Mostra de Ploeg, na Arte Plural Galeria (APG) marca triplo aniversário

 

 

O olhar apurado de um artista que se orgulha de somente conseguir pintar o que vê, mesmo que com uma visão ímpar, vai guiar o público, a partir desta quarta-feira, dia 2 de dezembro, na exposição “Ploeg e outras narrativas”. A mostra, na Arte Plural Galeria, tem um caráter comemorativo de 25 anos de dedicação às artes e de 65 anos de vida do artista plástico Roberto Ploeg, além dos 15 anos da Arte Plural Galeria.

Nascido na Holanda, mas radicado no Nordeste Brasileiro há 40 anos, Ploeg volta à APG após seis anos, com obras que registram um olhar sobre a própria história e identidade de Ploeg e um olhar amoroso e, ao mesmo tempo, crítico sobre o Brasil através do retrato. A curadoria é do artista pernambucano Luciano Pinheiro. 

A exposição tem na maior parte trabalhos inéditos, inclusive, de tamanhos grandes, e outros mais antigos, até então carinhosamente guardados no acervo particular de Ploeg. Das 21 obras, todas em óleo sobre tela, surgem figuras das mais diversas, todas do convívio pessoal, que somam “47 pessoas habitando as paredes da galeria”, diz ele. 

Entre tantos personagens está o próprio artista em “Autorretrato quando triste”, quando na perda do amigo Bernard. Ploeg se sente também representado quanto aos seus sentimentos de angústia por motivos políticos no quadro “O Cavalo Desolado”, único animal retratado em meio às figuras humanas. “A arte de Ploeg não é inocente, ela anuncia e denuncia com a delicadeza dos iluminados”, ressalta Luciano Pinheiro em seu texto curatorial. 

Outra celebração em 2020 é o aniversário de 15 anos da Arte Plural Galeria (APG). Instalada no bairro do Recife desde 2005, a galeria se consolidou como referência no Nordeste, com mais de uma centena de mostras realizadas, além de outros projetos culturais.

Em tempos de pandemia, o tradicional catálogo da exposição será digital e estará disponível no site da APG (www.artepluralgaleria.com.br), bem como um vídeo que percorrerá toda a mostra. 

Para os que preferem o modo presencial, a exposição será aberta para visitações na segunda, quarta e sexta-feira das 10 às 17 horas, seguindo todos os protocolos de biossegurança para prevenção da Covid-19. Aos sábados, com prévio agendamento, grupos de até oito pessoas poderão participar de visitas guiadas com a presença de Ploeg. 

Como participar - Aos sábados de dezembro (05/12, 12/12 e 19/12), com prévio agendamento, grupos de até sete pessoas podem participar das de visitas guiadas com a presença do artista Roberto Ploeg. Será possível marcar para às 14h30 ou 16h. O agendamento é feito no link:  https://minhaagendavirtual.com.br/ploegeoutrasnarrativas

 

Serviço:

O que? Exposição “Ploeg e outras narrativas

Quando? A partir do dia 2 de dezembro

Como? Presencial às segundas, quartas e sextas, das 10h às 17h.

Aos sábados, visitas guiadas com o artista para pequenos grupos.com agendamento aqui:

(neste link - https://minhaagendavirtual.com.br/ploegeoutrasnarrativas) Onde? A APG fica na Rua da Moeda 140, Recife| Telefone: (81) 3424-4431 | @arte_plural_galeria | www.artepluralgaleria.com.brdiv>

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NESTE SÁBADO O GRUPO JOÃO TEIMOSO COMEMORA 23 ANOS COM O SARAU DAS ARTES

Do Choro ao Frevo: Paço do Frevo celebra Dia do Choro neste sábado

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)