direção Musical e Música em Cena: Josyara

Direção de Arte e Figurino: Fernanda Garcia 

Edição de Vídeo: Nina Fachinello

Intérprete de Libras: Jhonatas Narciso

Roteiro e Narração de audiodescrição: Nara Monteiro 

Consultoria - Audiodescrição: Felipe Monteiro

Legendas: Dyhego Martins

Projeto Gráfico: Walmick de Holanda

Produção: Léo Birche


Serviço

1º/04 (quinta-feira) - 20h20

Grátis. 

Duração: 40 minutos

Classificação: Livre

Preço: gratuito

Plataforma: YouTube

https://www.youtube.com/pandemicacoletivotemporario

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Paço do Frevo, Cais do Sertão, Recife Latino e muito mais no Olha! Recife

Hey Jude & Orquestra volta ao Recife para tributo aos Beatles com a turnê Now and Then

Maestro Duda faz show no Sesc Casa Amarela