Homenagem a Clarice Lispector, lançamentos e escritoras vencedoras do Jabuti no Circuito Cultural Digital

 

 

Cida Pedrosa / Foto Sennor Ramos 

 

Começa nesta terça-feira (8) a última etapa do Circuito Cultural Digital de Pernambuco, ação realizada mensalmente pela Companhia Editora de Pernambuco desde setembro como forma de fomentar a cultura em meio à pandemia de Covid-19. Em dezembro, fechando a série de encontros virtuais, as escritoras Cida Pedrosa, vencedora de dois prêmios Jabuti 2020 (Poesia e Livro do Ano com livro Solo para Vialejo), Nélida Piñon, que arrebatou a categoria Crônica no mesmo certame com Uma furtiva lágrima, Clarice Lispector, cujo centenário de nascimento é comemorado na quarta-feira (10), e o lançamentos dos livros do Prêmio Cepe Nacional de Literatura estão entre os destaques da programação. O circuito seguirá até sexta-feira (11) no portal circuitoculturalpernambuco.com.br. 

Primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (1996-1997) e feminista histórica, a carioca Nélida Piñon abre a programação nesta terça-feira, às 17h, com a live Escrita literária: oficio e vocação. Com mais de 25 livros publicados, traduzidos para 30 países, Nélida Piñon é dona de uma prestigiada trajetória, tendo arrebatado mais de vinte prêmios nacionais e internacionais – entre eles, o Príncipe de Astúrias e três Jabutis em 2005/ 2020. No Circuito pernambucano, ela  conversará com o crítico Péron Rios sobre sua vida, criação literária, a longa relação com a escrita (as primeiras histórias surgiram aos sete anos de idade), paixões pessoais, entre outros assuntos.

Na quarta-feira (9), às 19h, a Cepe Editora fará o lançamento coletivo dos vencedores da quinta edição do Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Vai reunir os escritores Emir Rossoni (Rio Grande do Sul, autor do livro de contos Erros, errantes e afins), Zulmira Alves Correia (Ceará, autora do livro de poesia As cartas de Maria) e Vanessa Molnar (São Paulo, autora do romance A importância dos telhados) em conversa como jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes.

Na quinta-feira (10),  o bate-papo sobre a relação da escritora Clarice Lispector com a cidade do Recife, onde viveu dos 2 aos 14 anos de idade, é uma das grandes pedidas do Circuito. O encontro reunirá a jornalista Clarice Hoffmann, a ilustradora Clara Moreira e o ilustrador Greg, que preparam a HQ sobre Clarice a ser lançada pela Cepe em 2021. 

Na sexta-feira, às 14h, a escritora Cida Pedrosa conversa com o jornalista e escritor Samarone Lima sobre como foi o processo de criação do seu premiado livro Solo para Vialejo, lançado pela Cepe em 2019. No mesmo dia, às 19h, a editora lança o livro Brasileirismos e conexões em Gilberto Freyre, escrito pelo  antropólogo, pesquisador Raul Lody.

Balanço  - Para o presidente da Cepe, jornalista Ricardo Leitão, o Circuito cumpriu seu papel ao oferecer, de forma gratuita, uma programação qualificada e diversificada ao longo dos últimos quatro meses. “Foi uma importante imersão literária e cultural para públicos de todas as idades. Essa iniciativa impactou mais de quatro milhões de pessoas, com engajamento superior a 50 mil acessos que vieram de todas as regiões do Brasil e de países como os Estados Unidos, Portugal, Espanha, Alemanha, Irlanda, entre outros”.

Jamille Barbosa, gerente editorial da Fundação Gilberto Freyre e curadora do Circuito, destaca ainda outros aspectos que foram assegurados com a realização do circuito em seu formato digital. “O impacto do Circuito na economia criativa, principalmente em Pernambuco, foi importante porque ao dar oportunidade de trabalho aos artistas de todas as regiões do Estado, ele ampliou a visibilidade do belo trabalho que realizam”, disse.


Confira a programação:


Dia 8.12 – Terça-feira

 16h30 – Abertura Oficial do Circuito.

17h - Live: Escrita literária: ofício e vocação. Participação da escritora Nélida Piñon. Apresentação do crítico literário Péron Rios.

Dia 9.12 – Quarta-feira

8h30 – Ler, muito prazer! - Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.

9h – Senta, que lá vem história! - Contação da história do livro Um poeta no pomar (Cepe Editora), de Sonia Carneiro Leão. Com Érica Montenegro.

10h – Oficina - Fazer criativo: oficina de tie dye, com Gi Sátiro.

11h – Bate-papo - Por um Brasil de leitores, participação de Catherine León (Kids Indoors), Biblioteca Casa Azul e Sesi-SP. Mediação de Hélio Monteiro.

12h - Prazer de Ler - Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.

13h – Circuito em conexão

14h – Por dentro do livro - Processo de criação dos livros PEsado: origem e consolidação do metal em Pernambuco (Cepe Editora), de Wilfred Gadêlha, e Música para o povo quem não ouve (Cepe Editora), de Cannibal. Conversa com os autores.

15h – Bate-papo: Literatura em movimento, com Maria Paula Costa Rêgo e Januária Finizola . Mediação de Christianne Galdino.

16h – Apresentação infantil - Cordel Animado, com Mari e Mila Bigio

17h – Live Percursos e percalços de uma trajetória literária. Com Luisa Geisler e apresentação de Gianni de Melo.

18h – Cineminha - Filme: O menino que tinha medo do rio. Projeto Cinema no Interior - Edição Especial Velho Chico.

19h – Lançamento literário- Lançamento dos livros vencedores do 5º Prêmio Cepe Nacional de Literatura. Participação dos escritores  Vanessa Molnar Maluf, Emir Rossoni e Zulmira Alves Correia. Mediação do editor da Cepe,  Diogo Guedes.

20h – Sarau - Canção do tempo, com Em canto e poesia

 

Dia 10.12 – Quinta-feira

 8h30 – Ler, muito prazer!- Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.

9h – Senta, que lá vem história! - Contação da história do livro A casa mágica, de Maria Amélia de Almeida. Com o Tapete Voador.

10h – Oficina - Palavraimagem: oficina de arte, com Adélia Oliveira.

11h – Bate-papo -  Clube do livro e a formação de leitores. Com Renata Nakano (Clube Quindim) e Rafaela Pechansky (TAG – Experiências Literárias). Mediação de Anamaria Nascimento

12h - Prazer de Ler - Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.

13h – Circuito em conexão

14h – Por dentro do livro - Processo de criação da HQ Polinização, com roteiro e texto de Júlio Cavani e ilustrações de Cavani Rosas.

15h – Bate-papo  Jornalismo investigativo e livro-reportagem, com  Mauri Konig e João Peres.

16h – Apresentação infantil - A cartola encantada, com a Companhia Mão Molenga Teatro de Bonecos.

17h – Live: Que país é esse? Com Risério Leite e mediação de Anco Márcio Tenório Vieira.

18h – Cineminha- Filme: A menina da ilha. Projeto Cinema no Interior - Edição Especial Velho Chico.

19h - Bate-papo Clarice Lispector e o Recife. Participação de Clarice Hoffmann e Clara Moreira. Mediação de Geórgia Alves.

20h – Sarau- Cantorias, do interior pro mar. Participação de Tonino Arcoverde e Publius Lentulus.

 

Dia 11/12 – Sexta-feira

 8h30 – Ler, muito prazer!- Exibição de vídeos de experiências de leitura de crianças na primeira e segunda infância.

9h – Senta, que lá vem história! - Um dezembro de muitos festejos com Adélia Oliveira.

10h – Oficina - Teatro para criança com Dani Travassos

11h – Bate-papo- Experiências editoriais com literatura de Cordel, com Ana Ferraz (Editora Coqueiro) e Varneci Nascimento (Editora Luzeiro). Mediação de Érica Montenegro

12h - Prazer de Ler - Exibição de vídeos de experiências de leitura de jovens e adultos.

13h – Circuito em conexão

14h – Por dentro do livro - Processo de criação do livro Solo para Vialejo, de Cida Pedrosa, vencedor do Jabuti 2020 nas categorias Poesia e Livro do Ano. Apresentação do escritor Samarone Lima.

15h – Bate-papo - Livro-objeto: quando a materialidade é essencial à narrativa. Com Paulo Verano (Edições Barbatana) e Laura Lotufo (Carambaia). Mediação de Fernanda Maia.

16h – Apresentação infantil - Canções, cançonetas e caçarola, com a Cia 2 em cena.

17h – Live Bandeira Nordestina. Com Jessier Quirino e mediação de Susana Morais.

18h – Cineminha - Filme: Rio mar. Projeto Cinema no Interior - Edição Especial Velho Chico.

19h – Lançamento literário - Live de lançamento do livro Brasileirismos e Conexões em Gilberto Freyre (Cepe Editora), de Raul Lody. Participação do autor e da prefaciadora, Kika Freyre. Mediação de Bruno Albertim

20h – Sarau - Terra Minha, com Felipe Costta e Karol Maciel

   

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACÚSTICO IMAGINAR

“CONFISSÕES URBANAS” UM EXPERIMENTO CÊNICO DIGITAL

FESTIVAL DE TEATRO DE IGARASSU ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS