Exposição fotográfica marca conclusão da primeira etapa do Parque Capibaribe

 

 

Exposição / Foto Tárcio Fonseca

Mostra que já passou pelo Parque Santana chega nesta segunda-feira, dia 14, na Praça Otávio de Freitas, e ainda vai percorrer o parque da Jaqueira e o Jardim do Baobá. 

Após sete anos do início das pesquisas, consultas públicas, formatação de diretrizes e entrega dos primeiros espaços às margens do rio para a população, o Parque Capibaribe termina 2020 com uma exposição que ao mesmo tempo celebra a conclusão de sua primeira etapa e o início de um novo momento para o projeto. Entre os dias 10 e 28 de dezembro, uma mostra itinerante de imagens vem percorrendo os parques da Jaqueira e Santana, Praça Otávio de Freitas, no Derby, e o Jardim do Baobá, nas Graças. 

Montada em uma instalação de metal e cabos de aço, fotos e textos vão contar um pouco destes primeiros anos do projeto em um registro de fauna, flora e paisagens do Rio Capibaribe, reforçando e reativando nossa relação com o rio que corta o Recife. A exposição carrega consigo o mesmo nome do recém-lançado “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”, livro produzido pela Prefeitura do Recife em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), através de convênio com o INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades, que narra a origem e as diretrizes que construíram o projeto Parque Capibaribe. A publicação está disponível para download gratuito no site http://parquecapibaribe.org.

“A Reinvenção do Recife Cidade Parque" é um verdadeiro tratado sobre a visão de futuro e o impacto urbanístico que o Parque Capibaribe traz para a cidade ao promover, nas próximas duas décadas, o reencontro e a reestruturação do Recife ao redor das margens do rio. Em cerca de 30 fotos e alguns trechos retirados deste livro, a exposição introduz este conteúdo produzido por mais de 300 pesquisadores e grande número de colaboradores que prototiparam uma alternativa de futuro olhando para 2037, ano em que se comemora os 500 anos do Recife. 

A instalação estará disponível para visitação durante os horários normais de funcionamento do Parque da Jaqueira e Santana, além da Praça Otávio de Freitas e do Jardim do Baobá. A mostra fica do dia 10 a 13 de dezembro no Parque Santana, de 14 a 17 na Praça Otávio de Freitas, de 18 a 22 no Parque da Jaqueira e de 23 a 28 no Jardim do Baobá. 

Sorteio: Durante os dias da exposição, entre 10 e 28 de dezembro, todos que postarem fotos ou vídeos no Instagram mostrando paisagens, selfies ou detalhes do rio e margens do Capibaribe utilizando a hashtag #ParqueCapibaribe vão concorrer a dez exemplares físicos do livro “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”. O sorteio será realizado no fim do mês, lembrando que para concorrer o usuário deve manter o perfil da rede social aberto no período.

Serviço:

Exposição itinerante “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”
Parque Santana: 10 a 13 de dezembro
Praça Otávio de Freitas: 14 a 17 de dezembro
Parque da Jaqueira: 18 a 22 de dezembro
Jardim do Baobá: 23 a 28 de dezembro
Gratuita

Site do Parque Capibaribe: http://parquecapibaribe.org/

Link para download do livro “Parque Capibaribe: A Reinvenção do Recife Cidade Parque”: https://bit.ly/recifecidadeparque

 

Parque Capibaribe:

O Parque Capibaribe prevê um sistema de parques integrados ao longo das duas margens do rio Capibaribe no Recife, totalizando 30 km de áreas reativadas para o uso da população e de preservação ambiental. O projeto urbanístico busca reconectar os recifenses às águas e margens do rio, resgatando a bacia hidrográfica como espinha dorsal do Recife através de espaços de lazer, descanso e bem estar.

A iniciativa também vai interligar diversas áreas da cidade e efetivar uma forma mais fácil e segura de se deslocar para pedestres e ciclistas. A base conceitual e teórica do projeto foi desenvolvida por meio de um convênio entre a Prefeitura do Recife e a UFPE, através da rede de pesquisadores do INCITI - Pesquisa e Inovação para as Cidades.

O Jardim do Baobá, situado no bairro das Graças, e a Praça Otávio de Freitas, no Derby, são áreas já constituídas do Parque Capibaribe.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Jardim Espaço Plural comemora um ano com atividades gratuitas durante o mês de Abril