Santa Isabel oferece visitas guiadas gratuitas no próximo domingo (22)

 


 

Foto: Andréa Rêgo Barros


Às 14h, 15h e 16h, grupos de até 10 pessoas poderão conhecer as histórias do teatro gerido pela Prefeitura de Recife que reabre as portas para o público matar a saudade e ouvir as histórias que aquelas centenárias paredes têm para contar

 

Saudoso de seu público, o Teatro Santa Isabel convida para uma visita por suas histórias e instalações. No próximo domingo (22), serão oferecidos três horários de visitação, às 14h, 15h e 16h, para grupos de, no máximo, 10 pessoas. Os grupos serão formados no dia da visita, por ordem de chegada dos visitantes. Não haverá agendamento prévio. O uso de máscara será obrigatório para acesso ao teatro, gerido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife.  

A programação de visitas gratuitas foi retomada no último dia 8 de novembro. Até o fim do ano, essa será a única atividade oferecida ao público num dos mais antigos e importantes equipamentos culturais do país, que teve suas atividades interrompidas pela pandemia no último mês de março. Também haverá visitas nos dois primeiros domingos de dezembro, dias 6 e 13. 

Na visita, o público será apresentado às curiosidades, dificuldades, glórias e lutas testemunhadas e protagonizadas pelo teatro centenário, inaugurado em 18 de maio de 1850, e batizado em homenagem à Princesa Isabel, inserindo a então província de Pernambuco numa nova fase cultural.  

Idealizado pelo Barão da Boa Vista, o teatro teve sua construção viabilizada pelo engenheiro francês Louis Léger Vauthier, que inovou na época, optando por não utilizar trabalho escravo na construção de arquitetura neoclássica. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 31 de outubro de 1949, o equipamento foi mais tarde eleito um dos 14 teatros-monumentos do país. 

Durante toda a sua história, a casa sempre esteve no centro da vida política da cidade, tendo assistido à Revolução Praieira e abrigado a campanha abolicionista e pelo advento da República. Frequentado, desde sempre, por notórias personalidades da cultura nacional, o Teatro de Santa Isabel foi cenário dos debates literários de Tobias Barreto e Castro Alves. Foi de lá que ecoou para todo o Brasil a histórica frase do abolicionista Joaquim Nabuco: “Aqui vencemos a causa da abolição”, imortalizada numa placa exibida numa das paredes do teatro até hoje. 

Uma curiosidade sobre o teatro é que ele chegou a ser destruído por um incêndio ocorrido em 19 de setembro de 1869, tendo sido totalmente recuperado, redimensionado e entregue outra vez ao povo pernambucano em 16 de dezembro de 1876.  

Reembolso - Para os espectadores que haviam adquirido ingressos na bilheteria do teatro para eventos e programações canceladas ao longo deste ano, em virtude da pandemia, o Teatro Santa Isabel estará devolvendo valores até a próxima sexta-feira (20), das 14h às 17h, na própria bilheteria. Para quem realizou a compra através do Sympla, é preciso entrar em contato com a plataforma. Para mais informações: (81) 3355-3323/ 3355-3324 ou contatoteatrodesantaisabel@gmail.com.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Exposição na Galeria Massangana conta a atuação do Ministério Público contra o racismo em diálogo com obras de jovens artistas

“Chupingole! As aventuras de um mangueboy’, uma comédia em cartaz no Teatro André Filho

Espetáculo “DOA, VOA!” estreia com apresentações gratuitas no Recife