Recife é destino destaque no Guia Travel Hacker Kayak




Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, realizou ao longo do ano promoções turísticas em caráter virtual. Destaque da cidade enquanto destino é acalento para o setor



Mesmo com o cenário da pandemia da covid-19, Recife continua fortalecido enquanto destino turístico, sendo um dos mais procurados para as férias, de acordo com o Guia Travel Hacker 2020/2021 do buscador Kayak. A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, realiza constantes ações na cidade e campanhas de promoção do destino e, mesmo com as dificuldades impostas por conta do novo coronavírus o trabalho de divulgação continuou, mantendo vivos a cultura e os atrativos turísticos, despertando interesse dos viajantes.


Na lista do Kayak, Recife se destaca entre destinos como Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Maceió. “Somos reconhecidos por nossa criatividade, não à toa somos a única cidade brasileira integrando a Rede Internacional de Turismo Criativo. O cenário atual nos impôs novos desafios e por isso nós inovamos de forma virtual, mantendo vivo o interesse das pessoas na nossa cidade e riqueza cultural”, afirmou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça.


A gestora ainda reforçou o importante papel do Recife enquanto cidade sustentável. “Recentemente, nossos esforços foram reconhecidos quando Recife passou a integrar a conceituada Lista A do Carbon Carbon Disclosure Program (CDP)”, pontuou. O programa sem fins lucrativos reconhece iniciativas para reduzir emissões e atenuar as mudanças climáticas e Recife está presente nesta lista ao lado de outras 88 cidades do mundo. Entre as muitas iniciativas de destaque para esse reconhecimento está o aumento da malha cicloviária, incentivando a mobilidade sustentável, o urbanismo tático e a redução de gases poluentes. Recife passou a contar com 140 km de malha cicloviária, o que representa uma expansão superior a 480% comparado ao ano de 2013. Aos domingos e feriados, a Ciclofaixa de Turismo e Lazer integra esse percurso exclusivo ampliando para 160km de um trecho para bikes passando por diversos bairros da cidade.


O turista encontra um Estado que se preocupa com o controle da pandemia do novo coronavírus. Por isso, foi criado o selo Turismo Seguro, concedido aos profissionais e empresas que cumprem os protocolos sanitários e de segurança contra a covid-19. A chancela é dada a quem cumpre e mantém os requisitos em dia, além de ser obrigatória a inscrição no Cadastur, e fortalece a confiança dos viajantes com destino a Pernambuco. O selo é uma realização do Governo de Pernambuco, por meio da Empresa Pernambucana de Turismo (Empetur) e da Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária.



Pernambuco foi ainda reconhecido como destino seguro pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). A entidade internacional chancelou o Estado com o selo Safe Travels, que identifica destinos e empresas em todo o mundo que adotaram protocolos padronizados globais de saúde e higiene. O selo tem apoio da Organização Mundial do Turismo (OMT) e mais de 200 grandes empresas do turismo em todo o mundo. Ele segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).


Além disso, a cidade conta com diversos atrativos gratuitos e ao ar livre, como a Orla de Boa Viagem, que, além do sol e mar, conta com a tradicional Pracinha de Boa Viagem, com feira de artesanato, gastronomia e produtos diversos, com respeito aos protocolos de segurança; letreiros para oferecer ótimos registros aos viajantes (o XODÓ, na Pracinha, e o OXE!, no Segundo Jardim). Na Orla o turista também encontra diversas opções gastronômicas e de lazer, com uma pista de caminhada, ciclovia, equipamentos de musculação, skate park e muito mais. 


É também no Recife que está uma das ruas mais bonitas do mundo, a Rua do Bom Jesus, de acordo com a Architectural Digest -  importante publicação dos Estados Unidos. Endereço que já foi porta de entrada da cidade, é na Rua do Bom Jesus que está a primeira sinagoga das Américas, fundada no século 17, a Sinagoga Kahal Zur Israel. Para quem curte conhecer as personalidades de uma cidade, ainda na Rua do Bom Jesus as pessoas podem observar a estátua de Antônio Maria, cronista, locutor, produtor de rádio, caricaturista, compositor e repórter, com ampla atuação nacional e também eternizado por ser o pai de canções como o Frevo Nº 1 do Recife e ainda Valsa de uma Cidade. E por falar em estátuas, no Recife o turista pode fazer a pé o circuito da poesia e contemplar os monumentos em homenagem a personalidades como Capiba, Carlos Pena Filho, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Ariano Suassuna e outros.


A cidade também passou a contar com galerias a céu aberto, com o projeto Colorindo o Recife. Um dos locais que é referência para o projeto é o Espaço RUA, na Avenida Barbosa Lima, no Recife Antigo. Mas, ao todo, são mais de 200 murais espalhados pela cidade.


Referência para o Turismo Criativo no Brasil, na Capital pernambucana o visitante pode vivenciar a cidade co-criando junto aos recifenses. Seja na Bomba do Hemetério, na confecção de adereços carnavalescos, seja na Ilha de Deus, entendendo o processo para a produção da mariscada, o viajante vive experiências únicas. 


Na promoção e divulgação da cidade enquanto Capital da Criatividade, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, em parceria com Recife Convention & Visitors Bureau e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), realizou ainda roadshows contemplando as mais diversas cidades brasileiras, entre elas São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Belém e Brasília. Com a impossibilidade de realizar o roadshow pessoalmente durante o ano de 2020, os treinamentos aconteceram de forma virtual, sendo disponibilizados nas plataformas das operadoras. Já são mais de 4 mil visualizações.


RECIFE VIRTUAL

No início da pandemia, a secretaria municipal de Turismo criou estratégias virtuais para interagir com o público, como a criação de hashtags e brincadeiras com a vista da casa das pessoas. Neste período aconteceu também a campanha Recife é massa, de perto e de longe. O instagram oficial da cidade, o @visitrecife, e o Portal do Turismo (visit.recife.br), se adequaram a este também ao novo momento e mudaram a forma de dialogar com o público, orientando sobre os protocolos sanitários e sugerindo opções tanto para o momento em que a cidade



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACÚSTICO IMAGINAR

“CONFISSÕES URBANAS” UM EXPERIMENTO CÊNICO DIGITAL

FESTIVAL DE TEATRO DE IGARASSU ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS