Prefeitura do Recife vence Prêmio do Iphan

 

 

Foto Andrea Rego Barros

Pátio Criativo, realizado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, recebeu o reconhecimento nacional de um projeto que preserva, valoriza e promove o Patrimônio Cultural Brasileiro 

A Prefeitura do Recife é uma das grandes vencedoras da 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Com o Pátio Criativo, a gestão municipal teve o reconhecimento de um projeto que é um marco importante de preservação, valorização e promoção do Patrimônio Cultural Brasileiro, além de uma premiação de R$ 20 mil para a Prefeitura. Este ano, o Prêmio do Iphan contou com a inscrição de 515 projetos de todo o Brasil. O Projeto Pátio Criativo é resultado de um esforço integrado entre a gestão pública municipal e a sociedade civil com vistas à dinamização econômica, cultural e turística do Pátio de São Pedro e o melhor aproveitamento de seu potencial histórico e patrimonial. 

“Ser agraciado com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo IPHAN, é ter a certeza de que sempre devemos apostar na construção coletiva dos processos, com destaque para modelos de governança participativa composta por diversos atores sociais conectados ao Pátio de São Pedro, possibilitando discussões e implementação de ações inovadoras para o fortalecimento econômico e turístico do local, com foco na preservação do seu patrimônio cultural e com o devido monitoramento das iniciativas públicas e privadas ali destinadas”, afirma a secretária de Turismo, Esporte e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. 

O Pátio de São Pedro está localizado no bairro de São José, reunindo um dos mais expressivos legados barrocos recifenses. "Com a construção e fortalecimento da governança local, conseguimos efetivar projetos inovadores que fomentaram a economia criativa no Pátio e suas adjacências. A união de sonhos e propósitos comuns, reunindo as forças sócio-produtivas que integram o local, possibilitou a materialização deste projeto. O Pátio Criativo é acima de tudo uma aposta nas pessoas e no território, com uma visão de potência e abundância, investindo na força do capital social e criativo da região, na capacidade local de se repropor, com organização, diálogo, cooperação e confiança para apostar na audácia e aproximar o futuro em conexão com as tradições locais", afirmou a gerente geral de Inovação Turística, Karina Zapata. 

Rodeado por casas coloniais e pela fachada barroca da Concatedral de São Pedro dos Clérigos, o Pátio de São Pedro é um rico reduto cultural, abrigando diversas referências e equipamentos de salvaguarda da história pernambucana, como a Estátua do poeta negro Solano Trindade, o Memorial Chico Science, o Memorial Luiz Gonzaga, a Casa de Carnaval, o Museu de Arte Popular e o Núcleo Afro do Recife. Também é palco de eventos tradicionais da cultura afro e popular do Estado, especialmente durante os ciclos festivos do Carnaval, São João e Natal. 

Em função da pandemia causada pelo Covid-19, as atividades programadas para o Projeto Pátio Criativo foram temporariamente suspensas, inclusive o lançamento dos Editais de ocupação social e econômica (construídos com ampla escuta social e discussões coletivas) que estavam previstos para o mês de abril do corrente ano. A expectativa é que sejam lançados no primeiro trimestre de 2021, permitindo a estruturação de um polo de economia criativa por meio de novos usos e ocupações por parte de empreendedores pernambucanos que atuam nas linguagens de gastronomia, design, artes visuais, teatro, dança, música, fotografia, literatura e produção de festas.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado