43º Panela de Iemanjá celebra o sincretismo religioso no Recife

 

Foto reprodução da internet

 

O dia 8 de dezembro que marca a devoção de milhares de fiéis a Nossa Senhora da Conceição também é dedicado à mais cultuada dos orixás, Iemanjá. Nesta terça-feira(8), os adeptos das religiões de matriz africana celebram a Panela de Iemanjá que este ano chega a 43º edição.

 

A festividade terá início às 19h com o toque a Iemanjá, que será comandado pelo pai de santo Josemar Salvador, na Tenda Espírita José Maria José, localizado na Avenida Encanta Moça, localizado no bairro do Pina.

 

Logo após a celebração, serão colocados na praia do Pina, as panelas com oferendas a Iemanjá. É importante lembrar que a cerimônia obedece os protocolos de segurança da Covid-19.

 

 

Sincretismo – O sincretismo religioso é caracterizado por uma fusão de duas ou mais culturas distintas. No Brasil, desde da época do descobrimento o sincretismo é entendido como uma complexa reorganização das culturas africanas, europeias e ameríndias e tida como uma forma de resistência das culturas.

A partir das misturas das culturas, religiões trazidas do continente africano associam Maria a diferentes orixás. Na Bahia e em Sergipe, por exemplo, Maria é associada a Oxum, senhora das águas doces, dos rios e do amor.  Já em Pernambuco e São Paulo, Nossa Senhora da Conceição é associada a Iemanjá, entidade das águas, fertilidade, maternidade, representada como sereia e sempre trajando vestimentas na cor azul.

 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feira que reúne 80 artesãos no RioMar termina na quarta-feira (24)

Show em tributo a Alcione com acesso gratuito no Feriado de Tiradentes no RioMar Recife

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos em comemoração aos 200 anos de imigração alemã no Brasil