Sergio Gaia lança a música “Breve Balanço”, com participação da cantora acre-pernambucana Mayra Clara

 

 


 

A nova canção autoral do artista também ganhou videoclipe, que entrará no ar no próximo dia 06, nas plataformas digitais. Já no dia 08, haverá live    

 

Breve Balanço é o nome da nova canção autoral do músico Sergio Gaia, que será lançada no próximo dia 06, nas plataformas digitais. A composição do cantor, arranjador, instrumentista e compositor pernambucano foi produzida durante esta pandemia. “Lembro que compus a música num dia em que o isolamento estava incomodando um pouco além da conta e o tempo parecia mais lento. Então, comecei a letra dizendo como o ‘verão’ é breve, mas ao mesmo tempo falando como se fosse para alguém – alguém ao lado do qual a travessia desse momento se torna mais fácil”, recorda o artista.

 

Para Sergio, o que possibilitou tornar este período um pouco mais leve foram os laços afetivos, as pessoas queridas que temos. Assim, a canção fala sobre companheirismo para atravessar uma época de tempo lento e estranho. E como a proposta do seu novo projeto individual é trazer uma canção local, pernambucana, misturada a elementos de indie e pop rock mais modernos, em Breve Balanço, o músico utiliza os sons do violão, guitarra, baixo elétrico, teclado e programações eletrônicas, com gravação no seu home studio. “Faço tudo utilizando meu computador, uma boa placa de som e um bom microfone de voz, além, é claro, dos meus instrumentos”, conta.

 

Mayra Clara / Foto VanessaAcioly 

A música ganhou também videoclipe, que será lançado no mesmo dia 06 de dezembro, no canal do Youtube do músico, e vem com a participação da cantora acre-pernambucana Mayra Clara, integrante do coletivo Reverbo. “O clipe foi todo feito em câmera lenta, justamente para transmitir essa impressão de tempo arrastado”, diz. O vídeo, gravado em Aldeia e dirigido por Miguel Gaia, mostra os dois músicos em ambientes diferentes, afastados um do outro, numa casa abandonada no campo, para passar a mensagem de companheirismo em meio ao afastamento. 

“Quando fiz a música, pensei imediatamente que ela ficaria perfeita na voz de Mayra e foi exatamente isso que aconteceu, coube como uma luva... ela é uma intérprete expressiva e talentosíssima! Sou grande admirador do trabalho dela, bem como de tudo o que o coletivo Reverbo tem feito”, ressalta Sergio. A parceria dos artistas poderá ser vista também em transmissão ao vivo no perfil do Instagram de Gaia, o @sergiogaiaoficial, no dia 08 de dezembro, às 21h. Durante a live, eles cantarão e conversarão sobre o processo criativo de Breve Balanço.

 

EP SOLO – Breve Balanço faz parte de uma série de composições produzidas durante a pandemia, que resultarão no primeiro EP da carreira solo de Sergio Gaia, com previsão de lançamento no primeiro semestre de 2021. Já foram lançadas Só Aurora Nascerá e Tempos de Pedra, recentemente. Todas as músicas do artista podem ser conferidas nas plataformas digitais, como Spotify, Deezer, Apple Music e Youtube. 

 

TRAJETÓRIA NA MÚSICA – Artista desde criança, Sergio Gaia se formou em Licenciatura em Música pela UFPE, seguindo carreira academia com Mestrado em Etnomusicologia (UFPB) e Doutorado em Composição (Unicamp), com período de pesquisa na University of Florida-Gainesville (EUA). A partir da sua pesquisa de mestrado, lançou o livro Ney Matogrosso: o ator da canção, um estudo etnomusicológico sob a performance do artista, pela Editora Multifoco do Rio de Janeiro.

 

A obra teve segunda edição lançada em 2010, na XX Bienal Internacional do Livro de São Paulo, além de shows de lançamento no Conservatório Pernambucano de Música e no SL Music Hall, em São Paulo. Já seu doutorado foi uma pesquisa sobre os processos criativos do maestro e compositor pernambucano Moacir Santos (grande influência para Sergio Gaia), resultando não só na pesquisa escrita, mas também na composição de obra autoral de três movimentos Suíte Ouro Negro – do Sertão à Califórnia.

 

“Eu a compus para uma orquestra semelhante às formações instrumentais usadas pelo Moacir e a música foi estreada no aniversário do Conservatório Pernambucano de Música pela Banda Sinfônica da Instituição, em 2016, no Teatro Santa Isabel”, recorda o músico, que foi professor do Conservatório, em 2008, e Coordenador de Música do Paço do Frevo, em 2018 e 2019. Durante o período que residiu em São Paulo, lançou a Banda Gaia (2009 – 2013), com uma proposta mais rock “vintage”. Atualmente, de volta ao Recife, estreia sua carreira solo, com influências pernambucanas, indie e pop rock moderno. Mais informações sobre o artista no Instagram (@sergiogaiaoficial) e Youtube. Contato pelo telefone (81) 9.8287.1415 ou e-mail gaiasmusica@gmail.com.

 

SERVIÇO

 

Lançamento do videoclipe da música Breve Balanço

Quando: domingo, 06 de dezembro de 2020

Horário: às 15h

Onde: youtube.com/sergiogaia

 Live com Sergio Gaia e Mayra Clara

Quando: terça-feira, 08 de dezembro de 2020

Horário: às 21h

Onde: instagram.com/sergiogaiaoficial

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Cafofinho lança TIRO DA ALMA, projeto inédito contemplado pela Aldir Blanc

COLETIVO CINERUAPE ESTREIA PODCAST NESTE SÁBADO (23)

Shopping Patteo Olinda recebe exposição de veículos em miniatura