Recife celebra a semana de Natal com grandes espetáculos na internet e Nataliocas nas ruas

Até o próximo dia 26, programação contará com exibições televisivas e virtuais dos já tradicionais espetáculos natalinos Baile do Menino Deus e Natal para Sempre, além das Nataliocas distribuindo alegria e tradições pelas ruas


Em sua segunda semana de atividades, o Ciclo Natalino preparado pela Prefeitura do Recife segue nos próximos dias, inovando e subvertendo tempos tão duros com uma programação cultural toda virtual e volante para assegurar saúde e distribuir esperança em tempos melhores para todo recifense.

Realização da Secretaria de Cultura, da Fundação de Cultura Cidade do Recife e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, com patrocínio da Ambev, a programação contará esta semana com exibições televisivas e virtuais dos já tradicionais espetáculos natalinos Baile do Menino Deus e Natal para Sempre. No dia 25, as Nataliocas ganham a cidade, levando a alegria e as tradições da cultura popular pela cidade.

NATAL PARA SEMPRE

Espetáculo que já integra o calendário festivo da cidade, o Natal Para Sempre será transmitido no dia 25 de dezembro, ao meio dia, na TV Jornal. O conto de fadas natalino mistura música, dança e magia e será gravado no Teatro do Parque, dias antes da exibição. O musical, concebido pela bailarina Andréa Carvalho, conta a história de uma menina e um livro mágico, repleta de seres fantásticos como Pinóquio, bonecos de chumbo e bailarinas.

BAILE DO MENINO DEUS

Em um momento de isolamento social vivido no mundo inteiro, o Baile do Menino Deus convida os brasileiros para “abrirem suas portas” para a chegada do “Menino Divino”. O espetáculo natalino, produzido pela Relicário Produções/Carla Valença, e dirigido por Ronaldo Correia de Brito, que reúne milhares de turistas e conterrâneos no Marco Zero do Recife há 17 anos, contará a história mais famosa do mundo de uma forma diferente. Este ano, o espetáculo que faz uma leitura lúdica do nascimento de Jesus Cristo, chegará nas casas dos brasileiros entre os dias 23 a 26 de dezembro, pelas plataformas digitais e TV. O filme também estará disponível pelo site, com libras e audiodescrição.

A transmissão será nos dias 24 e 25, às 20h, de dezembro pelo www.youtube.com.br/bailedomeninodeuswww.bailedomeninodeus.com.br. No dia 26 de dezembro, às 14h, o Baile será exibido pela TV Globo.

NATALIOCAS



No dia 25, as tradições da cultura popular nordestina voltam a circular pela cidade, convidando a população a celebrar em casa o ciclo natalino. Ganhando as ruas de todas as Regiões Político Administrativas (RPAs) da cidade, sob a alcunha festiva de Nataliocas, mais quatro atrações garantirão a festa nas varandas, sacadas e calçadas Recife afora, distribuindo emoção entre os recifenses.

Dia 25

Natalioca 1

16h às 18h - Pastoril Achyles

18h às 20h - Pastoril Vovó Alzira

Natalioca 2

16h às 18h - Pastoril Sonho de uma Adolescente

18h às 20h - Pastoril Campinas Alegres

RÉVEILLON

A chegada de 2021 será celebrada com generosas doses de esperança e criatividade. Em vez dos tradicionais espetáculos de música e fogos de artifício na orla de Boa Viagem e em outros pontos da cidade, a festa vai ter que ser dentro de casa, para evitar a disseminação do vírus. Mas a Prefeitura do Recife não vai deixar de fazer brilhar os olhos dos recifenses, tão ansiosos para testemunhar tempos de saúde e alegria, beleza e leveza. No lugar dos tradicionais fogos de artifício, o céu ganhará um show de luzes, que serão projetadas de cima de prédios localizados em pontos estratégicos da cidade para garantir visibilidade ao maior número possível de pessoas, da janela e da varanda de casa. Até a música está garantida. Para embalar o espetáculo luminoso, a Frei Caneca FM preparou uma trilha sonora, que será executada na frequência 101.5 FM à meia-noite.

QUEIMA DA LAPINHA

O Ciclo Natalino só encerra no dia 6 de janeiro, com a realização da Queima da Lapinha, tradição religiosa do século XIX, trazida pelos jesuítas para o Brasil, cujo simbolismo está relacionado à manjedoura onde nasceu o Menino Jesus e ao dia em que ele foi visitado pelos três reis magos. Feita de folhagens secas e incensos, a lapinha é queimada para consagrar o ciclo ao fogo, saudando o Carnaval que se anuncia incerto, em função da pandemia.

Este ano, o cortejo dos pastoris será nas Freviocas, com saída do Parque Dona Lindu. A Lapinha será queimada no Sítio Trindade, sem a participação do público.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife