Orquestra Ouro Preto e Alceu Valença realizam Live

 

Valencianas /  Foto Naty Torres

A ORQUESTRA OURO PRETO celebra os 125 anos da SulAmerica com duas lives em sequência neste domingo, dia 6 de dezembro, transmitidas diretamente da histórica cidade mineira. Tudo sob a batuta do maestro Rodrigo Toffolo, com participação de Alceu Valença e do violinista Carmelo De Los Santos.

Às 17h, a Academia Orquestra Ouro Preto interpreta um ícone do barroco musical renascentista no templo do barroco arquitetônico mineiro. O concerto “As Quatro Estações”, de Vivaldi, será transmitido da Igreja de São Francisco, cujos adornos estão para Aleijadinho e Mestre Ataíde como a Capela Sistina está para os renascentistas. O solista convidado é o violinista gaúcho radicado nos EUA, Carmelo de Los Santos.

A Academia é um projeto educativo realizado através da parceria entre a OOP e a SulAmerica que reúne 42 alunos, entre 18 e 28 anos, coordenados e regidos pelo diretor artístico da orquestra, maestro Rodrigo Toffolo. O concerto é o resultado de um trabalho realizado de maneira virtual durante a pandemia. Esta será a primeira vez que o grupo se reúne presencialmente.

Das quatro estações diretamente para a Estação da Luz, a ORQUESTRA OURO PRETO convida ALCEU VALENÇA para apresentarem juntos o aclamado Valencianas, que reúne obras do cantor e compositor pernambucano adaptadas para a música de concerto. Uma ponte entre as sonoridades do Nordeste solar com o barroco mineiro, onde as ladeiras musicais de Olinda se encontram com as de Ouro Preto.

Transmitida desde a Casa da Ópera, o mais antigo teatro em funcionamento na América Latina, a partir das 19h, a live tem um componente especial. O público poderá assistir em primeira mão um mix de dois diferentes concertos: Valencianas 1 (vencedor do Prêmio da Música Brasileira como melhor álbum de MPB) e uma prévia de Valencianas 2, previsto para rodar diversas cidades brasileiras em 2021, com o lançamento do álbum e audiovisual gravados em Portugal.

No palco da Casa da Ópera, Alceu e a OOP interpretam Anunciação, Belle de Jour, Tropicana, Como Dois Animais, Cavalo de Pau, Tomara, Pelas Ruas Que Andei, Eu Vou Fazer Você Voar, entre outras, além da suíte Valencianas 2 e versões orquestrais de temas como De Janeiro a Janeiro e Estação da Luz.

O concerto tem regência de Rodrigo Toffolo, arranjos de Mateus Freire e direção de cena de Paulo Rogério Lage. A produção executiva é da Palco, da Tropicana e da Orquestra Ouro Preto.

“Alceu é um ícone da música brasileira por sua eterna ousadia e contemporaneidade. Valencianas associa os gêneros do sertão e do agreste do Brasil, tão essenciais em sua obra, à música de concerto cheia de versatilidade da Orquestra Ouro Preto. Uma maneira não só de homenagear este mestre e a brasilidade profunda a que a obra de Alceu nos remete” - explica o maestro Rodrigo Toffolo.

Para Alceu, “trata-se de um olhar diferente sobre a minha obra. Isso acontece muito em função do espírito da orquestra Ouro Preto. São músicos jovens que contagiam pela destreza com que executam seus instrumentos e a maneira com que conseguem captar as nuances  da minha musica” - diz o compositor.

Nas palavras do apresentador Tadeu Schmidt, que recebeu Alceu e a Orquestra Ouro Preto no Fantástico em 2019, “Valencianas faz com que a música, além de ser dançada e cantada, tenha a característica de ser ouvida”.

E neste domingo as Valencianas também poderão ser assistidas ao vivo no www.youtube.com/orquestraouropreto

SERVIÇO:

Data: Domingo, 06 de dezembro
Transmissão: Canal da Orquestra Ouro Preto no YouTube (www.youtube.com/orquestraouropreto).

17:30 - As Quatro Estações de Vivaldi
Academia da Orquestra Ouro Preto. Solista convidado: Carmelo de Los Santos
Local: Igreja de São Francisco de Assis - Ouro Preto (MG).

19h - Valencianas
Alceu Valença e Orquestra Ouro Preto
Local: Casa da Ópera - Ouro Preto (MG)
Mais Informações: www.orquestraouropreto.com.br

  

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril