Livro registra resgate histórico da restauração do Teatro do Parque

 

Foto Andrea Rego Barros

 
A obra, de autoria da jornalista Silvia Bessa, foi lançado na última segunda-feira (28) com a entrega dos primeiros exemplares ao prefeito Geraldo Julio

Neste mês de dezembro os recifenses e o Recife receberam um grande presente de fim de ano: a reabertura do Teatro do Parque, depois da maior obra de reforma e restauro já realizada no equipamento, fundado em 1915. Para marcar este momento tão importante da história, cultura e memória dos recifenses, o prefeito Geraldo Julio fez, na tarde de ontem, segunda-feira (28), em seu gabinete, o lançamento simbólico do livro “Teatro do Parque - Reforma e restauro da história e dos afetos do Recife”, de Silvia Bessa.

Na ocasião, o prefeito Geraldo Julio recebeu em mãos, da autora, os primeiros exemplares do livro. Também estiveram presentes o chefe do Gabinete de Projetos Especiais, Otávio Calumby, o presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, a arquiteta Simone Osias, responsável pelos trabalhos de restauração do Teatro do Parque e pela coordenação da criação do livro e a designer Simone Freire, responsável pela Direção de Arte do livro.

“A gente tem aqui  um livro que faz o registro de todo o restauro que foi feito no Teatro do Parque. É a maior obra de reforma e restauro desde a fundação do teatro em 1915. A gente conseguiu recuperar todos os dados históricos de 1929, quando ele virou o cineteatro. Aqui a escritora Silvia Bessa fez uma ampla pesquisa, entrevistou todos os envolvidos e fez um registro maravilhoso desse restauro que foi feito lá. Feliz com o teatro pronto e agora mais ainda com o registro histórico que esse livro faz”, celebrou o prefeito.

Longe de ser apenas um registro técnico dos trabalhos, o título se propõe a gerar sensações nos leitores e dar protagonismo aos atores anônimos da intervenção. “O livro é um registro desafiador da obra de restauro de um edifício público de tamanha importância histórica e afetiva para o Recife, mas que não tinha arquivo dos registros necessários para a realização dos trabalhos”, comentou Simone Osias.

Em 140 páginas de um texto leve e imagens marcantes, o título procura aproximar e traduzir tanto para os leitores leigos quanto para os interessados na área os detalhes da restauração do Teatro, a partir de relatos de técnicos de arquitetura e engenharia, pesquisas históricas e memórias pessoais dos entrevistados.

Para compor o enredo, Silvia Bessa ouviu desde artífices, restauradores, engenheiros, artistas, produtores da cena teatral e familiares do comendador Bento de Aguiar, fundador do Parque, até representantes do público fiel que sempre nutriu um afeto genuíno pelo espaço.

O livro “Teatro do Parque - Reforma e restauro da história e dos afetos do Recife” conta com direção de arte da designer Simone Freire e projeto gráfico de Amanda Torres. Já as imagens, em sua maioria, são de autoria das fotógrafas Andréa Rêgo Barros e Daniela Nader.

O Teatro - Um dos únicos teatros-jardim ainda existentes no Brasil, o Parque, como é carinhosamente conhecido por seu público saudoso, sofreu várias intervenções, ao longo de mais de cem anos de história. Além da realizada agora, foram quatro grandes intervenções desde a inauguração do equipamento, em 1915. A primeira delas data de 1929, quando o Teatro foi ampliado e adaptado para a função de cine-teatro. A segunda aconteceu em 1968, quando o espaço recebeu ajustes de uma reforma que conferiu a ele características modernistas.

A penúltima grande intervenção deu-se em 1986, quando foram observados alguns pequenos indícios de obras de restauração. Por fim, no ano de 2000, foram realizadas obras para instalação de sistema de climatização.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo