Espetáculo da Cia. Corpos Nômades ganha versão inédita encenada em quatro capítulos on-line

 


A Cia. Corpos Nômades e a Prefeitura de São Paulo, através da Secretaria de Cultura da Cidade de São Paulo, apresentam O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura da Internet, espetáculo inédito da companhia idealizada por João Andreazzi que foi criado a partir da obra O Eterno Voo de Dr. Faustroll na Clareza Obscura do Ar, de 2017. Neste formato, pensado para os tempos de pandemia, a exibição da obra se dará por quatro capítulos sequenciais que serão apresentados de 4 a 20 de dezembro, nas redes sociais da companhia (Facebook e Youtube).

 

Cada capítulo será transmitido três vezes. O primeiro nos dias 4, 5 e 6/12 (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h), o segundo nos dias 11, 12 e 13  (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h), o terceiro está marcado para 15, 16 e 17/12 (terça, quarta e quinta, 20h) e o quarto para dias 18, 19 e 20/12 (sexta e sábado, 20h; domingo, 18h).

 

Neste desafio para a montagem cênica/coreográfica, com um olhar atento para todas as medidas necessárias de segurança devido à pandemia, surgiu um intrigante modo de experimentação cênica, onde as cenas foram criadas e captadas especialmente para exibição on-line, fazendo com que cada encontro de ensaio, adaptação e apresentação se transformasse em um acontecimento que une dança, teatro, os objetos de cena e  das casas dos intérpretes, dramaturgia e movimentação vocal e corporal, além do tema central do espetáculo – que é o mito do Dr. Fausto – lenda alemã sobre um homem que faz um pacto com o demônio.

 

O espetáculo da Cia. Corpos Nômades também tem como base da criação uma utilização de forma livre do texto Gestas e Opiniões de Dr. Faustroll – Um romance neo-cientifico, de Alfred Jarry. A obra foi traduzida para o português por Eclair Almeida. O tradutor  Eclair foi  apresentado a Andreazzi por  Claudio Willer, que foi o  tradutor de Isidore Ducasse (Conde de Lautréamont), autor de Cantos de Maldoror – obra literária que inspirou a montagem do espetáculo Hotel Lautréamont - Os Bruscos Buracos do Silêncio, de 2010. 

A curta vida do poeta e dramaturgo Alfred Jarry (08/09/1873 + 01/11/1907) instigou de forma estranha e inquietante toda a construção cênica (cinecoreodramaturgrafia, como nomeia João), já que em sua obra, ele apresenta ao público as soluções imaginárias que compõem a Patafísica. Essa ciência inventada tece de modo hilário a desconstrução do real e sua reconstrução no absurdo, exercendo forte influência nas escolhas de todo argumento para esta livre adaptação.
 
Nos quatro capítulos, que compõem a obra online, há, portanto, alguns elementos que estão sempre presentes. São eles a Patafísica,  ciência que dá soluções imaginárias às coisas que não têm fácil resolução, apresentada por Alfred Jarry; o Mito de Fausto, inspiração para vários escritores, como Marlowe, Goethe e Thomas Mann; e a situação de incerteza do momento no Brasil e no Mundo, devido a pandemia e ao contexto político.
 
“Os episódios estão permeados por múltiplas texturas que surgem dessas junções e sampleamentos – dos movimentos, das cores, sons e imagens. O non-sense de estar presente, mas isolado, fomenta uma transposição para os corpos dos intérpretes, criando um salto do realismo para o surrealismo, da realidade para um universo onírico e, como no próprio sonho, às vezes claro e outras vezes obscuro”, conta João Andreazzi.
 
Conversas com o público, palestra e workshop
 
Está prevista ainda uma conversa/palestra com Claudio Willer e João Andreazzi no dia 12 de dezembro, sábado, 15h, no  Youtube e 
Facebook da Cia. Corpos Nômades, sobre a vida e obra de Alfred Jarry.
 
O público também está convidado a dialogar com os intérpretes da companhia após as exibições online dos quatro capítulos sobre o trabalhos. A temática, o processo de transcriação, a pesquisa cênica de João, antes intitulada de coreodramaturgrafia e adaptada para cinecoreodramaturgrafia devido ao contexto online, entre outros assuntos, são as sugestões de diálogo com a plateia virtual.
 
Somado a esta programação, o Workshop/Ateliê Outras Dimensões Poéticas acontece nos dias 1, 3, 8 e 10 de dezembro, das 15h às 17htambém de graça. Nesta atividade, o objetivo é que as vivências proporcionem aos participantes a oportunidade de conhecerem o processo criativo da Cia. Corpos Nômades, levando esse aprendizado para as criações dos seus respectivos trabalhos artísticos.
 
Para se inscrever, basta acessar o site da  POIESIS, associação cultural responsável pelas Oficinas Culturais (Oswald de Andrade) no seguinte link:  
Poiesis Maiscultura – ATELIÊ CORPOS NÔMADES. Mais detalhes estão disponíveis no site www.ciacorposnomades.art.br.
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Olinda sedia o 8° Encontro Nacional de Artesãos em Pernambuco

Fabiana Cozza traz "Dos Santos" à Olinda em Julho

Orquestra do Avesso e oficina com Flaira Ferro agitam a segunda semana de julho no Paço do Frevo