Jornada Feminina na Produção Cultural traz webinários sobre gestão, liderança e internacionalização de projetos culturais
Serão quatro encontros
virtuais, no mês março, com acesso
gratuito e
certificado.
Com a proposta de provocar reflexões e a sensibilização sobre a expansão do mercado da produção cultural e artística para as mulheres nos diversos papéis dessa cadeia profissional, será realizada a Jornada Feminina na Produção Cultural, uma série de encontros virtuais entre empreendedoras e consultoras. Serão quatro webinários direcionados tanto para quem busca uma porta de entrada para o conhecimento quanto para quem já tem uma trajetória no ramo e busca aperfeiçoamento. As aulas acontecem nos dias 4, 11, 18 e 25 de março, sempre às 19h30, com inscrições gratuitas e certificado. Interessadas já podem se inscrever no site sympla.
O projeto, fomentado pela Lei Aldir Blanc, é uma iniciativa da gestora e produtora cultural Rafaelle Costa, que também assina a curadoria trazendo para os debates mulheres que tem se destacado em suas trajetórias no fazer cultural no estado de Pernambuco. “A ideia de reunir essas profissionais se dá pela necessidade de cruzar objetivos comuns entre agentes culturais que corroboram das mesmas práticas, primando pela formação e ética. Compreendendo que nossos lugares de decisão são frequentemente subordinados a práticas verticais, pouco dialogadas e pouco inclusivas também, o que fez com que esse mercado de trabalho fosse sempre majoritariamente masculino”, enfatiza Rafaelle.
Foram convidadas Eliz Galvão (Produtora, Consultora e Gestora Cultural - Liga Criativa/PE), Carla Navarro (Produtora Cultural), Daniela Travassos (Atriz, Arte-Educadora, Produtora e Gestora do Espaço Fiandeiros/PE) e Paula de Renor (Atriz, Produtora Cultural e Curadora responsável pelo Reside - Festival Internacional de Teatro de PE).
Os temas que serão abordados se entrelaçam na temática sobre liderança e gestão, bem como visa ampliar parcerias e intercâmbio de informações e conhecimento sobre internacionalização de carreiras; gerenciamento de espaços criativos, elaboração de projetos e produção de festivais no atual contexto. Além disso, o grupo pretende discutir possíveis soluções inovadoras e criativas para o momento pós pandemia, considerando as limitações e as novas relações/interações inerentes ao contexto. Para a Jornada Feminina na Produção Cultural serão disponibilizadas 50 vagas e as participantes recebem certificado ao final do curso.
Veja a programação completa abaixo:
1º ENCONTRO: Tema: Elaboração e Consultoria de
Projetos Facilitadora: Eliz Galvão (Produtora, Consultora e Gestora Cultural -
Liga Criativa/PE) Data: 04/03 às 19h30
2º ENCONTRO: Tema: Produção Executiva de
Projetos Facilitadora: Carla Navarro (Produtora Cultural) Data: 11/03 às 19h30
03º ENCONTRO: Tema: Gerenciamento de Espaços
Criativos Facilitadora: Daniela Travassos (Atriz, Arte-Educadora, Produtora e
Gestora do Espaço Fiandeiros/PE) Data: 18/03 às 19h30
4º ENCONTRO: Tema: Internacionalização e
Intercâmbio de Projetos Cênicos Facilitadora: Paula de Renor (Atriz, Produtora
Cultural e Curadora responsável pelo Reside - Festival Internacional de Teatro
de PE) Data: 25/03 às 19h30
Curadoria, Produção Executiva e Mediação: Rafaele
Costa
Serviço:
Jornada Feminina na Produção Cultural
Dias 4, 11, 18 e 25 de março, sempre às 19h30
Inscrições gratuitas e transmissão pelo site do
Sympla.
www.sympla.com.br/jornada-feminina-na-producao-cultural__1129195
Facilitadoras convidadas:
Rafaele Costa –Pós-Graduada em Gestão e Produção Cultural pela FAFIRE, 2012. Graduada em Artes Cênicas pelo IFCE, 2008. Umas das 50 participantes selecionadas para o Programa de Capacitação em Projetos Culturais do Ministério da Cultura e Fundação Getúlio Vargas em Brasília, 2012. Colaborou na execução de projetos culturais de teatro, música e cultura popular. Participou da Equipe de Produção Executiva do Festival Recife do Teatro Nacional – FRTN, nas edições: 2009, 2010, 2011, 2018 e 2019. Desde 2012 atua na gestão pública de Cultura na Fundação de Cultura Cidade do Recife, passando por diferentes funções/atribuições. Atualmente dedica-se à Gestão Administrativa e Supervisão de Projetos Educativos no Teatro de Santa Isabel, Recife, Patrimônio Tombado pelo IPHAN.
Daniela Travassos – Pós-Graduada em Gestão e Produção Cultural pela FAFIRE, 2012. Graduada em Artes Cênicas pela UFPE, 1999. Atriz, Produtora e integrante responsável pela Gestão do Espaço Fiandeiros - sede da Companhia Fiandeiros de Teatro. Supervisora de Cultura do SESC Piedade no período (2003 a 2015). Desde 2003, Coordena e Produz diversos Projetos Culturais nas linguagens da Dança, Teatro e Música. É gestora e Coordenadora Pedagógica da Escola de Teatro Fiandeiros e Coordenadora de Arte e Cultura do Colégio Marista São Luís. Na condição de pesquisadora participou do IV Congresso Internacional de Arte/Educação – SESC E UFPE com o trabalho: “A Gestão de Espaços Cênicos no Teatro de Grupo e a Política Cultural da Cidade do Recife, no período de 2009 a 2012.” – Apresentado em 2014.
Eliz Galvão –Formada em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Marista. Pós-graduada em Gestão de Projetos Sociais pela FAFIRE; Concluinte do Programa de Capacitação em Projetos Culturais da Fundação Getúlio Vargas (FGV /MinC) e Capacitação em Gestão de Projetos e Empreendimentos Criativos do SENAC e Ministério da Cultura; Coordenadora do Ponto de Cultura Vivendo e Aprendendo em Camaragibe – PE; É produtora cultural e consultora em empreendedorismo cultural e criativo. Gestora da Liga Criativa, empresa que atua desde 2009 prestando serviços nas áreas de produção cultural, elaboração, consultoria e gestão de projetos.
Carla Navarro –Produtora do Circuito Sinfônico e Pernambuco Sinfônico, realizadora do Festival São João Sinfônico e do Festival Internacional de Mágica, foi produtora do Balé Popular do Recife, do Quinteto Violado e da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música. É produtora da Orquestra de Câmara de Pernambuco.
Paula de Renor– Idealizadora, produtora e curadora do RESIDE-Festival Internacional de Teatro de PE. Representante em Recife do LA RED de Promotores Culturales de Latinoamérica y el Caribe, desde 2010. Conselheira do segmento de Teatro e Ópera do Conselho Estadual de Políticas Culturais de PE. Esteve à frente como curadora e produtora do Festival Janeiro de Grandes Espetáculos por quase vinte anos. Foi gestora do antigo Teatro Armazém 14 (2000 a 2011). Curadora do Festival Internacional de São José do Rio Preto em 2014 e XX Festival do Teatro Brasileiro, 2019. Compôs a Curadoria da 27º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga –2020, versão Digital.
Jaciana Sobrinho – Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Salgado de Oliveira, 2004. Especialista em mídias sociais e assessoria para projetos Culturais. Trabalhou na Secretaria de Cultura do Recife /Fundação de Cultura do Recife no período(2009 a 2013). Foi repórter e produtora de conteúdo da Agenda Cultural do Recife (2013 a 2017). Assessorou os projetos: 4º Encontro de Acessibilidade Comunicacional em PE, 2018; Experiri LAB de Artista, 2018; RURAIS, Exposição em 2017; Todas as Vidas do Mundo, Show Musical de PC Silva, 2017. Realizou a Assessoria de Comunicação e Produção Executiva da BANDAVOOU, de 2012 a 2017.
Comentários
Postar um comentário