Grupo Totem se reinventa a partir das novas tecnologias

O Grupo Totem não pára e esta semana apresenta o 2º movimento da pesquisa “Metamorfismo de (R)existência”, no dia 18 de dezembro, no canal do grupo no YouTube.


De um lado, uma outra forma de lidar com o coletivo, num movimento de retorno à nossa sabedoria ancestral. De outro, o corpo urbanizado ao extremo e que se estressa e padece dentro da confusão urbana cotidiana. É nesta energia de dualidade que o Grupo Totem segue o segundo Movimento da pesquisa “Metamorfismo de (R)existência”, que conta com incentivo do Funcultura Estadual, e agenda a mesa de conversa “Teatro Ritual e Descolonização” para o dia 18 de dezembro, a partir das 19h, em seu canal no YouTube.

Para abrir a programação, será apresentado o trabalho em processo com uma curta mostra de videoperformances, protagonizada por integrantes do grupo.


A diversidade da pesquisa o Totem vem experimentando há mais de um ano, em setembro de 2019, quando começou a investigar dois dos principais espetáculos de seu repertório: “Ita”e “Caosmopolita”, e realizou evento em Olinda, em dezembro. Diante da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), o grupo passou grande parte deste período trabalhando remotamente. “Chegamos a remarcar a demonstração desta segunda etapa da pesquisa, pois estava tudo marcado para o final de março e veio a pandemia. Ficamos na dúvida se mostraríamos a parte prática ou não”, lembra Taína Veríssimo, uma das integrantes e produtora do grupo.


Taína explica que, enquanto “Caosmopolita” questiona a submissão às mídias e a dependência das telas, durante a pandemia é através das novas tecnologias que o Totem vem se reinventando e sem elas não seria possível acompanhar os outros artistas do grupo desenvolvendo seus trabalhos artísticos. O grupo movimentou, a partir de agosto, seu canal no YouTube, com o lançamento de uma série de seis episódios de performances, sempre às sexta-feiras, que culminou com o lançamento da videoperformance “Geopoesis”. 

E como se desvencilhar da dualidade que o ser humano persegue entre a sua essência animal e o caos urbano? “O caminho proposto para sair disto é a descolonização. Colocamos em xeque esta sociedade que destroi a natureza e o próprio ser humano”, ressalta Taína. Ela será uma das performers do Totem a protagonizar um trabalho individual no dia 18, ao lado de Lau e Inaê Veríssimo, respectivamente, mãe e irmã de Taína, além de Íris Campos e Juliana Nardim. 

No bate-papo, os convidados são os pesquisadores Bruno Siqueira e Renata Wilner, que irão relacionar suas experiências ao embasamento teórico da pesquisa do Totem, além da participação de Taína Veríssimo. Bruno Siqueira é professor de Teatro da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e atua como crítico na plataforma Quarta Parede. Já Renata, que é doutora em Artes Visuais pela UFRJ e também leciona na UFPE, escreveu artigos sobre o espetáculo “Retomada”, do Totem.

Serviço:
Metamorfismo de (R)existência -
Projeto de pesquisa| 2020

2° movimento:
Dia (18/12) - 19h

- Trabalho em processo (work in process) - curta mostra de videoperformances com integrantes do grupo

- Mesa de conversa: Teatro Ritual e descolonização com a participação de Bruno Siqueira, Renata Wilner e Taína Veríssimo

Local: youtube.com/GrupoTotemRecife

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife