FRED JORDÃO EXPÕE “SERTÃO”

 


A exposição SERTÃO, do fotógrafo Fred Jordão, abre no próximo dia 16 de janeiro, no Museu do Barro, em Caruaru-PE, apresenta uma visão diferente do estereótipo de terra seca e rachada com carcaças de bichos mortos e pobreza gritante. Imagens de um sertão verdejante, ancorado nas chuvas, e apontando para as transformações por que passa este território tão presente no imaginário coletivo.

O Sertão do século XXI reúne não só a idealização de um espaço consagrado pela literatura regionalista como o território das ausências e reconhecido como repositório de tradições e guardião de saberes, mas também um Sertão Contemporâneo e conectado com o mundo globalizado. “Vejo o Sertão como um território repleto de inquietações e ebulições. As transformações que vêm acontecendo nas últimas décadas criaram camadas distintas – o velho e o novo, o moderno e o arcaico convivem numa simbiose original. O Sertão permanece tradicional e ao mesmo tempo desperta moderno”, resume Jordão.

Fred Jordão

Fruto de um trabalho que vem sendo construído desde a década de 90, a exposição Sertão inclui fotografias do livro Sertão Verde - Paisagens (publicado em 2012), do documentário Sertão Século 21 (em produção), além de sucessivas viagens e pesquisas desenvolvidas pelo autor durante os últimos 25 anos. Sertão é composta por 110 fotografias impressas em Canvas.

Arqueologia contemporânea, Cartografia, Sertão Verde e Retratos são os Espaços/Ensaios que fazem parte desta que é a oitava exposição do fotografo Fred Jordão. Fred publicou vários livros, entre eles, o RECIFE, finalista do premio Jabuti 2020.

A exposição tem o patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através do Funcultura e conta com o apoio da Fundação de Cultura da Prefeitura de Caruaru. A abertura acontece no dia 16 de janeiro às 15h. O horário de visitação vai de terça a sábado das 8h às 17h e domingo das 9h às 13h.

SERTÃO conta com audiodescrição da ComAcessibilidades e respeitará todos os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades governamentais para eventos culturais.

Design de exposição e peças gráficas são de autoria de Carla Gama, as ampliações fotográficas do Atelier de Impressão e tratamento e finalização de catalogo da SuperImagem. Produção Executiva: Maria Rosa Maia. Assessoria de Imprensa: Verbo Comunicação.

Tags: #Museu do Barro #SERTÃO #Sertão Verde #Caruaru #Sertão Contemporâneo #Sertão Chuvoso #SertãoFredJordao #FotografoFredJordao #SertãoVerdePaisagens #Caruaru #FJImagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro Apolo recebe show inédito: Tributo a Mahmoud Reda

Cia Devir mescla circo e frevo em performance com apresentações gratuitas

Paixão de Cristo de Casa Amarela realiza encenação para pessoas em situação de rua