Sesc apresenta programação do projeto Arte da Palavra para o mês de novembro


 

 

Circuitos de Criação Literária, Oralidades e Autores terão oficinas e palestras com convidados de quatro regiões do país. Inscrições abertas no site de cursos do Sesc PE

 

Já estão abertas as inscrições para as três etapas do “Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras”, que acontecem neste mês de novembro. Os circuitos de Autores, Oralidades e Criação Literária serão conduzidos por escritores e profissionais das palavras de quatro regiões do país. As ações de Oralidades e Autores são realizadas em lives apresentadas na página oficial do projeto no Facebook (www.facebook.com/artedapalavrasesc). Para participar do Circuito de Criação Literária é preciso enviar e-mail para  inscricoesculturagsescpe@gmail.com, com a indicação da oficina desejada, exceto para a última oficina que será pelo site de cursos do Sesc PE.

 

A primeira ação foi do Circuito de Criação Literária, Thiago Tizzot (PR) apresentou a “Oficina de Criação de Mundos Ficcionais”, que começou ontem, dia 16, e segue até o dia 20 de novembro, das 19h às 22h, em que mostra como é possível trabalhar a escrita e a criação de personagens, diálogos e trama por meio da criação de um mundo de ficção. Na terça-feira (17), às 15h30, o Circuito de Oralidades traz Linete Matias (AL), que narra a história "O Encantado das Águas", repertório de canções, versos e contos que ouve desde criança no interior alagoano. O Circuito de Autores reúne Itamar Vieira (BA) e Ailton Krenak (MG), na quinta-feira (19), às 20h, na conversa “Uma lupa para o passado é um telescópio para o futuro”, mediada por Amâncio Siqueira (PE).

 

Na sexta-feira (20), às 19h, tem mais uma etapa do Circuito de Oralidades, desta vez com Gelson Bini (SC) que apresenta a palestra-espetáculo “Era outra vez – O livro e a leitura em tempos de pandemia”. A segunda etapa do Circuito de Criação Literária será do dia 23 ao dia 27, sempre das 19h às 22h, com Rosângela Hilário (RO) ministrando a oficina “Desprincesando o Conto de Fadas”, que tem como proposta apresentar uma perspectiva contemporânea aos contos de fadas, sem retirar o encantamento e a magia, além de apresentar novas possibilidades de organização e construção das personagens femininas, tirando-as da figura de coadjuvante de suas vidas.   

 

Encerrando a programação do mês, acontece mais um Circuito de Criação Literária, no período de 30 de novembro a 4 de dezembro. É a oficina “Desenhos que contam Histórias”, que tem como facilitadora a ilustradora Luiza de Souza (RN), que vai fazer com que os participantes mergulhem no mundo da ilustração para entender a construção de um desenho feito com a intenção de comunicar, desde a ideia até sua versão final. Para esta oficina, que é gratuita, a inscrição deve ser feita pelo link https://cursos.sescpe.com.br/turma/desenhos-que-contam-historias/gra-desenhos.

 

Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras: o projeto é um circuito atuante em todas as regiões do país que estimula a formação de leitores e a divulgação de novos autores, além de valorizar obras e escritores brasileiros e as novas formas de produção e fruição literária. Com um circuito de autores e outro de apresentações que privilegiam a oralidade, pretende-se que diversas possibilidades de manifestações literárias sejam contempladas. Como ação de complemento formativo, é oferecido também um circuito voltado para a reflexão e criação literária. Em curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, são selecionados os artistas que participam do projeto.

 

Sesc - Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Agreste e Sertão, oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde. Atualmente, suas 23 unidades, incluindo os hotéis em Garanhuns e Triunfo, operam respeitando os protocolos de saúde e alinhadas aos órgãos públicos, tendo ações presenciais, virtuais ou híbridas. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação do cartão, entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://cursos.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

 

Serviço: Programação de novembro do ‘Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras’

Inscrições: inscricoesculturagsescpe@gmail.com

Transmissão: canal oficial do projeto no Facebook (www.facebook.com/artedapalavrasesc)

 

Programação

De 16 a 20/11, das 19h às 22h

Circuito de Criação Literária (Google Meets)

Thiago Tizzot (PR) com a “Oficina de Criação de Mundos Ficcionais”

 

17/11, às 15h30

Circuito de Oralidades

Linete Matias (AL) com a história "O Encantado das Águas"

 

19/11, às 20h

Circuito de Autores

Itamar Vieira (BA) e Ailton Krenak (MG) com a conversa “Uma lupa para o passado é um telescópio para o futuro” – mediação de Amâncio Siqueira (PE)

 

20/11, às 19h

Circuito de Oralidades

Gelson Bini (SC) com a palestra-espetáculo “Era outra vez – O livro e a leitura em tempos de pandemia”

 

De 23 a 27/11, das 19h às 22h

Circuito de Criação Literária (Google Meets)

Rosângela Hilário (RO) com a oficina “Desprincesando o Conto de Fadas”

 

De 30/11 a 04/12, das 19h às 22h

Circuito de Criação Literária (Google Meets)

Luiza de Souza (RN) com a oficina “Desenhos que Contam Histórias”

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Zé Cafofinho lança TIRO DA ALMA, projeto inédito contemplado pela Aldir Blanc

COLETIVO CINERUAPE ESTREIA PODCAST NESTE SÁBADO (23)

Shopping Patteo Olinda recebe exposição de veículos em miniatura