Apresentação única de espetáculo Dutos (In)visíveis, da Descompanhia (Biu)tifol, terá sessão online neste domingo (20)

 


 

Feita em criação coletiva, a peça propõe um trânsito entre linguagens artísticasque passa pela dança, teatro, artes visuais, performance e fotografia.

 

A retificação dos rios da cidade de São Paulo, projetada para atender um processo intenso de urbanização, os interesses políticos em torno da água e seu uso político em nome do progresso e do crescimento foram lidos pela Descompanhia (Biu)tifol como uma metáfora sobre as vivências de pessoas LGBTQIA+. A pesquisa do grupo, que foi realizada durante a pandemia, resultou no espetáculo Dutos (In)visíveis, que terá apresentação online, ao vivo, neste domingo, dia 20 de dezembro, às 19h. O acesso será realizado pelo Facebook do Centro Cultural da Diversidade, espaço que está acolhendo a obra. 

Pensado para os palcos e adaptado para as plataformas digitais, a cena será executada a partir da casa dos intérpretes. Victor Pessoa e Vartim, artista visual que irá desenhar ao público formas inspiradas na sinestesia da fluidez da água e seus obstáculos, acelerações e desacelerações. Para isso, o uso do carvão será incorporado ao universo da peça como instrumento para os desenhos, recuperando a propriedade de limpeza energética desse mineral e associando a existência LGBTQIA+ também como essa limpeza do ódio, violência, censura e silenciamento. 

Idealizada como um coletivo que irá trabalhar com parceiros diversos a cada projeto, a Descompanhia (Biu)tifol conta ainda com participação de Carol Françoso (fotografia), Pedro Calderaro (maquiagem), e Alambradas (trilha sonora). Numa maioria LGBTQIA+ e também de pessoas vindas da Zona Noroeste de São Paulo, os artistas que compõem o trabalho são performers e pesquisadores que buscam o resultado da fricção de linguagens e a alteração estética das suas obras.
 
O trabalho, que explora as potencialidades da exibição online, parte da sonoridade da água para gerar um movimento coreográfico lento que migra, em seguida, para ritmos diversos, como o lo-fi, remix de músicas em funk, axé e músicas de artistas brasileiras como Joelma, Pabllo Vittar, Inês Brasil e outras figuras que se conectam a um universo mais alegre - aqui a proposta é contrapor a ideia de uma brasilidade festiva e cordial com a realidade violenta enfrentada pela população LGBTQIA+.
 
Serviço
Dutos (In)visíveis
Dia 20 de dezembro, domingo, 19h
Facebook do 
Centro Cultural da Diversidade
Capacidade indeterminada
Grátis

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A Paixão Segundo José Francisco Filho estreia nesta quarta-feira 27 no centro do Recife

Ivonete Melo

Última semana para conferir exposição que homenageia o Galo da Madrugada no Paço do Frevo