FRED JORDÃO EXPÕE “SERTÃO”

 


A exposição SERTÃO, do fotógrafo Fred Jordão, abre no próximo dia 16 de janeiro, no Museu do Barro, em Caruaru-PE, apresenta uma visão diferente do estereótipo de terra seca e rachada com carcaças de bichos mortos e pobreza gritante. Imagens de um sertão verdejante, ancorado nas chuvas, e apontando para as transformações por que passa este território tão presente no imaginário coletivo.

O Sertão do século XXI reúne não só a idealização de um espaço consagrado pela literatura regionalista como o território das ausências e reconhecido como repositório de tradições e guardião de saberes, mas também um Sertão Contemporâneo e conectado com o mundo globalizado. “Vejo o Sertão como um território repleto de inquietações e ebulições. As transformações que vêm acontecendo nas últimas décadas criaram camadas distintas – o velho e o novo, o moderno e o arcaico convivem numa simbiose original. O Sertão permanece tradicional e ao mesmo tempo desperta moderno”, resume Jordão.

Fred Jordão

Fruto de um trabalho que vem sendo construído desde a década de 90, a exposição Sertão inclui fotografias do livro Sertão Verde - Paisagens (publicado em 2012), do documentário Sertão Século 21 (em produção), além de sucessivas viagens e pesquisas desenvolvidas pelo autor durante os últimos 25 anos. Sertão é composta por 110 fotografias impressas em Canvas.

Arqueologia contemporânea, Cartografia, Sertão Verde e Retratos são os Espaços/Ensaios que fazem parte desta que é a oitava exposição do fotografo Fred Jordão. Fred publicou vários livros, entre eles, o RECIFE, finalista do premio Jabuti 2020.

A exposição tem o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura e conta com o apoio da Fundação de Cultura da Prefeitura de Caruaru. A abertura acontece no dia 16 de janeiro às 15h. O horário de visitação vai de terça a sábado das 8h às 17h e domingo das 9h às 13h.

SERTÃO conta com audiodescrição da ComAcessibilidades e respeitará todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades governamentais para eventos culturais.

Design de exposição e peças gráficas são de autoria de Carla Gama, as ampliações fotográficas do Atelier de Impressão e tratamento e finalização de catalogo da SuperImagem. Produção Executiva: Maria Rosa Maia. Assessoria de Imprensa: Verbo Comunicação.

Tags: #Museu do Barro #SERTÃO #Sertão Verde #Caruaru #Sertão Contemporâneo #Sertão Chuvoso #SertãoFredJordao #FotografoFredJordao #SertãoVerdePaisagens #Caruaru #FJImagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Cafofinho lança TIRO DA ALMA, projeto inédito contemplado pela Aldir Blanc

COLETIVO CINERUAPE ESTREIA PODCAST NESTE SÁBADO (23)

Shopping Patteo Olinda recebe exposição de veículos em miniatura